Código Nerd
  • Notícias
  • Especiais
  • Filmes
  • Séries
  • Literatura
  • Podcast
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Código Nerd
  • Notícias
  • Especiais
  • Filmes
  • Séries
  • Literatura
  • Podcast
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Código Nerd
Anúncio

Início » Especiais » Listas » Top 15 | Filmes para dar risada até chorar

Top 15 | Filmes para dar risada até chorar

Karlos Eduardo Por Karlos Eduardo
02:11 seg, 03/11/2025
em Especiais, Filmes, Listas
Tempo de leitura: 17 mins
A A
Pôster destaque de Dois Caras Legais em filmes para dar risada até chorar

Divulgação / Warner Bros.

O gênero comédia certamente é o mais divertido quando falamos de filmes. Afinal, quem não gosta de dar umas boas risadas? Com uma boa companhia, melhor ainda! Além disso, as variações do humor são vastas, onde podemos ter: o nonsense, o satírico, a tragicomédia, etc.

De qualquer forma, sempre é possível tirarmos alguma substância desses filmes e eles são necessários, ainda mais em tempos tão difíceis. Por isso, hoje listaremos quinze filmes para você dar risada até chorar, pois mesmo que o humor seja extremamente subjetivo, você não sairá dessa lista sem ter um filme em que irá sorrir do início ao fim!

Apertem os Cintos… O Piloto Sumiu! (1980)

Divulgação / Paramount Pictures

No filme, Ted (Robert Hays) é um piloto com medo de voar, precisando assumir o controle de um avião quando a tripulação passa mal, devido a uma forte intoxicação alimentar. Então, sua namorada Elaine (Julie Hagerty) irá ajudá-lo.

Só por essa sinopse, já é possível ter uma boa noção de como o filme não faz sentido algum. Com situações completamente absurdas e um tipo de abordagem debochada, que nunca se leva a sério, podemos nos divertir com a experiência justamente por suas inesperadas anormalidades e seu ritmo frenético.

O filme está disponível no catálogo do Prime Video.

Superbad – É Hoje (2007)

Divulgação / Columbia Pictures

No filme, Seth (Jonah Hill) e Evan (Michael Cera), prestes a irem para a faculdade, têm grandes esperanças para a festa de formatura. Juntos com seu amigo McLovin (Christopher Mintz-Plasse), eles pretendem beber e conquistar as garotas que tanto querem, mas a ansiedade de separação e dois policiais complicam suas vidas.

Sendo uma das comédias mais queridas pelo grande público, Superbad marca. Muitos dos conflitos no roteiro são reais e algumas situações geram uma certa tensão no público, contudo, o humor entregue pelo elenco é excepcional. Com uma notável pontualidade na comicidade e arcos costurados, somos surpreendidos com diálogos próximos da realidade e mini-aventuras hilariamente imprevisíveis.

O filme está disponível no catálogo da Netflix.

Sim Senhor (2008)

Divulgação / Warner Bros.

No filme, Carl (Jim Carrey) é um homem que perdeu muitas oportunidades por causa da palavra não. Com um amigo, ele vai a um seminário de autoajuda para aprender a dizer sim. Então, a partir disso, ele é mergulhado em uma série de experiências e conhece Allison (Zooey Deschanel), uma pessoa tão intensa quanto ele.

Um filme com Jim Carrey dificilmente será ruim, esse não é diferente. Sua química com Zooey Deschanel é o ponto-alto do filme, já que a personagem é tão maluca quanto ele. As situações que o roteiro impõe para o protagonista são absurdamente aleatórias e, justamente por ele as abraçar, o humor cresce naturalmente. O filme lida com pessoas vivendo cada dia como se fosse o último, com uma abordagem que certamente irá te entreter.

O filme está disponível nos catálogos da Netflix e HBO Max.

Super-Herói: O Filme (2008)

Divulgação / Dimension Films

No filme, Rick Riker (Drake Bell) é um jovem que leva uma vida comum. Contudo, ao ser mordido por uma libélula geneticamente modificada, ele ganha superpoderes. Agora, sua missão é proteger a cidade das mãos do malvado Ampulheta (Christopher McDonald), nesse tempo, ele se aproxima de Jil Johnson (Sara Paxton).

Servindo como uma clara paródia de Homem-Aranha e outros filmes de super-herói, o filme não possui nem uma hora e meia e irá te investir. Ele funciona justamente por termos um referencial, que se distorce em uma história repleta de bobeiras marcantes. É um bom filme para passar o tempo e curtir as tamanhas situações de subversões e momentos ilógicos.

