O autor Brandon Sanderson é um dos autores mais renomados da atualidade. O autor possui um rico universo de alta fantasia, mas você sabe o que é a Cosmere?
Considerados por muitos, o melhor autor de literatura fantástica da atualidade, Sanderson é responsável por diferentes sagas com calhamaços que conquistaram os fãs do gênero no mundo todo. Além disso, ele ficou responsável pela conclusão da saga A Roda do Tempo.
A maioria de seus livros habitam o mesmo universo, a Cosmere — embora existam alguns, excelentes livros que não fazem parte deste universo, como Skyward: Conquiste as Estrelas.
Mas o que é a Cosmere? Confira neste artigo.
O que é a Cosmere?
Universos compartilhados estão na moda hoje em dia, principalmente nos cinemas. A Cosmere, é mais um, no entanto, no mundo literário.
Embora os personagens de cada saga não coexistam no mesmo mundo, os “planetas” habitam a mesma galáxia. No entanto, há personagens que aparecem em diversos livros, como, por exemplo, o personagem Hoid, que está presente em quase todas as obras do autor.
As histórias da Cosmere não são diretamente interligadas, logo, o leitor não precisa ler toda a saga Os Relatos da Guerra das Tempestades para ler a saga Mistborn, por exemplo; se o fizer, entretanto, perceberá vários easter eggs que o autor chama de “conexões de um épico oculto”.
O sistema de magia da Cosmere é oriundo de uma mesma origem, no entanto, cada mundo possui seus conceitos próprios devido a suas linhas evolutivas. Assim, o autor conseguiu criar um épico contínuo, no qual os leitores pudessem se aprofundar sem necessariamente precisar absorver tudo.
A história da Cosmere continua em andamento, algumas das principais sagas não foram finalizadas e ainda há outras para vir. A origem, no entanto, gira em torno de uma entidade misteriosa conhecida como Adonalsium.
Em algum momento no passado distante, Adonalsium foi morto e seu poder se despedaçou em 16 fragmentos. Cada um desses fragmentos, agora espalhados por dez “Shardworlds“, contém um pedaço do poder e da magia de Adonalsium.
Cada um desses fragmentos traz consigo uma magia particular; eles são associados a um ideal, valor ou ação específica, conhecida como sua Intenção. Então, é por isso que cada mundo da Cosmere possui suas diferentes formas de magia.
Os Reinos da Cosmere e os Shardworlds
A Cosmere existe em três reinos distintos, o que é chamado de Teoria Realmática. Esses três reinos são: o Reino Físico, que consiste no mundo material como os personagens o vivenciam. O Reino Cognitivo, esse é um pouco mais abstrato, os personagens usam este reino para viajar entre mundos. E por fim, o Reino Espiritual, onde cada pessoa tem uma teia espiritual, que é uma rede intricada de linhas de energia compostas do DNA espiritual de um indivíduo. Logo, este reino tem a ver com a alma dos personagens.
Já os Shardworlds (Mundo de Fragmentos), são os mundos que existem dentro dessa galáxia gigantesca — a Cosmere. No total, são dez planetas conhecidos, no entanto, existem planetas que não possuem fragmentos e planetas desconhecidos.
Os dez mundos de fragmentos
Os dez planetas são: Nalthis, um planeta no sistema Nalthian, habitado por humanos, lar do fragmento Doação. A intenção do fragmento é um tanto obscura, mas tem algo a ver com conceder presentes, seja na forma de talentos ou objetos físicos.
Braize é um planeta frio e escuro, inóspito à vida. É o terceiro planeta a partir do sol no sistema Rosharan. Atualmente é o lar do fragmento Odium, que, diferentemente da maioria dos outros fragmentos, tem se movido ao redor da Cosmere. A intenção de Odium tem a ver com emoções poderosas, particularmente ódio.
Também do sistema Rosharan, Roshar é habitado e tem uma história longa e complicada. É o lar de dois fragmentos: cultivo, cuja intenção é toda sobre transformação e mudança; e Honra, cuja intenção tem a ver com ligar as coisas umas às outras, especialmente por meio de juramentos.
