O primeiro jogo eletrônico criado da história foi o Spacewar, lançado em 1961 no estado de Massachusetts nos Estado Unidos, e desde então os jogos eletrônicos foram se consolidando e tomando conta do mercado, além de se tornarem cada vez mais imersivos e realistas.
E em pleno século XXI, contamos com jogos mega realistas que já são praticamente idênticos à realidade, com enredos e personagens muito bem elaborados. Alguns jogos hoje até nos permitem fazer escolhas durante a história e com base nessas escolhas, moldar um destino diferente para cada jogador. No geral esses jogos são classificados como Aventura Gráfica ou Filme Interativo e é disso que iremos tratar nessa matéria, confira abaixo uma lista de jogos com narrativa baseada em escolhas com consequências
Life is Strange
Uma franquia desenvolvida pelo estúdio francês Dontnod Entertainment e publicado pela Square Enix. Como uma espécie de novela gráfica, Life is Strange teve sua primeira “temporada” contendo cinco episódios lançados entre janeiro e outubro de 2015.
O enredo se desenvolve pela perspectiva de Maxine Caulfield, uma estudante de fotografia que descobre conseguir voltar no tempo, podendo assim alterar o passado no que acarreta no efeito borboleta. Ao prever que a cidade fictícia onde mora, Arcadia Bay no estado do Óregon, Estados Unidos, seria destruída por uma grande tempestade, Max assume que deverá impedir que a cidade seja destruída.
Life is Strange recebeu boas críticas em seu lançamento, elogiado pelo seu desenvolvimento dos personagens, mecânica de viagem no tempo e a abordagem de temas considerados tabus. Em maio de 2017, o título já havia vendido um total de 3 milhões de cópias digitais. A Legendary Digital Studios em parceria com a Square Enix, estão desenvolvendo uma série digital baseada no game. A prequel foi lançada em agosto de 2017, intitulada “Life is Strange: Before the Storm”, e a sequência “Life is Strange 2” foi lançada em setembro de 2018.
The Walking Dead: Temporada Um
A franquia The Walking Dead: The game, desenvolvido e publicado pela Telltale Games, teve cinco episódios e uma DLC lançados entre abril e novembro de 2012. A trama toda é baseada nas HQs de Robert Kirkman, que contam a história logo após o apocalipse zumbi no estado americano da Geórgia.
TWD foi muito aclamado pelos críticos, pelo o seu tom emocional e tenso da trama e também pela conexão entre os personagens Lee e Clementine. O game ganhou mais de 90 prêmios como O Jogo do Ano, dentre estes o USA Today, GamesRadar, E! Online e o Spike Videogame Awards. No final de 2012, mais de um milhão de jogadores originais compraram pelo menos um episódio da série e venderam mais de 8,5 milhões de episódios únicos, e seu sucesso foi visto como uma revitalização do fraco gênero de jogo de aventura.
Until Down
Desenvolvido pela Supermassive Games e publicado pela Sony Computer Entertainment, Until Dawn foi lançado oficialmente em agosto de 2015 exclusivamente para PlayStation 4. O game recebeu elogios da crítica, sua pontuação geral no GameRankings é 79% e 79/100 no Metacritic.
A trama nos lembra muito o filme Sexta-Feira 13 do diretor Sean S. Cunninghamda, lançado na década de 80, que consiste no clichê com adolescentes que vão acampar num lugar isolado, chegando lá encontrarão um assassino que irá caçar e assassinar brutalmente, um por um.
Until Dawn começa nos introduzindo a um grupo de dez jovens amigos (Josh, Hanna, Beth, Sam, Mike, Jessica, Emily, Matt, Ashley e Chris ) que ao convite dos irmãos Josh, Hanna e Beth, decidem passar o final de semana de inverno numa cabana em Blackwood Mountain.
Ao chegarem na cabana, alguns dos adolescentes resolvem pregar uma pegadinha de mal gosto em Hanna, que tem interesse amoroso por Mike. Então Mike convida Hannah para ir ao seu quarto, e sem que ela perceba, Jessica, Emily, Matt e Ashley se escondem, enquanto Mike a convence Hanna a tirar a roupa, Jess acidentalmente revela a presença do grupo. Após Hanna ser humilhada pelo grupo de jovens, Sam entra para avisá-la, descobrindo que já era tarde demais.
