Você tem coragem de encarar o desafio? É assim que O Caderninho de Desafios de Dash & Lily começa: em uma livraria há alguns dias antes do Natal, uma garota lança o desafio e um rapaz aceita, mas um jogo precisa de duas pessoas. A história de ambos está apenas começando.
Dash é um garoto de 16 anos que não gosta do Natal. Seus pais são divorciados e não se falam há um bom tempo. Com isso, ele fica pulando de casa, até que resolve passar o Natal sozinho (ou era o que ele esperava até encontrar um caderninho vermelho).
Lily é uma garota de 16 anos apaixonada pelo Natal. Porém, ela precisa lidar com a frustração de passá-lo sozinha, já que seus pais estão em lua-de-mel e seu avô viajou para visitar a namorada. E seu irmão mais velho está namorando. Mesmo assim, ele a ajuda a planejar uma forma de passar o tempo e tentar conhecer alguém especial.
A narrativa
Cada vez que um deles pegar o caderno, pode aceitar o desafio. Assim, escreve o que é pedido e deixa o caderno num lugar combinado, até que o próximo o pegue e dê sequência ao jogo. Dash e Lily estão passando por um momento diferente em suas vidas. À medida que o relacionamento vai evoluindo, eles aprendem mais sobre si mesmos, e em relação ao outro.
A narrativa segue mostrando a visão de cada personagem. Cada capítulo foca em um personagem de cada vez, seja com a história dando sequência ou voltando para mostrar outro ponto de vista. É interessante observar como Dash e Lily veem um ao outro, dado que boa parte da história eles ainda não se encontraram, tornando o momento em que eles se conhecem o clímax da história, mesmo que não seja exatamente como esperamos.
Os autores procuraram dar uma ambientação bem festiva à história, onde sempre temos descrições do que está acontecendo ao redor, justamente por se tratar de visões diferentes do Natal. A maneira como cada personagem vê uma cena é bem colocada. Um mesmo local pode ter um significado diferente.
Os personagens apresentados na história são diferentes. É fácil nos identificarmos com eles, ou com os dois, ou até mesmo com algum secundário, dependendo do momento. O Caderninho de Desafios de Dash & Lily é uma história feita para alguém desiludido acreditar que no Natal as coisas podem ser diferentes.
Vale a pena?
O Caderninho de Desafios de Dash & Lily nos deixa com um gosto de “quero mais”. Se você assistiu à série da Netflix e gostou, o livro é uma boa pedida. É perfeito para conhecer melhor os protagonistas e tem uma linguagem bem simples e fluida. Certamente desejará ler a sequência assim que o terminar de ler.