Scadrial é um planeta no sistema Scadrian, lar dos manipuladores de metal conhecidos como Nascidos nas Brumas, é habitado por humanos e outras raças. É o lar do fragmento conhecido como Harmonia, sua intenção é uma mistura de dois fragmentos, Ruina e Preservação.
Outros Mundos
Sel é um planeta no Sistema Selish com uma história rica que abrange muitas civilizações. Habitado por humanos e seres criados artificialmente. Parte do legado de Sel inclui o impacto de dois fragmentos, ambos quebrados há muito tempo. A intenção de Devoção era fornecer cuidado e segurança, enquanto a de Domínio tinha a ver com controle e poder.
Taldain é um planeta localizado no sistema Taldain. O fragmento Autonomia reside em Taldain e sua intenção é independência e autossuficiência.
Primeiro do Sol é um planeta no sistema Drominad. Seus moradores não são viajantes espaciais, embora outras raças viajantes espaciais tenham visitado seu mundo. É o lar de um dos dois avatares do fragmento Autonomia, chamado Patji.
O menor planeta da Cosmere é Obrodai. No entanto, o fragmento Autonomia tem um avatar lá, uma entidade feminina desconhecida que tem a intenção de ganhar poder.
Threnody é um mundo habitado por humanos e criaturas hostis conhecidas como Shades. Ele tem uma reputação na Cosmere como um planeta estranho e perigoso. Era o lar do fragmento Ambição até ela ser morta.
Komashi é um planeta no sistema UTol, lar dos fragmentos do fragmento Virtuosidade. Toda a região ao redor deste planeta agora é moldada por esses fragmentos. Antes da fragmentação, a intenção deste fragmento tinha a ver com criatividade artística e paixão.
Livros da Cosmere
A Cosmere possui, no momento, dezesseis histórias que se dividem em sagas e livros solos. Vale lembrar que não há uma ordem correta para ler esses livros, embora cada saga possua seus volumes em ordem de lançamento. Por exemplo, a saga Os Relatos da Guerra das Tempestades, atualmente, possui quatro livros publicados e o quinto que chega este ano.
No Brasil, os três primeiros volumes foram publicados pela Editora Trama: O Caminho dos Reis, Palavras de Radiância e A Sacramentadora. O quarto volume Rythim War e Wild and Truth completam a saga até o momento.
Além disso, a Editora Trama também confirmou a publicação de Warbreaker e a saga Mistborn. Vale lembrar que Mistborn já teve seus seis volumes publicados no Brasil anteriormente pela Editora Leya, assim como o livro Elantris, que é o primeiro livro da Cosmere.
Além das sagas, o autor possui o seu “Projeto Secreto“, livros com volumes únicos que se passam na Cosmere. No Brasil, o livro Tress, a Garota no Mar de Esmeralda já foi publicado pela Trama.
Além disso, há três livros já publicados lá fora, Yumi and the Nightmare Painter, The Sunlit Man e Isles of the Emberdark.
Contos, quadrinhos e RPG
Além dos romances, Brandon Sanderson também é autor de alguns contos que fazem parte da Cosmere. The Emperor’s Soul, conto sobre Elantris; Sixth of the Dusk, e Arcanum Unbounded, que é uma coleção de contos.
No Brasil, foi publicado o conto Sombras nas Florestas do Inferno, no livro Mulheres Perigosas. Além disso, há a graphic novel White Sand.
Além disso, há o RPG (Role Playing Game) baseado na Cosmere. Jogo este que se tornou o maior financiamento coletivo da história do Kicksarter. Embora o jogo vá focar nas duas sagas mais aclamadas (Mistborn e Os Relatos da Guerra das Tempestades), o universo da Cosmere será parte dos elementos do jogo.
—
Muita coisa ficou de fora deste artigo, mas com esse aglomerado de informações é possível conhecer um pouco mais da Cosmere.
No entanto, ainda há espaço para futuros artigos, além das críticas e resenhas sobre os personagens, histórias e conceitos que compõem este universo fantástico.
Fontes: Audible, Queria Estar Lendo, Amor Por Livros, Joga o D20