Hannah saiu correndo da cabana em direção a floresta meio a uma nevasca, enquanto todos gritavam, tentando se desculpar e persuadi-la a voltar. Beth, que estava noutro cômodo, apareceu de repente quando ouviu a comoção e perguntou o que acontecera. Após saber que Hannah foi humilhada, ela repreendeu os amigos com raiva e seguiu Hannah.
Quando Beth encontrou os rastros de Hanna no meio da floresta, ela a encontrou numa pequena clareira e a confortou. De repente, eles ouviram um som violento e fugiram de um perseguidor invisível. Encurraladas na beira do penhasco, Hannah escorregou e caiu enquanto segurava a mão de Beth, puxando-a junto a ela. Beth conseguiu se pendurar em um grande galho na beira do penhasco, segurando Hannah com a outra mão. Uma pessoa desconhecida se agachou na beira do penhasco e estendeu a mão para ajudar, mas Hannah e Beth caem para a morte aparente, para nunca mais serem vistas.
Após um ano do desaparecimento de Hannah e Beth Washington, os sete amigos restantes aceitam o convite de Josh de voltar para a cabana na montanha. À medida que o grupo se separa para participar nas suas próprias festividades, a escapadela aparentemente monótona começa rapidamente a tornar-se sinistra de várias maneiras.
Detroit: Become Human
Um game cinematográfico de suspense desenvolvido pela Quantic Dream e lançado para PlayStation 4. O jogo também está disponível para Microsoft Windows. O quinto título da empresa, sendo este o seu quarto drama interativo.
Escrito e dirigido por David Cage, fundador e co-CEO da Quantic Dream. O jogo, foi lançado em 25 de maio de 2018, e a versão digital premium para PlayStation 4 lançou um dia antes. Já para o Microsoft Windows, foi lançado exclusivo na Epic Games Store no dia 12 de dezembro de 2019. Em 18 de junho de 2020, ele recebeu um lançamento mais amplo na loja Steam.
A história se passa no ano 2038 em Detroit cidade do Estado do Michigan, EUA. As tecnologias evoluíram de tal forma que já é possível o convívio de androides e humanos. Você terá a concepção desta realidade através da Kara (Valorie Curry), Connor (Bryan Dechart) e Markus (Jesse Williams), androides fabricados pela empresa fictícia CyberLife.
Kara é uma androide modelo AX400, projetada para atividades familiares. Após voltar para a casa de seu dono, Todd Williams, e passar por uma restauração, ela reconheceu Alice, filha única de Todd. Quando Kara percebeu o forte temperamento de seu dono, decidiu pegar a Alice e fugir para assim começar uma nova vida juntas.
Connor é o mais recente modelo androide RK800, cujo trabalho é auxiliar a investigadores. No entanto, conforme os números de Divergentes aumentaram, a CyberLife forneceu à polícia de Detroit um de seus protótipos, assim Connor tornou-se parceiro do Tenente Hank Anderson. Portanto, o robô deve conquistar a confiança de Hank na investigação de alto risco sobre o fenômeno que pode estar na origem dessa divergência e enfrentar a decisão entre trair a sua espécie ou quem o criou.
Markus é do modelo RK200 concebido para cuidar do famoso pintor, Carl Manfred, que agora está preso a uma cadeira de rodas. Com o tempo, Carl estabeleceu uma conexão de pai e filho com Markus. Leo, filho biológico de Carl desaprova tal relação, criando assim um conflito com Markus. Que infortunadamente fora parar numa lixeira, onde renascerá, determinado a liderar um grupo de Divergentes para lutar pela liberdade dos androides.
Apesar da boa recepção e críticas positivas para com cenários, personagens, visuais, dublagem e é claro as escolhas de impacto durante a trama, Detroit: Become Human obtivera bastante críticas negativas enquanto aos controles de movimentos, manuseio incorreto de alegorias históricas e temáticas, alguns aspectos dos personagens e enredo.
O game concorreu aos títulos de melhor narrativa e melhor direção no The Game Awards de 2018, mas perdeu para os games Red Dead Redemption 2 e God of War respectivamente. Todavia fora vencedor do título de excelência em narrativa no SXSW Gaming Awards de 2019.