O filme está disponível no catálogo do HBO Max.

Zumbilândia (2009)

Divulgação / Columbia Pictures

No filme, grande parte da população foi infectada com um vírus, que transforma as pessoas em zumbis. Poucos são os que não foram infectados, dentre eles, Columbus (Jesse Eisenberg) e Tallahassee (Woody Harrelson). Nesse tempo, eles cruzam com as irmãs Wichita (Emma Stone) e Little Rock (Abigail Breslin), contudo, nem tudo é o que parece.

Um filme de comédia pós-apocalíptica já não é tão comum. Com cada personagem marcando por suas particularidades, todos eles são mergulhados em uma trama ”rumo sem rumo”; afinal, quando eles se cruzam, as coisas mudam. Então, o filme funciona perfeitamente quando estabelece a divertida dinâmica desses personagens, já que eles não se aturam e não têm outra saída. Há momentos maravilhosamente icônicos!

O filme possui crítica no site e está disponível no catálogo da Netflix.

Se Beber, Não Case! (2009)

Divulgação / Warner Bros.

No filme, Doug (Justin Bartha), Phil (Bradley Cooper), Stu (Ed Helms) e Alan (Zach Galifianakis) vão até Las Vegas para comemorar a despedida de solteiro de Doug, que está prestes a se casar. Contudo, quando os três padrinhos acordam na manhã seguinte, eles não conseguem se lembrar de nada e percebem que Doug desapareceu. Agora, eles precisam refazer seus próprios passos e achar seu amigo o mais rápido possível.

Sob a direção da mesma mente por trás de Coringa, essa é uma das comédias mais enérgicas que você verá. Com personagens carismáticos e confusos, o filme nos dá respostas de maneira gradual, entregando as informações mais malucas e impagáveis possíveis. É interessante como essa história é impulsionada por uma noite, se aplicando perfeitamente ao mundo real e magnetizando quem assiste, com um fácil vínculo criado e o benefício da curiosidade.

O filme está disponível no catálogo do HBO Max.

Intocáveis (2011)

Divulgação / TF1 Films Production

No filme, Philippe (François Cluzet), um milionário tetraplégico, contrata Driss (Omar Sy), que possui um senso de humor único, para ser o seu acompanhante. Porém, a relação que antes era profissional cresce e vira uma amizade que mudará a vida dos dois.

Sendo um dos filmes mais amados do cinema francês, Intocáveis possui uma amizade alegríssima de se ver em tela. Além de mostrar que a vida pode ser mais divertida se nem sempre a levarmos a sério, a excelente interpretação de Omar Sy lhe causará felicidade do início ao fim. Com quebras de seriedade e a valorização do riso, nos importamos com o que está sendo passado e muitas das cenas marcam positivamente.

O filme está disponível no catálogo do Telecine.

Amor a Toda Prova (2011)

Divulgação / Warner Bros.

No filme, Carl (Steve Carell) leva uma vida infeliz ao lado de sua esposa, Emily (Julianne Moore). Quando ela pede o divórcio, ele fica arrasado, pelo menos até conhecer Jacob (Ryan Gosling), um mulherengo que decide ajudá-lo a superar a sua baixa autoestima. Eventualmente, outras histórias também começam vir à tona.

Com vários arcos românticos sendo ilustrados, o filme apresenta muitas situações palpáveis. E mesmo com o núcleo mais bem-humorado ser voltado aos personagens de Steve Carell e Ryan Gosling, uma situação em específico que junta todos os personagens é sensacional. Em alguns momentos, a vergonha alheia será inevitável, mas, você certamente sairá satisfeito da experiência, por conta de como somos investidos em cada arco e como eles irão se cruzar de maneira tão engraçada e criativa.

O filme está disponível no catálogo do HBO Max.

Ted (2012)

Divulgação / Universal Pictures

No filme, John (Bretton Manley, Mark Wahlberg), quando criança, desejou que seu ursinho Ted (Seth MacFarlane) ganhasse vida e, surpreendentemente, aconteceu. Porém, agora que é adulto, ele precisa lidar com as consequências de seu pedido, já que Ted pode ser um problema em sua vida.

