Lançado no Brasil pela editora Nemo, Em Ondas é o mais recente trabalho do surfista e ilustrador norte-americano AJ Dungo a chegar ao nosso país.
Em Em Ondas, AJ Dungo nos presenteia com uma deslumbrante obra que eterniza Kristen, sua falecida parceira, abordando delicadamente sua batalha contra o câncer, e o intenso amor que ambos compartilhavam pelo surfe, amor este que os fortaleceu durante o tempo que passaram juntos. Através dessa paixão pelo surfe, AJ Dungo entrelaça sua própria história com a de alguns dos maiores nomes desse esporte, que remontam aos povos originários da Polinésia, para nos apresentar uma narrativa comovente e fascinante.
Apesar das suas 376 páginas, Em Ondas traz uma leitura que flui do início ao fim. AJ Dungo usa inteligentemente diferentes paletas de cores para nos ajudar nos situar melhor na história, toda a trama no presente conta com cores acentuadas, que nos transmitem uma leve melancolia, além de fazer referência direta ao mar. Já nos trechos em que o autor nos aprofunda na história do surfe, temos outra paleta de cores que contrasta diretamente com as cores da narrativa principal. É uma solução simples e inteligente, que ajuda a costurar as narrativas entre si — narrativas estas que culminam num final lindo e comovente.
AJ Dungo aborda de forma muito delicada a batalha de sua parceira contra o câncer, e nos mostra como o amor que ambos nutriam pelo surfe a ajudou em todos os momentos, até mesmo quando já não pôde mais praticar o esporte que tanto amava. Para criar uma conexão ainda mais íntima conosco, AJ Dungo narra toda a trama através de seu próprio pronto de vista, tornando-a mais pessoal e intimista, para podermos compreender todo o amor e respeito presente na vida dos dois. Vemos isso quando Kristen, por exemplo, passa a se deleitar apenas por ter a oportunidade de observar seu parceiro praticando o esporte, quando já está muito debilitada para também poder praticá-lo.
Contrastando com a história da sua narrativa pessoal, o autor nos leva diversas vezes ao passado para conhecer a história do surfe, desde a sua criação pelos polinésios às décadas a seguir, mencionando alguns dos maiores nomes do esporte. Toda essa narrativa secundária feita através de muita pesquisa, dá o devido destaque ao esporte que hoje é tão praticado por muitos, mas cuja história é conhecida por poucos. AJ Dungo, aqui, registra sua breve homenagem aos polinésios e aos grandes heróis que ajudaram a tornar mundialmente conhecido o esporte que se tornou a grande paixão compartilhada por ele e sua parceria.
O título, Em Ondas, não é em vão. Assim como os trechos históricos são meticulosamente introduzidos ao longo de toda a narrativa para dar maior profundidade à trama e sentido ao desfecho da obra, nas últimas páginas do livro vemos o real significado por trás das duas simples palavras que estampam a capa de seu trabalho. Duas simples palavras que nos fazem refletir através da complexidade por trás de seu significado.
Em Ondas é uma HQ obrigatória na estante de todo leitor apaixonado por histórias fascinantes, comoventes e visualmente deslumbrantes.
Leia Mais Sobre: Editora Nemo