Há mais de 10 anos a Marvel Studios cresce cada vez mais, expandido seu acervo de produções cinematográficas que compõem o maior e mais rentável universo compartilhado das telonas que, agora também está nas telinhas. Com a série WandaVision transmitida pelo Disney Plus, a Marvel deu seu primeiro passo no mundo da televisão em seu Universo compartilhado. Mesmo que antes já houvessem outras séries como Agents of Shield, do canal ABC, Demolidor e as demais produções da Netflix, a nova série da Marvel é a primeira de uma nova era de seriados diretamente conectados com o universo dos filmes.
Com esse tanto de produção, já estava na hora da Marvel inovar em como contar suas histórias e, mesmo que WandaVision conte com o conhecido “humor pastelão” que já estamos acostumados, há uma tentativa de inovação. O seriado começa em seus primeiros momentos em forma de um sitcom, algo que ainda não havia sido pensado para essas novas produções de super heróis que dominam a atenção do público. E esse formato foi um acerto gigante na tentativa de criar os mistérios que a série propôs em sua narrativa.
Na série, os Vingadores: Wanda e Visão estão vivendo uma vida de recém casados na pacata cidade de Westview, Nova Jersey, tentando esconder seus poderes e sua natureza. À medida que começam a entrar nas décadas seguintes, o casal suspeita que as coisas não são exatamente o que parecem.
A sitcom foi abordada de uma forma genial, abrindo espaço para criar inúmeros mistérios e dúvidas que cercaram quase todos os momentos da série. E para isso funcionar a produção da série precisou caprichar na edição, e eles realmente conseguiram. Toda equipe técnica, desde figurino, fotografia e o elenco da série, foram um grande acerto para que a narrativa funcionasse.
Em cada episódio, uma época diferente é abordada, relembrando inúmeros clássicos de sitcom que marcaram época nas televisões de todo o mundo. E isso foi o grande triunfo da equipe técnica de figurino e fotografia, que conseguiram trazer de volta toda a “vibe” que os clássicos seriados do passado traziam com eles; e em pequenos frames na mudança das cores, ou no olhar de um personagem, a série nos conta que algo não está certo.
A atuação de todo o elenco faz com que isso funcione de forma excepcional. Elizabeth Olsen, a Wanda, está perfeita em quase todas as suas cenas, ela entrega tudo com todo o drama necessário para nos provar que tem algo a mais além do que estamos vendo. O Visão também está ótimo. Paul Bettany entrega bem seu personagem, demonstrando todo o talento já conhecido do ator.
Além dos protagonistas, os personagens coadjuvantes acrescentam pontos positivos para narrativa da série. Kathryn Hahn, como vizinha intrometida Agnes e, Kat Dennings e Randall Park que retornam ao UCM em seus papeis de Darcy Lewis e agente Woo respectivamente, fazem parte do time de coadjuvantes que elevam os pontos positivos da série. E claro não esquecendo da Teyonah Parris que traz de volta Monica Rambeau, que tem grande futuro nas próximas produções da Marvel.
Mas nem tudo é perfeito na nova série da Marvel. A trama constrói uma narrativa que até seu último momento parece ser o ponto chave da série, mas de uma forma um pouco clichê dispensa tudo que fora sido feito até então e volta a velha e boa fórmula Marvel para encerrar o arco de alguns personagens. Além de criar muita expectativa com coisas que foram simplesmente descartadas que, embora não afetem no roteiro ou na trama, são pontos negativos que poderiam se tornar em grandes surpresas para o futuro do Universo Cinematográfico da Marvel.
WandaVision, mesmo com seus pequenos erros, é um dos maiores acertos da Marvel e uma das produções mais inovadoras no gênero herói. As várias e excitantes surpresas que não citamos para não dar spoilers, podem formar muitas boas histórias no futuro da Marvel nas telonas e nas telinhas, que provam que esse universo compartilhado ainda tem muito o que apresentar para nós.
A série provavelmente não terá uma segunda temporada, mas o Universo Marvel volta em breve com a série Falcão e Soldado Invernal, que deve estrear em breve no Disney Plus.