Os blockbusters, hoje, são os principais filmes na indústria do cinema e responsáveis por arrecadar as maiores bilheterias no mundo todo. Com o Universo Cinematográfico da Marvel, que teve sua primeira grande saga épica concluída em 2019 e está dando início a uma nova saga que não tem previsão de chegar ao fim, aprendemos que é possível criar sagas épicas nas telonas que se expandem além de uma só história, englobando várias histórias que se encontram em um único final. Mas por que precisamos de um universo cinematográfico de Mortal Kombat?
Neste artigo vamos relembrar um pouco da épica e violenta saga dos videogames e entender um pouco mais da mitologia que sustenta o background de Mortal Kombat, que vai muito além do que um simples combate mortal.
Mitologia
O universo de Mortal Kombat é vasto e cheio de possibilidades disponíveis para criar muitas histórias. Existem diferentes espécies, culturas e deuses que estabeleceram uma rica e diversificada mitologia para o universo do game, que poderia vir a se tornar um universo muito rico nos cinemas e na televisão, como acontece com a Marvel.
O ser mais poderoso do universo é o Ser Único, considerado o progenitor de todos os Reinos (sendo os principais Earthrealm, Netherrealm, Outworld, Oderrealm, Chaosrealm, Edenia e todos os outros reinos menores). Existe uma lenda antiga, que diz que no início dos tempos, existia apenas o Ser Único e os Deuses Anciões que, por sua vez, são divindades governantes e criadoras do universo.
Além destes, ainda nos tempos primordiais do universo de Mortal Kombat, também existiam os Titãs, que antecedem os Deuses Anciões, as raças e os próprios Reinos, seguindo apenas o Ser Único. Os Titãs, no entanto, são considerados ficção por muitos seres, com algumas exceções como Raiden e Shao Khan.
Aproveitando o gancho do Raiden podemos falar dos Deuses ou Semideuses como são conhecidos também. Estes são divindades como os Deuses Anciões, mas não tão poderosos. São eles: O Deus do Trovão, o Raiden, o Deus do Vento, o Fujin e o Deus da Água, do Fogo e da Terra, que são os deuses sem nome. Alguns destes deuses foram protetores dos Reinos e levavam campeões ao Combate Mortal.
É interessante observar que todos os reinos possuem culturas e características próprias, alguns têm divindades locais que acrescentam na expansão da mitologia de Mortal Kombat, como em Netherrealm, onde o Lucifer inicialmente governou como uma divindade e, logo depois, foi derrotado por Shinnok, que também governou o Reino com aspecto de divindade.
Com infinidade de reinos, deuses e divindades, não seria de se estranhar que houvessem inúmeras espécies diferentes. O universo de Mortal Kombat é composto por muitas espécies como humanos, dragões, demônios, centauros, minotauros, cerberus, elementares, ciborgues e até mortos-vivos. Existem as espécies criadas para o game como os Tarkatas, espécie do famoso Baraka ou, os Shokan, que tem o Goro como representante mais famoso.
O Torneio
No universo de Mortal Kombat os Deuses Anciões tentaram criar um equilíbrio entre os reinos, já que Outworld constantemente tentava se fundir com outros reinos. Logo, foi criado um campeonato de artes marciais que acontece de geração em geração, reunindo os maiores guerreiros de cada reino. O vencedor precisa garantir 10 campeonatos seguidos para então dominar o reino que sedia a competição.
No jogo, existem várias sub-tramas para cada personagem que entra no torneio. Sonya esta caçando o criminoso Kano, Scorpion vai em busca de vingança contra Sub-zero. Já Liu Kang está no torneio para defender a Terra de ser dominada pelo Outworld. Esses fatos marcam o primeiro jogo da franquia e provavelmente vão ser referenciados no novo filme. Com essa ideia surgem inúmeras possibilidades de contar histórias que expandem esse contexto inicial.
São vários mundos que apresentam vários personagens para disputar o torneio. Imagine se tivéssemos filmes que abordassem as histórias solos de personagens e mundos diferentes? Se houvesse um background maior até chegar ao torneio e que, em algum momento, juntasse todos estes personagens em um só filme para duelarem?
Por todo esse lore da mitologia e dos mundos de Mortal Kombat, seria fantástico ver uma abordagem maior sobre esse universo para entendermos as motivações de cada personagem e conhecer os mundos onde os mesmos habitam. Nós precisamos de um universo cinematográfico de Mortal Kombat!
Fonte de pesquisa: Mortal Kombat Wiki | Fandom – https://mortalkombat.fandom.com/wiki/Mortal_Kombat_Wiki