Código Nerd
  • Notícias
  • Especiais
  • Filmes
  • Séries
  • Literatura
  • Podcast
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Código Nerd
  • Notícias
  • Especiais
  • Filmes
  • Séries
  • Literatura
  • Podcast
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Código Nerd
Anúncio

Início » Especiais » 10 filmes imperdíveis com Leonardo DiCaprio

10 filmes imperdíveis com Leonardo DiCaprio

Karlos Eduardo Por Karlos Eduardo
23:11 sex, 11/11/2022
em Especiais, Filmes
Tempo de leitura: 10 mins
A A
Divulgação / Universal Pictures

Divulgação / Universal Pictures

No dia 11 de novembro de 1974 nascia Leonardo DiCaprio, um dos maiores atores do cinema na atualidade. Tendo atuado pela primeira vez aos cinco anos, no programa infantil de televisão Romper Room, quando adolescente também fez muitos comerciais e filmes educativos.

Em 1990, ele começou a aparecer em muitos programas de televisão, incluindo The New Lassie e Roseanne, tendo sido escalado em 1991 para um papel recorrente na sitcom Tudo Em Família. Naquele mesmo ano, DiCaprio também fez sua estreia em Criaturas 3, um filme de terror de baixo orçamento.

Mas sua descoberta mesmo veio em 1992, quando ele superou outros 400 outros atores mirins ao conseguir um papel em Despertar de um Homem, ao lado de Robert De Niro. Após as ótimas críticas, seu próximo filme foi Gilbert Grape – Aprendiz de Sonhador, no qual ele recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.

Ele se tornou um galã adolescente após estrelar a releitura de Baz Luhrmann de Romeu + Julieta. Em 1997, foi lançado ao estrelato internacional com a grande obra-prima de James Cameron, Titanic, a maior bilheteria de todos os tempos até então.

Embora DiCaprio fosse inundado com ofertas para aparecer em sucessos de bilheteria e outros programas populares, ele decidiu abraçar papéis que apresentavam personagens complexos, que, por vez, iriam definir sua carreira. Nesse sentido, o ator recebeu 6 indicações ao Oscar. E mesmo tendo a brincadeira que ele nunca fosse ganhar, a estatueta finalmente veio com seu papel em O Regresso.

A maioria de seus trabalhos são em parceria com grandes diretores da atualidade, incluindo: Martin Scorsese, Quentin Tarantino, Steven Spielberg, James Cameron, etc., ou seja, você dificilmente assistirá a filmes ruins com ele! Por isso, hoje vamos listar 10 filmes imperdíveis com Leonardo DiCaprio.

Titanic (1997)

Divulgação / 20th Century Studios

No filme, Jack (Leonardo DiCaprio), um artista pobre, e Rose (Kate Winslet), uma jovem rica, se apaixonam em uma viagem a bordo do Titanic. Embora ela esteja noiva de uma pessoa que não ama, a jovem vai contra sua família e vive intensamente um romance proibido. Contudo, algo horrível está prestes a acontecer com o navio e seus destinos tornam-se incertos.

Nunca haverá uma época em que Titanic irá parar de ser discutido. O impacto desse filme é tremendo, devido não somente pelas misturas de técnicas cinematográficas que formam uma singularidade sem igual; mas pela tragédia amorosa que apresenta na narrativa, visto que torcemos tanto por esse casal que ninguém mais torce. DiCaprio se encontra em um papel doce, que conquista desde a primeira cena com seu carisma e a forma que se expressa por seus olhares jovens e cheios de vigor.

Prenda-Me se For Capaz (2002)

Divulgação / Dreamworks

No filme, Frank (Leonardo DiCaprio) simplesmente já trabalhou como médico, advogado e copiloto, antes de completar 18 anos. Sendo um mestre dos disfarces, ele aproveita suas habilidades para aplicar golpes milionários, que fazem com que se torne o ladrão de banco mais bem-sucedido da história dos Estados Unidos na década de 60. Contudo, ele está sendo procurado e irá fazer de tudo para escapar.

Um filme nas mãos de Steven Spielberg tem muitas garantias, e uma delas é: ser divertido. Essa história em específico prende a atenção justamente pelas atitudes absurdas do protagonista, que devido à sua malandragem e ”determinação”, se insere nas situações mais malucas que você pode imaginar. Assim, o DiCaprio aqui transparece uma confiança que acaba levando a um tom cômico, fazendo nos apegar ao personagem e entender seu drama quando necessário.

O Aviador (2004)

Divulgação / Miramax

No filme, Howard (Leonardo DiCaprio) passa a investir na indústria do cinema após receber a herança de seu pai, ajudando na carreira de grandes nomes de Hollywood. Mesmo com todo o sucesso e riqueza, o pioneiro da aviação sofre de depressão e fobias.