A bizarrice na premissa de Ted é sem tamanho. O filme tinha tudo para ser tosco e de fato ele é, afinal, é um ursinho de pelúcia que fala palavrão. Contudo, essa estranheza gerada por algo tão infantil ser tão adulto, gera uma experiência totalmente atípica e extremamente agradável. Não podemos levar a sério um filme em que Mark Wahlberg abraça Sam J. Jones como Flash Gordon em sua imaginação, o que é maravilhoso.

O longa está disponível no catálogo do Star+.

O Lobo de Wall Street (2013)

Divulgação / Universal Pictures

No filme, Jordan Belfort (Leonardo DiCaprio) é um ambicioso corretor da bolsa de valores, que aos poucos, cria um verdadeiro império e enriquece rapidamente, porém, de forma ilegal. Ele e seus amigos são introduzidos a um mundo de excessos, mas é claro que seus métodos ilícitos despertam a atenção do FBI.

Martin Scorsese deve ter se divertido muito fazendo esse filme! Com muita extravagância visual e personagens vivendo uma vida de excessos, muitas vezes eles não ligam para o que estão fazendo e ultrapassam todos os limites possíveis. A conturbada vida do protagonista é divertida, de um certo ponto, então muito do que acontece ele é hilário, graças ao seu vocabulário e atitudes. O filme possui inúmeros momentos icônicos, mas a cena do Jordan drogado tentando chegar em casa é sublime!

O filme está disponível nos catálogos do Prime Video e HBO Max.

Deadpool (2016)

Divulgação / 20th Century Studios

No filme, Wade Wilson (Ryan Reynolds) está doente e se submete a um experimento, que, aparantemente irá lhe curar. E mesmo adquirindo notáveis superpoderes, ele é torturado e fica completamente desfigurado. Agora, irá buscar vingança com todos que tiveram participação nisso, mesmo que mínima. Virando o Deadpool, ele usufrui do prisma do humor e mata todos os caras maus, de maneiras sanguinolentas.

Sendo uma ruptura nos filmes de quadrinhos, Deadpool veio arrasando. Repleto de referências aos filmes de super-heróis, o filme conquista quem assiste justamente por suas piadas e quebras de quarta parede. A mescla do tom adulto com o brincalhão funciona perfeitamente, junto da violência e a história com o narrador não confiável. Você certamente irá se aventurar na maluquice do protagonista!

O filme possui crítica no site e está disponível no catálogo do Star+.

Dois Caras Legais (2016)

Divulgação / Warner Bros.

No filme, Amelia (Margaret Qualley), a filha de uma funcionária do Departamento de Justiça é sequestrada. Sua mãe contrata o detetive Healy (Russell Crowe) para investigar o caso. Ao lado do desajeitado oficial March (Ryan Gosling), eles descobrem uma grande conspiração ligada ao caso, envolvendo muito mais do que eles pensavam.

Sendo uma das maiores surpresas dos últimos anos, Dois Caras Legais é a melhor comédia policial que você pode pegar para assistir hoje. Com uma excelente comédia física entregue por Ryan Gosling, sua dinâmica com um rabugento Russell Crowe é o ponto-alto do filme. Os rumos tomados nessa história crescem de acordo com a proposta, deixando o entretenimento garantido. Tem a dose perfeita de uma investigação séria com a idiotice de quem está investigando, além de outros elementos visuais claramente engraçados.

O filme está disponível no catálogo do HBO Max.

Minha Vida em Marte (2018)

Divulgação / Downtown Filmes

No filme, Fernanda (Mônica Martelli) está casada com Tom (Marcos Palmeira), com quem tem uma filha de cinco anos. O casal está desgastado por conta do convívio de muitos anos, o que gera atritos constantes. Assim, quem ajuda Fernanda a superar esse momento é Aníbal (Paulo Gustavo), seu amigo inseparável.

Com uma tremenda química entre Mônica Martelli e Paulo Gustavo, Minha Vida em Marte fala sobre amizade e amor próprio. Dentro disso, há situações que são impossíveis de imaginar dentro do roteiro, já que muitas dessas piadas funcionam organicamente em cena, graças à cumplicidade e carisma da dupla principal. Se você tiver afinidade com o tipo de humor apresentado, irá rir à beça.

O filme está disponível no catálogo do Telecine.

Anos 90 (2018)

Divulgação / A24

No filme, acompanhamos Stevie (Sunny Suljic), um garoto de 13 anos. Ele mora em Los Angeles e passa o verão se dividindo entre sua conturbada vida familiar e o novo grupo de amigos esqueitistas, que introduzem a ele, novas experiências.

