Quem nunca ouviu falar do ilustre RuPaul? Sinônimo do mundo drag queen, poucas pessoas não ouviram falar em seu nome, mas a editora Frances Lincoln Children’s Books preparou uma edição ilustrada destinada às crianças, o apresentando com ilustrações super coloridas.
O livro é uma biografia ilustrada infantil de RuPaul, e mostra um pouco de sua jornada de identificação desde a infância até os dias de glória. Conta seus medos, eventos essenciais para suas escolhas de vida e os conselhos que ouviu ao longo de sua trajetória.
It was not school, but his mom who taugh him his most important lesson: do what feels right to you… and love yourself for who you are.
Tradução: Não foi a escola, mas a mãe dele quem o ensinou sua lição mais importante: faça o que parece certo para você… e se ame por quem você é.
A linguagem do livro é super simples, ótimo para aqueles que estão iniciando no inglês. No entanto, é necessário observar que a obra não explica muito bem o conceito de drag queen para os leitores, apesar de usar os termos. Mesmo o texto dizendo que RuPaul gostava de se vestir com roupas femininas, não é feita a ‘conexão essencial’ de que isso está relacionado ao mundo drag. Fica subentendido, e um leitor iniciante teria dificuldade em fazer essa ligação.
O texto também muda por vezes com os pronomes empregados para definir RuPaul, às vezes se referindo como ‘ele’ e outras, ‘ela’, não tendo uma constante.
No mais, a edição está super caprichada, com ilustrações incríveis, e consegue retratar de maneira resumida a vida de RuPaul, com bastante delicadeza e tato nas palavras.