Poder, glória, reconhecimento, em outras palavras; eram esses os desejos que definiam a curta vida de um criminoso da uma Miami dos anos 80. Scarface é uma história sobre ascensão e queda, em uma cidade dominada pelo tráfico de drogas, pela violência. Mais especificamente focando na história de Tony Montana. Um refugiado cubano com sede de poder, que em poucos meses, se transforma no maior traficante de drogas da Flórida. O filme acompanha o glamour que essa vida oferece, mas também seus perigos e a paranoia de poder ser morto a qualquer instante, que acabam levando Tony para um fim trágico, onde o que lhe resta apenas é o saudosismo dos seus dias de glória.
Scarface é de fato uma refilmagem do clássico dos anos 30, Scarface – A Vergonha de uma Nação (1932), que foca no poder da Máfia durante a Lei Seca, nos estados unidos. Seguem a mesma proposta, fazendo o protagonista refugiado, encarar a verdadeira face do sonho americano, tendo uma morte precoce. Roteirizado por Oliver Stone, dirigido por Brian de Palma, e estrelado por Al Pacino e Michele Pfeiffer. Foi massacrado pela crítica quando foi lançado, seja por sua violência bastante presente, ou pelo estilo cru do filme. Posteriormente; Scarface se tornou um grande clássico da cultura pop, já que com a evolução cinematográfica e de pensamentos, a mensagem do longa foi mais bem recebida pelos críticos, e pelo público.
Tony Montana poderia ser qualquer tipo de criminoso de filmes que já conhecemos, cruel, frio e inteligente, e talvez ele seja. Mas Tony também é arrogante, e tem uma espécie de código moral, que ele leva consigo para o túmulo, tal código que provoca sua auto-destruição. O filme consegue ser bastante variado em localizações, desde um campo de refugiados cubanos, até um clube de festas, e uma mansão em pedaços.
Scarface consegue desenvolver personagens bastante interessantes nesse submundo, desde chefes do tráfico brincalhões, até fornecedores de drogas compromissados e cruéis, Montana acaba por vacilar em um trabalho para um de seus sócios, ao negar explodir um carro com o alvo. Já que o carro tinha crianças. Tony Montana é um homem que quer ter poder sobre suas “propriedades”, desde carros caros, até a própria irmã, exibindo uma espécie de super proteção com ela. Já que em sua mente, sua irmã Gina, é a unica coisa pura em sua vida.
Scarface é do começo ao fim, uma experiência interessante sobre poder e ganância, em uma realidade muito diferente da qual vivemos hoje, apesar disso, não é um filme para qualquer um. Tendo cenas bastante chocantes, mesmo não sendo totalmente explícito, não é recomendado para quem tem estômago fraco. Ainda assim, é um ótimo filme, que envelheceu bem, e ainda pode causar reflexões na mente do espectador a respeito do mundo do crime.