O tema pode até ser batido, mas ante a crescente demanda de filmes e séries com a temática zumbi, não podemos deixar de comentar sobre. Não sabe o que assistir desse universo morto-vivo? Dá uma olhada nessa lista aqui a seguir:
A Noite dos Mortos-Vivos (1968)
Começando pela lista de filmes, temos um dos mais icônicos filmes dessa temática e que, por conta de seu diretor e roteirista, George A. Romero, estabeleceu uma nova visão, que, apesar de sua datação, continua como referência no gênero, e popularizou o termo zumbi.
Quando um satélite cai na terra e provoca uma explosão radioativa, os mortos saem de suas tumbas como zumbis que agem por instinto, querendo se alimentar de cérebros. Assim, nesse cenário, um grupo de sobreviventes refugiam-se em uma casa e tentam, a todo custo, não morrer ante o ataque da horda.
Com nota 7,8 no IMDb e impressionantes 96% de aceitação no Rotten Tomatoes, não está disponível nos principais streamings.
Madrugada dos Mortos (2004)
Zack Snyder traz para os espectadores um filme apocalíptico visceral, violento e extremamente divertido de assistir. Quando uma pandemia ataca a cidade de Wisconsin, nos EUA, um grupo de sobreviventes se abriga em um shopping.
Contudo, após a queda de energia e a escassez de recursos, faz com que eles tenham que se aventurar pela cidade, tentando sobreviver em um mundo que não é mais o mesmo.
Com nota 7,3 no IMDb e 76% de aceitação no Rotten Tomatoes, o filme está disponível na Globoplay e Telecine.
REC (2007)
Como seria um filme de zumbi em estilo found footage, igual ao Bruxa de Blair (1999)? A resposta está em REC, um filme com uma premissa nova, em que não mostra um fim do mundo, mas sim um acontecimento isolado centrado na rotina de um grupo de pessoas.
A jornalista Ângela Vidal (Manuela Velazco), com o operador de câmeras Pablo (Pablo Rosso), estão realizando um documentário sobre o corpo de bombeiros de uma cidade quando são chamados para um resgate em um edifício. Mas, o que parecia ser só mais um dia na rotina desses agentes, acaba por se tornar um pesadelo, quando a equipe é confinada no prédio e terá que lutar contra uma ameaça desconhecida.
Com nota 7,4 no IMDb e 89% de aceitação no Rotten Tomatoes, o filme está disponível na Amazon Prime e no Looke.
Zumbilândia (2009)
Apesar de ser um gênero que pode provocar muitos sustos e incutir o medo, Zumbilândia não se atenta para esse mal, fazendo um “terrir” (terror + comédia) digno, com muitas piadas, muitas cenas de ação e um elenco de primeira.
Na história, um vírus variante da vaca louca faz com que a população mundial se transforme em zumbi. Nesse cenário, Columbus (Jessie Einsenberg) quer retornar para a casa de seus pais, na esperança de que ainda estejam vivos. No caminho ele encontrará com Tallahassee (Woody Harrelson), Wichita (Emma Stone) e Little Rock (Abigail Breslin). Sim, todos com nomes de cidades! Além disso, há uma participação hilária de Bill Murray.
Com nota 7,6 no IMDb e 89% de aceitação no Rotten Tomatoes, o filme está disponível na Netflix.
Guerra Mundial Z (2013)
Baseado no livro homônimo escrito por Max Brooks, há uma nova roupagem para zumbis nas telas de cinema. Com um orçamento mais encorpado, agora a hecatombe é global.
Gerry Lane (Brad Pitt) é um ex-investigador da ONU (Organização das Nações Unidas), que se aposentou para passar mais tempo com a sua família. Porém, quando uma doença de rápida contaminação e rápido resultado se espalha pelo planeta, transformando as pessoas em zumbis corredores, ele se vê obrigado a voltar à ativa para salvar todos, percorrendo o caminho inverso até chegar ao marco zero para saber como combater as hordas e descobrir a cura.
Com nota 7,0 no IMDb e 66% de aceitação no Rotten Tomatoes, o filme está disponível na Netflix.
Invasão Zumbi (2016)
Por fim, para finalizar a lista de filmes e falarmos de séries, aqui se encontra um longa sul-coreano de primeira qualidade, dando novo fôlego às tramas que já se encontravam um pouco desgastadas e reacendendo a paixão sobre o tema.
Na história, Sok-woo (Gong Yoo) é um pai quase divorciado que quer o amor de sua filha, mas por trabalhar muito, quase não tem tempo para ela. Nesse ínterim, a menina quer a todo custo ir para a casa da mãe em Busan, cidade da Coréia do Sul. Assim, o pai decide levá-la de trem-bala. Contudo, ele não contava com uma epidemia que está transformando as pessoas em zumbis.
O trem consegue partir da cidade sem se dar conta do problema, contudo, uma passageira infectada é o suficiente para instaurar o caos e infectar outras pessoas, fazendo com que todos tenham que batalhar por suas vidas enquanto estão no transporte.
Com nota 7,6 no IMDb e incríveis 94% de aceitação no Rotten Tomatoes, o filme não está disponível nos streamings. Contudo, é possível encontrar a produção em plataformas de aluguel.
The Walking Dead (2010)
Falando um pouco de séries, não tem como não mencionar uma longeva, que passa por altos e baixos, mas os fãs a têm no coração. A série de HQs The Walking Dead passou da telona para a telinha, em formato de série, e também foi responsável por apresentar alguns novos livros.
Na história, Rick Grimes (Andrew Lincoln), o xerife de uma pequena cidade perto de Atlanta, acorda de um coma após um atentado contra sua vida e descobre que o mundo foi infestado por criaturas mortas-vivas. Ele então decide que deve encontrar sua esposa Lori (Sarah Wayne Callies), seu filho Carl (Chandler Riggs) e seu parceiro Shane Walsh (Jon Bernthal). Obviamente esse é o ponto de partida para uma aventura cheia de horror.
Com nota 8,3 no IMDb e 80% de aceitação no Rotten Tomatoes, a série está disponível na Netflix e no Star+.
Black Summer (2020)
Por fim, uma série que promete muito para os próximos anos: Black Summer. Altamente dividida em suas impressões, a premissa é mostrar algo muito mais perto do real, e como os humanos lidariam com esse acontecimento. Os planos-sequência das tomadas e a fotografia tornam a ambientação muito imersiva.
Na história, uma mãe se separa de sua filha durante um apocalipse zumbi. Com a finalidade de achá-la, ela se junta a um grupo de refugiados para alcançar seus objetivos.
Com nota 6,6 no IMDb e 89% de aprovação no Rotten Tomatoes, a série está disponível na Netflix.
—
Faltou algum filme ou série nessa lista? Sabemos que sim, por isso, comenta aí quais estão faltando. Podemos até fazer uma parte 2.