O Senhor dos Anéis é uma das obras mais importantes da literatura mundial. Nela, há vilões e heróis temíveis, mas poucos são como os Orcs de J. R. R. Tolkien.
A nova série, baseada os livros do autor, está prestes a estrear. Por conta disso, nós, do Código Nerd 42, resolvemos explicar um pouco sobre a origem e as características dos temíveis soldados do exército do Lorde das Trevas.
A origem dos Orcs de Tolkien
No universo de Tolkien, o mundo que dá palco às histórias, fora criado por um ser divino chamado Eru Ilúvatar. Eru criou seres, quase divinos, chamados Valar — que explicaremos em outro artigo. No entanto, é importante saber disso, pois há um Valar importante na criação dos Orcs: Melkor (ou Morgoth), o Valar caído, Lorde das Trevas.
Os Elfos foram a criação mais bela e pura de Eru. Porém, foi Melkor, o primeiro dos Valar, a descobrir sua existência. Logo, o Lorde das Trevas passou a enviar espíritos malignos para plantar a discórdia e o ódio de alguns destes contra os Valar.
Alguns destes Elfos eram sequestrados e levados até Utumno — a primeira fortaleza de Melkor —, onde foram massacrados e torturados, para então se tornarem Orcs.
Além disso, eles foram criados com base no ódio, resultando em uma raça violenta, guerreira, e em um perpétuo estado de caos consigo mesmo.
Características dos Orcs
Primeiramente, é preciso lembrar que, embora os Orcs sejam feitos através de Elfos, suas características se diferem bastante.
Os Elfos, são seres belos e, em sua maioria, puros. No entanto, os Orcs são cruéis, sádicos, de coração sombrio, viciosos e odiosos de tudo e de todos.
Além disso, possuem aparência grotesca e repugnante. Eles são fisicamente baixos, possuem ombros largos, nariz achatado, bocas grandes, e pele amarelada, esverdeada ou escura.
Os Orcs não fazem coisas belas, e, em sua maioria, são fracos, embora numerosos. No entanto, são inteligentes e capazes de criar coisas interessantes, incluindo máquinas, ferramentas, armas e instrumentos de tortura.
Os orcs também desenvolveram a construção de túneis para viverem no subsolo, longe da luz. Eles podem escavar e minerar tão bem quanto qualquer um, exceto, talvez, os Anões mais habilidosos.
A natureza dos Orcs é a maldade e a violência, inclusive, é comum que eles matem um aos outros por assuntos mesquinhos. No entanto, o desdém imutável por todos os Elfos, Anões e Homens (exceto aqueles que lutavam ao seu lado), os unem a ponto de formarem um grande e poderoso exército.
Os Uruk-Hai
Contudo, os Orcs já citados possuem um semelhante nas histórias de Tolkien: Os Uruk Hai. No entanto, esses possuem a criação diferente, mais grotescos e muito mais poderosos.
Os Uruks foram criados durante a Segunda Era. Eles são mais fortes, mais altos e são a raça elite do exército de Sauron. Além disso, diferentemente dos Orcs “normais”, os Uruks podiam andar sob a luz do sol.
A criação dos Uruks ainda é um mistério, embora se acredite que tenha ligação com os humanos e não apenas com os Elfos.
Mais tarde, na Terceira Era, Saruman, o Branco, criou novos Uruks através de suas artes das trevas nos poços de Isengard. Então, eles formaram uma parte poderosa de seu exército ao lado dos homens inimigos de Rohan e os demais orcs.
O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder trará os Orcs de Tolkien de volta ao live-action em 1 de setembro, exclusivamente no Prime Video.
Leia mais sobre: O Senhor dos Anéis