O terceiro livro da saga Os Relatos da Guerra das Tempestades, Sacramentadora, do autor Brandon Sanderson, já está entre nós! Assim como seus anteriores, O Caminho dos Reis e Palavras de Radiância, o livro chegou no Brasil pela Editora Trama.
A saga, que vem cada vez ganhando mais fãs no Brasil, já tem cinco livros escritos pelo autor. Mas será que esta terceira parte é tão boa quanto as duas primeiras? Confira nossa resenha.
Sacramentadora é o grande épico de Brandon Sanderson
Sacramentadora inicia imediatamente após os eventos do livro anterior, quando o exército de Alethkar enfrentou o retorno dos Esvaziadores e a Tempestade Eterna. Agora, Dalinar precisa mais do que nunca unir a humanidade contra esta ameaça que pode se tornar ainda maior.
Contudo, a trama é dividida novamente entre os personagens protagonistas dos livros anteriores. No entanto, desta vez, as tramas se unem e acompanhamos diferentes pontos de vista de uma mesma narrativa, diferentemente dos livros anteriores, onde cada personagem estava em um ponto isolado da história.
Além disso, há novas abordagens de personagens que não tinham tanta relevância nos livros anteriores, o que traz uma nova identidade aos leitores.
O livro é o grande épico do autor, levando em consideração todos os livros lançados aqui no Brasil. Sejam os livros da Cosmere (Mistborn, Elantris, Tress: A Garota no Mar de Esmeralda, etc…) ou, os livros de outras sagas, como, por exemplo, Skyward: Conquiste as Estrelas.
Este volume conta com guerras, seres quase alienígenas, cavaleiros super-poderosos e uma guerra catônica e apocalíptica que pode resultar no fim do mundo como conhecemos no início da história.
Isso se dá graças ao fato de o autor transcorrer a história com excelente fluidez, com reviravoltas pontuais e clímax certeiros, que fazem as mais de 1500 páginas passarem batidas. E isso não é dito de forma leviana, quando o leitor notar, as 300 primeiras páginas passaram e a história já está com um ritmo incessante.
Este ritmo é mantido no decorrer de todas as páginas; até mesmo os diversos interlúdios são interessantes o suficiente para entreter. Além disso, os personagens são apaixonantes. Todos eles, tanto heróis como vilões, conquistam facilmente os leitores.
Conclusão
O verdadeiro triunfo de Brandon Sanderson, em Sacramentadora, está em quebrar as expectativas, mantendo um ritmo acelerado com diversas narrativas, sem nunca deixar de ser épico e emocionante.
Este volume não só é melhor que os dois anteriores, como torna os dois ainda melhores do que já são. Então, as expectativas para o quarto volume, publicado originalmente com título Rythm of War, são grandes!
Sacramentadora é assustador, épico, emocionante e muito surpreendente. Um dos melhores livros do gênero Fantasia Épica publicados no Brasil.
Vale pontuar, aliás, a excelente tradução e revisão da Editora Trama, que trouxe sua melhor publicação nesse sentido.
—
Saiba mais sobre o universo criado pelo autor no episódio #42 do Bar no Fim da Galáxia. Ouça aqui:
A Avaliação
Sacramentadora
Sacramentadora é assustador, épico, emocionante e muito surpreendente. Um dos melhores livros do gênero Fantasia Épica publicados no Brasil.
Detalhes da avaliação;
-
Nota