Na galáxia muito, muito distante existem inúmeros planetas habitados por diversas raças diferentes que de certa forma, acrescentam algo para o universo de Star Wars. Desde ajudar no ecossistema de determinados planetas, até a interação com os protagonistas ou, dominar a galáxia, existem raças diferentes que algumas vezes não são lembradas pelos fãs.
Por isso nós do Código Nerd 42, para comemorarmos o May The 4th — o dia mundial de Star Wars — decidimos listar algumas destas raças importantes dessa galáxia.
Gree
Uma das raças mais antigas de Star Wars, os Gree, são cefalópodes de seis tentáculos tão antigos que nem mesmos os estudiosos da espécie conhecem todo o escopo da história de sua civilização. Eles foram uma das primeiras raças a desenvolver formas de tecnologia de hiperespaço e explorar as estrelas. Foram eles quem descobriram o planeta Tython, local onde nasceu a Ordem Jedi.
Uma observação importante: os Gree não foram os primeiros habitantes de Tython, havia uma civilização da raça Kwa, mas como o planeta era escondido pela Força, os Gree são considerados os descobridores de tal planeta.
Rakata
A cruel raça de guerreiros conhecida como Rakata, foi uma sociedade primitiva e canibal que formou um Império Infinito. Descendentes do planeta Lehon, os Rakatas aprenderam maneiras para escapar de seu planeta natal e logo começaram a conquistar planetas diferentes e foram aumentando seu Império.
Eles foram descobertos pelos Kwa, logo aprenderam os caminhos da Força com espécies mais avançadas, e com isso, seguiram os caminhos do Lado Sombrio, escravizando e torturando planetas inferiores. Os Rakatas também são os responsáveis por exterminar a maior parte dos Kwa.
Eles possuíam uma tecnologia de hiperdrive através da Força, para isso, escravizavam sensitivos para alimentar as naves. No entanto, depois de milênios de guerra, uma praga misteriosa que os isolou da Força deixaram os Rakata destruídos e virtualmente extintos. Não demorou muito para que o Império caísse de vez.
Chiss
A misteriosa raça Chiss, não é muito conhecida pelos estudiosos da galáxia. Eles possuem pele azul e olhos vermelhos e, embora já tenham dado as caras na galáxia conhecida, eles preferem governar com seu Império Oculto nas regiões desconhecidas e de difícil acesso.
O planeta natal dos Chiss é Csilla, a raça sempre fora neutra durante os conflitos galácticos, tirando um pouco o foco e a importância de si, até a chegada de Thrawn, que trouxe o poder estratégico dos Chiss para a Guerra Civil Galáctica. Além de seus feitos no Legends, onde Thrawn foi o supremo líder do Império Galáctico.
Geonosiano
Os Geonosianos são uma das raças com um dos papéis mais importantes de toda a saga Star Wars. Sob ordens do então futuro Imperador, o Lorde Sith Darth Plagueis, ou o Senador Palpatine se preferir, os insetóides foram os operários que construíram a Estrela da Morte, arma que o lorde das trevas usou para dominar a galáxia.
Além disso, no país de origem dos Geonosianos, Geonosis, foi onde começou as devastadoras Guerras Clônicas, se tornando um local muito importante no universo de Star Wars. No final da história dos Geonosianos, quando deixaram de ter serventia para o Império, o Imperador mandou que envenenassem o planeta com um gás que causaria o genocídio de toda a população, com intuito de manter a Estrela da Morte em segredo.
Togruta
Os Togrutas ganharam o coração dos fãs de Star Wars por conta de Ahsoka Tano, uma das personagens mais queridas da saga, desde a série animada Clone Wars e que ganhou ainda mais notoriedade depois da segunda temporada de The Mandalorian.
Originários do planeta Shili, os Togrutas estão em diversos pontos da galáxia, sendo uma espécie com alguns representantes sensitivos da Força, além da Ahsoka, Shaak Ti também foi membro da Ordem Jedi, inclusive fazia parte do Conselho. Eles possuem três lekkus, dois que caem sobre o peito e outro na parte de trás da cabeça, que crescem naturalmente com o passar dos anos e pode indicar a idade de um Togruta conforme o tamanho desses lekku.
Outra característica maneira dos Togrutas, é que alguns possuem um órgão extra-sensorial chamado de montrais, que parecem chifres ocos, e permitem que eles sintam movimentos físicos ao seu redor, protegendo-os de predadores e inimigos.
Twi’lek
Outra espécie muito famosa em Star Wars, muitas vezes confundida com os Togrutas e que ganhou os fãs por conta de personagens marcantes, são os Twi’leks. A espécie é conhecida por conta dos personagens Hera Syndulla, de Rebels, a Mestre Jedi Aayla Secura, ou o Bib Fortuna antigo mordomo do Jabba The Hutt, entre outros.
Os Twi’leks são humanoides que possuem diferentes tonalidades de cores, e assim como os Togrutas possuem Lekkus, usados para alguns diálogos também. Eles são naturais de Ryloth onde possuem um idioma próprio chamado twi’leki que tem como característica o sotaque bastante puxado.
Eles lutaram ao lado da República nas Guerras Clônicas onde enfrentaram as forças separatistas. Além disso, vários de sua espécie foram aliados da Rebelião durante a Guerra Civil Galáctica, se tornando peças importantes para a oposição das Forças Sombrias na galáxia.
Kaminoano
Uma das peças mais importantes das Guerras Clônicas, foi a fabricação dos clones para o exército da República e da Ordem Jedi. E os méritos da criação são dos Kaminoanos, que além de criar um exército, também fizeram parte da ascensão do Império ao poder e ao extermínio de quase todos os Jedi.
Eles eram do planeta aquático Kamino, altos e magros de pele pálida e altamente inteligentes. Suas civilizações se erguiam nas cidades altas das superfícies do oceano, como a Cidade Tipoca, entre outras. Os Kaminoanos, deram a força de combate infinitamente renovável para que Palpatine executasse seus planos e consolidasse de vez a era de terror e opressão sob a galáxia.
Jawas
Entre as raças mais emblemáticas de todo o universo de Star Wars, estão os Jawas, que mesmo sem mostrar seus rostos, são extremamente carismáticos desde sua primeira aparição lá em 1977 em Star Wars: Uma Nova Esperança.
Eles são uma espécie humanoide senciente que habita o planeta Tattooine. Há especulações sobre o que eles são debaixo dos mantos, alguns habitantes do planeta desértico, acreditam que se tratam de grandes roedores, isto seria bastante divertido, visto que eles são catadores de lixo. O Jawas falam em Jawaense, um idioma bastante complicado, além de códigos que dificultam o que querem dizer.
—
Sabemos que há muitas outras raças importantes como os Wookiees, ou os Bothans, por exemplo, mas, para não ficar muito extenso, deixamos estas outras para uma parte dois deste artigo. Você lembra de outra raça importante? Diga para nós nos comentários.
Nós desejamos a todos um feliz Star Wars Day e que a Força esteja com você!
Fontes: Wookieepedia, Castwars, Den of Geek