O livro de ficção científica e opera espacial Skyward: Conquiste as estrelas, do renomado autor Brandon Sanderson é o primeiro de uma saga bem vista entre os fãs do gênero.
No entanto, no Brasil, a história ainda não tem o status de popularidade que deveria. Mas será que vale apena ler o primeiro volume da saga?
Confira nossa resenha abaixo!
Crise existencial e guerra entre mundos em Skyward: Conquiste as estrelas
No livro, a humanidade está confinada em um planeta hostil, chamado Detritus, presa sob um implacável domínio alienígena conhecido como Krells.
Nesse cenário desolador, a jovem Spensa Nightshade anseia por se tornar uma piloto estelar, seguindo os passos de seu pai, que foi considerado um traidor durante uma batalha crucial contra os alienígenas. Apesar das desconfianças e preconceitos que a cercam, Spensa está determinada a provar seu valor e desvendar a verdade sobre seu pai.
No decorrer da trama, Spensa se depara com uma estranha nave, diferente de tudo que ela conhece.
Falar alguma coisa a mais da sinopse pode resultar em spoilers. E spoilers podem estragar definitivamente a experiência desta obra.
Por conta das inúmeras reviravoltas e plots apresentados, Skyward: Conquiste as Estrelas é uma daquelas obras que você precisa ler sem saber do que se trata.
No entanto, vale saber que parte de uma escrita primorosa e com conceitos que fará todo fã de Star Wars ou da franquia de games Halo, pirar!
Além disso, Sanderson parte de uma premissa infanto-juvenil e mergulha em uma trama repleta de horrores da guerra. Simultaneamente, trabalhando bem seus personagens e desenvolvendo-os de forma muito divertida.
No entanto, tudo muda quando autor inclui as questões existencialistas de identidade que tornam a história ainda mais fascinante.
Conclusão
Embora o livro tenha um começo repleto de clichês infanto-juvenis, Sanderson surpreende quando traz um teor mais adulto e épico para a trama. Além disso, o teor filosófico em alguns questionamentos realçam a disparada crescente na qualidade.
É possível encontrar semelhanças narrativas com obras como Star Wars, Halo e outras operas espaciais, no entanto, a construção de mundo e lore impostas aqui, são extremamente originais com conceitos únicos e inteligentes.
Skyward: Conquiste as Estrelas é uma excelente obra do gênero, publicada no Brasil em uma edição incrível pela Planeta Minotauro, que traz ilustrações bem interessantes das nave, feitas por Sam Green. A tradução, muito competente, é de Marcia Blasques.