Após muita espera, o primeiro ato de Arcane foi lançado, trazendo o que muitos fãs esperavam: uma bela animação e uma história cativante.
Nesse primeiro ato de Arcane, temos uma introdução à história para aqueles que não conhecem a lore de League of Legends, mostrando o início da separação de Powder (que provavelmente mudará seu nome para Jinx) e Vi, e o início da tecnologia hextec, com o começo dessa era em Piltover.
As teorias estão circulando à solta, muitos acreditam que Vander seja o Warwick, devido às semelhanças na história.
A animação está excelente, como a maioria das animações realizadas pela Riot Games. Está muito bonita e cheia de detalhes, incluindo alguns easter eggs — como Krug, um monstro da selva do jogo preso em uma jaula —, que podem ser encontrados por quem já jogou o jogo.
O primeiro episódio é quase exclusivamente focado nas duas irmãs, Vi e Powder, e sua invasão à “Cidade de Cima”, como elas chamam Piltover. Nesse episódio, também é possível ver parte do sofrimento de Jinx e entender sua tristeza.
Apesar disso, nesses dois primeiros episódios, Vi é muito carinhosa e atenciosa com Powder, porém, no terceiro episódio, após Jinx causar uma explosão, Vi a bate, briga com ela e vai embora, deixando Powder aos cuidados de Silco, o atual vilão da série.
No segundo episódio, podemos ver Heimerdinger com medo da magia, que pode ser devido às Guerras Runicas, um evento muito importante na história do jogo, que aparentemente foi o caso citado pelo Heimerdinger:
Eu já vi esse poder em mão erradas. Ele corrompe, consome e destrói civilizações.
No fim do terceiro episódio, é possível ver Powder com seus olhos rosados, indicando que a loucura dela está começando, já que seus olhos originalmente são azuis, porém, in-game, ela já possui olhos rosados e já está completamente louca. Seus olhos rosados também foram vistos no clipe da música Enemy, quando ela está mais velha.
Agora, tudo o que nos resta é esperar até o próximo arco e teorizar sobre o que irá acontecer no futuro de Arcane.