Lançado recentemente, Ruth Bader Ginsburg é um dos livros que integram a coleção Little People Big Dreams. A obra infantil mostra o caminho que levou a pequena garotinha de Nova Iorque a ser nomeada juíza da Suprema Corte dos Estados Unidos.
Como sempre, Maria Isabel Sánchez Vegara faz questão de mostrar a infância dos homenageados. É muito positiva a maneira como podemos ver o quanto a mãe de Ginsburg contribuiu para que a filha tivesse seus próprios sonhos, a despeito de todos os preconceitos da época com as mulheres. Também vemos Ruth se apaixonar, ser mãe e chegar a lugares até então impensáveis para a época.
Ruth Bader Ginsburg é um exemplo de que as mulheres conseguem lidar muito bem com os lugares que ocupam, mas para isso é preciso que haja mais equidade. Ruth foi mãe, esposa e juíza, sem que um papel excluísse o outro. É importante que todas as mulheres possam receber mais oportunidades para que também tenham a oportunidade de viver uma vida com mais opções, indo além das funções que a sociedade encarrega.
O livro possui ilustrações vibrantes com riqueza de detalhes, fornecendo uma experiência imersiva na história. A escrita é fácil de se acompanhar, mas talvez você tenha que dar uma pausa para explicar o que é a Suprema Corte para os pequenos…
Certamente, o livro faz um bom resumo da vida de Ruth Bader e o impacto que esta mulher gerou para outras mulheres no direito. Além disso, a edição também conta com uma linha cronológica com fotos e datas no final, para os que ainda possuem curiosidade.
Ruth Bader Ginsburg é um livro infantil que possui a difícil missão de contar algo tão complicado de maneira simples para as crianças: a vida não é justa. Mas às vezes, você tem a recompensa que merece, como conseguir o cargo dos sonhos na Suprema Corte, por exemplo.
Leia mais sobre: Frances Lincoln Children’s Books