Dirigido por Jonah Hill, que já apareceu nessa lista e geralmente tem forte presença na comédia, Anos 90 é louvável. Com jovens falando asneiras e situações essencialmente cômicas, o filme possui uma identidade que irá te conquistar desde os primeiros minutos. Embora aborde temáticas relevantes (com sucesso), os momentos de bobeira são divertidíssimos, causando surpresa e acolhimento para o espectador.

O filme está disponível no catálogo do HBO Max.

Era uma Vez em… Hollywood (2019)

Divulgação / Sony Pictures

No filme, Hollywood começa a sofrer transições durante o final da década de 1960, afetando diretamente o astro de TV Rick Dalton (Leonardo DiCaprio) e seu dublê Cliff Booth (Brad Pitt). Nesse meio tempo, a atriz Sharon Tate (Margot Robbie) está em ascenção.

Quentin Tarantino sempre posiciona um estilo de humor adulto para seus filmes. E, aqui, ainda tem as trocas de diálogos e situações que irão lhe despertar um sorriso de imediato; mas, o fator que pode melhor te surpreender na experiência, nesse sentido, é a forma com que a violência se mostra absurdamente engraçada. Então, com pistas deixadas na trama e um exagero na forma, você será positivamente impactado.

O filme possui crítica no site e está disponível no catálogo do Prime Video.

Extra: Fleabag (1ª e 2ª temporada)

Divulgação / Prime Video

Na série, Fleabag (Phoebe Waller-Bridge) é uma jovem adulta lidando com problemas quase universais do ponto de vista feminino: problemas de relacionamento, frustração sexual, profissional e conflitos familiares.

Mesmo não sendo filme, Fleabag não podia ficar de fora de uma menção honrosa. A genialidade na escrita e atuação de Phoebe Waller-Bridge irão te relacionar desde a primeira cena da série. Sendo uma história dramática disfarçada de comédia afiada, há inúmeras situações reais acontecendo, que podem lhe despertar o riso através da identificação.

A série está disponível no catálogo do Prime Video e possui crítica no site, tanto da primeira temporada quanto da segunda.

Portanto, esses não são os únicos filmes (ou série) para você dar risada até chorar. Você conhece mais alguma comédia que não foi citada na lista? Deixe nos comentários!

EnviarCompartilhar214Tweet134Compartilhar
Karlos Eduardo

Karlos Eduardo

Apesar de ainda jovem e eternamente aprendiz, completamente apaixonado por toda a beleza que compõe o cinema. Tentando sempre expandir mais o olhar cinematográfico com minhas fontes de inspiração, seja nos próprios filmes ou em quem fala sobre eles.

Artigos relacionados

Logo Filme He-Man

Mestres do Universo | Live action ganha trailer completo; confira

Vingadores: Doutro Destino Elenco

Vingadores: Doutor Destino | Confira os 4 teasers lançados

Confira todos os principais lançamentos da Netflix – Código Nerd CN

Netflix | Confira os principais lançamentos para 2026

EM ALTA

  • palavras de radiância

    Resenha | Palavras de Radiância — Brandon Sanderson

    616 Compartilamentos
    Compartilhar 246 Tweet 154
  • Overlord: quais são os seres supremos que já apareceram?

    6021 Compartilamentos
    Compartilhar 2409 Tweet 1505
  • Top 5 | Jogos de fazenda para você relaxar

    577 Compartilamentos
    Compartilhar 231 Tweet 144
  • Quem são as Mulheres-Aranha da Marvel?

    5489 Compartilamentos
    Compartilhar 2196 Tweet 1372
  • Resenha | O Caso de Lady Sannox — Arthur Conan Doyle

    790 Compartilamentos
    Compartilhar 316 Tweet 198
Anúncio
Anúncio
Instagram Twitter Whatsapp Facebook Youtube

© 2025 Código Nerd — Feito com 💛 por nerds do 🇧🇷, 🇵🇹 e 🇺🇾.

Olá (de novo)! 💛

Acesse sua conta

Esqueceu sua senha?

Recuperar senha

Por favor, informe seu nome de usuário ou email para repor sua senha

Entrar
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Especiais
  • Filmes
  • Séries
  • Literatura
  • Podcast

© 2025 Código Nerd — Feito com 💛 por nerds do 🇧🇷, 🇵🇹 e 🇺🇾.

This website uses cookies. By continuing to use this website you are giving consent to cookies being used. Visit our Privacy and Cookie Policy.