Esse filme é um dos mais interessantes quando vamos adentrar em estudos de personagem. Howard é um protagonista cheio de características únicas, que vão ficando cada vez mais evidentes conforme a história se articula; chegando num ponto incomodativo a ele e a quem assiste. DiCaprio tem uma excelente entrega física e de cargas psicológicas, demonstrando essa decadência com naturalidade. Ele faz parecer fácil.

Ilha do Medo (2010)

Divulgação / Paramount Pictures

No filme, situado nos 50, a fuga de uma assassina num hospício leva o detetive Teddy Daniels (Leonardo DiCaprio) e seu parceiro (Mark Ruffalo) a investigarem o seu desaparecimento. Lá, uma rebelião se inicia e o agente terá que enfrentar seus próprios medos, entrando numa série de descobertas surpreendentes.

Aqui, temos uma das maiores parcerias entre Martin Scorsese e Leonardo DiCaprio. O filme é um mistério brilhantemente bem conduzido, alternando entre fantasia e realidade. Quando atingimos o grande momento bombástico da trama, somos carregados de angústia e notamos como tudo levou àquele momento. DiCaprio nas complexidades de seu personagem, incorpora alguém cheio de incertezas, que luta para entender o que está acontecendo, com muita veracidade e sofrimento em cada fala entregue.

A Origem (2010)

Divulgação / Warner Bros. Pictures

No filme, Dom (Leonardo DiCaprio) é um ladrão com a rara habilidade de roubar segredos do inconsciente, obtidos durante o sono. Impedido de retornar para sua família, ele recebe a oportunidade de se redimir ao executar uma tarefa quase impossível: plantar uma ideia na mente do herdeiro de um império.

Essa certamente é uma das ficções científicas mais interessantes da última década, principalmente pela aplicação de conceitos tão originais. Além de ser um excelente filme de ação, que Christopher Nolan brinca com a mescla de efeitos práticos e especiais, temos um dos finais mais discutidos entre o público. DiCaprio parece estar se divertindo nesse gênero de aventura que não é tão comum em sua carreira, se entregando completamente à urgência dessa história.

Django Livre (2012)

Divulgação / Columbia Pictures

No filme, ambientado no sul dos EUA, o ex-escravo Django (Jamie Foxx) se junta ao caçador de recompensas King Schultz (Christoph Waltz), para caçarem os criminosos mais procurados do país. Django está à procura de Broomhilda (Kerry Washington), sua esposa, então, ele e Schultz armam um plano para livrá-la da escravidão. Contudo, nenhum deles espera o que está por vir.

Fazendo parte dos filmes de vingança contra à história do Tarantino, Django, em simultâneo, mostra os horrores da escravidão, mas também empolga pelas subversões e construção desse protagonista tão badass. Mas fato é: quando DiCaprio entra no filme, ele rouba todas as cenas para si. Isso ocorre muito pelo fato de ele conseguir transparecer tão bem esse personagem asqueroso, o tornando imprevisível. Sua presença vilanesca e cínica é magnetizante. No texto o personagem é desprezível, mas a interpretação faz o odiarmos mais ainda.

O Grande Gatsby (2013)

Divulgação / Warner Bros. Pictures

No filme, Nick (Tobey Maguire) chega a Nova York e vira vizinho do misterioso e festeiro milionário Gatsby (Leonardo DiCaprio). Então, ele é atraído para o mundo fabuloso dos ricos, testemunhando suas ilusões, amores e fraudes. Nesse período, ele escreve um conto de amor com sonhos e tragédias que espelham conflitos em tempos modernos.

O trabalho de direção de Baz Luhrmann chama a atenção desde o começo, quando demora a mostrar Gatsby e causa esse senso de deslumbramento com Nick, resultante na cena mais icônica do filme. Apesar de toda a pomposidade, essa acaba sendo uma tragédia de amor, típica do cineasta. Temos um DiCaprio bobo completamente apaixonado, vivenciando o amor de maneira intensa e otimista (mesmo que não acabe como ele e o público deseja).

O Lobo de Wall Street (2013)

Divulgação / Universal Pictures

No filme, Jordan Belfort (Leonardo DiCaprio) é um ambicioso corretor da bolsa de valores, que, gradualente, cria um verdadeiro império e enriquece rapidamente, porém, de forma ilegal. Ele e seus amigos são introduzidos a um mundo de excessos, mas é claro que seus métodos ilícitos despertam a atenção do FBI.

