Halo é uma das maiores franquias de videogame de todos os tempos. E, o universo de Halo é vasto e muito bem trabalhado, que se assemelha a Star Wars, Duna e outras grandes franquias.
No entanto, ela não é muito popular entre aqueles que não jogaram os games. Mas com a estreia da série de Halo no Paramount+, nós decidimos explicar um pouco mais sobre este universo. Confira!
A origem da humanidade no universo de Halo
Além de ser um dos maiores clássicos FPS já feitos, Halo possui um dos lores de games mais complexas e bem elaboradas. O lore conta uma história diferente da origem da humanidade.
No universo de Halo, a humanidade teve sua origem através de uma raça chamada Percursores, que povoou a galáxia há milhares de anos. Além disso, eles criaram os Foreruners e uma espécie parasita chamada Flood.
Ou seja, em Halo, a humanidade já conhecia as estrelas milhares de anos antes de Cristo. No entanto, ao colonizar outros planetas, os humanos se depararam com o Flood, que ocasionou em uma grande guerra, levando a espécie humana de volta ao estado primitivo.
Os humanos começaram a explorar as estrelas ao se aliarem a uma raça chamada San’Shyuum, conhecida como os profetas na franquia. No entanto, ao se depararem com o Flood, a humanidade precisou fugir para o território dos Forerunners.
A guerra contra o Flood e o fim da vida no universo
Os Forerunners declararam guerra aos “invasores” humanos. A guerra durou muitos anos e resultou na derrota da humanidade. Algum tempo depois, os Forerunners encontram o Flood.
Entenda, o Flood é uma espécie parasita que domina seu hospedeiro e ganha inteligência à medida que avança. No entanto, os Forerunners descobriram uma forma de erradicar o problema: eliminando sua fonte de alimento.
Visto que o Flood se alimenta de qualquer ser orgânico, os Forerunners precisariam acabar com todas as espécies do universo. Então, eles criam uma super arma, capaz de eliminar toda a vida existente, chamada Anéis de Halo. Assim, eles obtêm exito na sua missão e eliminam toda a vida no universo.
Porém, antes de completarem a missão, eles preservaram sementes em determinados planetas para que a vida retorne à galáxia.
A Aliança Covenant e a Guerra Insurrecional
A Covenant, grande antagonista da franquia, é uma aliança formada por diversas raças alienígenas muitos anos após a guerra contra o Flood.
As principais espécies são os profetas, os San’Shyuum e os Sanghelli, que unem suas forças após anos de desavenças e guerras entre si. Pouco tempo depois, outras espécies e raças passam a integrar a Aliança Covenant.
E é por volta desta época que os humanos ressurgem. Em seguida, a humanidade coloniza a Lua e Marte, além disso, criam um governo unido intitulado Comando Espacial das Nações Unidas, com propósito de acabar com a guerra contra insurgentes.
Estes insurgentes atacaram as Luas Jovianas, resultando em uma grande guerra que durou algum tempo, e foi nesse período que o projeto Spartan II foi criado.
Este projeto contava com crianças sendo treinadas desde muito jovens para se tornarem super soldados. Entre estes soldados, surge o protagonista dos games, o Master Chief, além de vários outros.
A guerra, no entanto, dura até a humanidade se deparar com uma ameaça muito maior: a Aliança Covenant. Assim, a guerra humana contra Covenant se arrastou por décadas.
A história dos primeiros jogos
Finalmente chegando na história dos games, muitos anos depois do que foi dito no início deste artigo. Agora, Master Chief precisa deter os Covenant de utilizar os Anéis de Halo, deixados pelos Forerunners.
Os humanos e os Covenant descobrem a existência da super arma, então, os Covenant decidem usá-la para dar fim na guerra já existente entre eles. Então, Master Chief precisa impedir que eles tenham êxito.
Basicamente, este é um breve resumo do interessantíssimo universo de Halo, que em breve ganhará uma nova visão na nova série do Paramount+.
Leia mais sobre: Halo