“Eu tenho um sonho”, a frase famosa é de Martin Luther King Jr., um homem negro que mostrou coragem ao desafiar as convenções preconceituosas de sua época. Com suas palavras, esse pastor e ativista político estadunidense emocionou o mundo e foi o responsável por gerar debates que aceleraram a luta contra o racismo em todo o mundo.
E é por esses motivos, que Martin Luther King Jr. integra o time da Little People, Big Dreams, a coleção que revisita a trajetória das personalidades mais marcantes de todas as épocas. King Jr. nos deixou um legado, e mesmo após ter partido, suas palavras ainda são ouvidas e transmitidas para pessoas de todas as idades, incluindo as crianças.
Nesta edição, conhecemos um pequeno Martin que sofre com as desigualdades de sua época. Ele não pode ir brincar com seu amigo, não pode conviver com crianças brancas. Mas o menino sonha que um dia conseguirá que todas as pessoas consigam conviver sem se importarem com a cor de suas peles. Ao longo do livro, o observamos crescer, se impor e ser reconhecido por suas palavras — é um processo que nos faz sentir alívio, sabe?
A editora Frances Lincoln Children’s Books mais uma vez nos presenteia com ilustrações dignas de elogios, dessa vez pelos traços bem definidos e o cuidado envolvido no desenho de personagens negros, que não foram estereotipados, e que receberam diversas tonalidades. Quanto à linguagem empregada, é bem simples, e a fonte consegue se destacar por seu tamanho e colocação inteligente no meio das ilustrações.
Porém, a história do Martin Luther King Jr. parece ter sido muito encurtada, e talvez a maneira como a ordem dos textos foi colocada poderia ter contribuído para a ausência de clareza na história.
No mais, o livro infantil passa uma importante mensagem: não esqueça dos momentos pelos quais você passou, e lute sempre para ser ouvido. A obra é didática, acessível e poética.