Então, chegamos na que, possivelmente, seja a melhor atuação de Leonardo DiCaprio. Aqui temos sua faceta cômica levada ao extremo, principalmente com comédia física. Por tratar de um protagonista tão cheio de camadas, esse papel traz o desafio da persuasão e o abraço às situações completamente anormais. Ao longo da experiência, você se diverte com Jordan Belfort, enquanto fica fascinado e também questiona suas atitudes. Esse é um trabalho visceral, potente e provocador de DiCaprio.

Mais uma excelente parceria entre ele e o Scorsese!

Era uma Vez em… Hollywood (2019)

Divulgação / Sony Pictures

No filme, Hollywood começa a sofrer transições durante o final da década de 1960, afetando diretamente o astro de TV Rick Dalton (Leonardo DiCaprio) e seu dublê Cliff Booth (Brad Pitt). Nesse meio tempo, a atriz Sharon Tate (Margot Robbie) está em ascensão.

O nono filme do Tarantino certamente é o mais divisivo, visto os diferentes lados que o cineasta decidiu explorar desse projeto tão pessoal. Aqui, ele conseguiu fazer uma grande amarração de histórias com diferentes tipos de ritmo, com suas clássicas assinaturas e personagens bem escritos. E Rick Dalton é um deles. Esse personagem tão explosivo, mas, ao mesmo tempo, tão frágil, tem toques únicos com a força de DiCaprio em cena. Só o fato de ele estar interpretando um ator já eleva seu patamar, afinal, nos impressionamos com a sua atuação dentro da atuação do personagem.

Não Olhe para Cima (2021)

Divulgação / Netflix

No filme, os astrônomos Randall (Leonardo DiCaprio) e Kate (Jennifer Lawrence) descobrem que, em poucos meses, um meteorito destruirá a Terra. Então, eles devem alertar a humanidade por meio da imprensa sobre o grande perigo que se aproxima.

Como não conhecer o filme que mais deu o que falar ao fim de 2021? Pois bem, este é Não Olhe Para Cima. Mesmo tendo a difícil tarefa de ser unânime, essa sátira catastrófica utiliza de pautas atuais para fazer piada e mostrar situações baseadas em fatos quasse reais. DiCaprio exibe o desespero de seu personagem com pontualidade, sendo gradual e fascinando por chegar em um ponto onde ele simplesmente aceita as coisas como elas são, com muita melancolia. O final é arrasador!

—

Portanto, é claro que esses não são os únicos filmes em que Leonardo DiCaprio participou, sua filmografia ainda se estende. Quais ficaram de fora da lista e você os considera imperdíveis? Deixe nos comentários!

EnviarCompartilhar305Tweet191Compartilhar
Karlos Eduardo

Karlos Eduardo

Apesar de ainda jovem e eternamente aprendiz, completamente apaixonado por toda a beleza que compõe o cinema. Tentando sempre expandir mais o olhar cinematográfico com minhas fontes de inspiração, seja nos próprios filmes ou em quem fala sobre eles.

Artigos relacionados

Os melhores filmes de 2023

Os melhores filmes de 2023

Crítica | Assassinos da Lua das Flores (2023)

Crítica | Assassinos da Lua das Flores (2023)

Pôster destaque de Django Livre

Crítica | Django Livre (2012)

EM ALTA

  • Halloween: entenda a ordem cronológica dos filmes da franquia

    Halloween: entenda a ordem cronológica dos filmes da franquia

    1396 Compartilamentos
    Compartilhar 558 Tweet 349
  • Quem são as Mulheres-Aranha da Marvel?

    5343 Compartilamentos
    Compartilhar 2138 Tweet 1336
  • Resenha | O Caso de Lady Sannox — Arthur Conan Doyle

    649 Compartilamentos
    Compartilhar 260 Tweet 162
  • Conheça 10 dos maiores assassinos em série dos EUA

    16757 Compartilamentos
    Compartilhar 6730 Tweet 4173
  • Review | Horizon Chase 2 (PC)

    623 Compartilamentos
    Compartilhar 249 Tweet 156
Anúncio
Anúncio
Instagram Twitter Whatsapp Facebook Youtube

© 2025 Código Nerd — Feito com 💛 por nerds do 🇧🇷, 🇵🇹 e 🇺🇾.

Olá (de novo)! 💛

Acesse sua conta

Esqueceu sua senha?

Recuperar senha

Por favor, informe seu nome de usuário ou email para repor sua senha

Entrar
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Notícias
  • Especiais
  • Filmes
  • Séries
  • Literatura
  • Podcast

© 2025 Código Nerd — Feito com 💛 por nerds do 🇧🇷, 🇵🇹 e 🇺🇾.

This website uses cookies. By continuing to use this website you are giving consent to cookies being used. Visit our Privacy and Cookie Policy.