A distopia é o contrário de uma utopia, nela vemos um mundo que vive em desespero, assolado pela natureza, em opressão por governos totalitários e ou, ditaduras; ou um mundo destruído por alguma força sobrenatural. Bons exemplos disso são os livros da série Jogos Vorazes, da autora Suzanne Collins, 1984, de George Orwell, e séries de TV como The Walking Dead e The 100.
Este assunto é abordado por inúmeros livros, séries, e filmes, mas citaremos aqui neste artigo 5 filmes que abordam diferentes ideias de distopia para você assistir hoje mesmo e entender mais sobre o assunto.
O Expresso do Amanhã (2013)
Dirigido pelo vencedor do Óscar 2020, Bong Joon-Ho (Parasita), o filme se passa em um futuro não tão distante, após uma tentativa não sucedida de impedir o aquecimento global, o mundo é tomado uma nova era do gelo. A nova sociedade vive agora a bordo de um trem em movimento, e é dividida por uma estratificação social, onde os pobres ficam na parte de trás, vivendo em condições sub-humanas enquanto os ricos se localizam no resto do trem de modo mais confortável.
Uma revolução começa quando Curtis (Chris Evans), decide liderar pessoas que tentam derrubar a ordem estabelecida. Portanto terão de enfrentar os ricos e seus privilégios, como exemplo poder de fogo e comida de sobra.
Este filme traz uma excelente reflexão sobre desigualdade social, e traz um mundo diferente do que vivemos, mas com semelhanças que estão presentes na sociedade atual.
Blade Runner: O caçador de androides (1982)
Considerado por muitos o melhor filme de ficção científica de todos os tempos, baseado na obra de Philip K. Dick, Androids sonham com ovelhas elétricas?, Blade Runner: O caçador de androides nos leva diretamente ao mundo Cyberpunk, em uma sociedade marcada pela poluição, problemas climáticos, consumismo, superpopulação e discrepâncias sociais — pouco semelhante com o presente em que vivemos, não?!
Dirigido por Ridley Scott (Gladiador), o filme mostra o caçador de androides Rickard (Harrison Ford), em uma missão para matar um grupo de Replicantes — androides do universo Blade Runner – que no decorrer da trama aprende muito sobre o valor da vida e da existência durante a busca pelos robôs.
Apesar do mundo sombrio de Ridley Scott, o ponto alto do filme está nos questionamentos sobre a essência do “ser” humano, quando confronta os humanos com os replicantes, fazendo com que, de forma profundamente poética, criamos uma reflexão sobre esses conceitos. A cena final do filme, é sem dúvidas uma das cenas mais bonitas da história do cinema.
Matrix (1999)
O filme que revolucionou os cinemas na virada dos anos 2000 não podia ficar de fora desta lista, já que este é um dos melhores filmes que envolvem distopias já feito. Criado pelas irmãs Wachowski, o longa traz como protagonista Thomas Anderson (Keanu Reeves), um programador de computadores que vive atormentado por pesadelos, onde se vê conectado em uma imensa rede de computadores contra sua própria vontade. Assim, Thomas começa a duvidar da realidade em que vive, até que encontra Morpheus (Laurence Fishburne) e Trinity (Carrie-Anne Moss), e toma conhecimento de que vive na Matrix, além de descobrir que é o “escolhido” capaz de salvar o mundo.
A Matrix é uma realidade construída por um sistema de computadores que domina o mundo, levando as pessoas a viver em uma realidade simulada, o que faz do filme muito mais profundo do que demonstra ser. Embora aparentemente seja um filme de ação, cheio de efeitos especiais, as irmãs Wachowski trazem questionamentos de fontes filosóficas como Platão e Jean Baudrillard, que nos fazem refletir sobre estado de dominação em que vivemos e como estamos submetidos a realidades construídas pela perspectiva do status quo.
Invasão Zumbi (2016)
Não é só em Hollywood que filmes de qualidade são produzidos. Nos últimos anos são vários exemplos de filmes produzidos no “estrangeiro” que ganham espaço nas telonas do mundo inteiro, com diferentes gêneros e propostas. Como o assunto é distopia, trazemos aqui o longa de Yeong Sang-Ho, Invasão Zumbi, o premiado thriller que trouxe um novo ar para os filmes de zumbis.
No longa, após um surto de um vírus desconhecido tomar conta da Coréia do Sul, é decretado estado de emergência. Na tentativa de fugir do caos, os sobreviventes ficam presos em um trem-bala que está indo em direção a Busan, a unica cidade não afetada pelo vírus.
Invasão Zumbi aparenta ser mais um thriller/terror frenético onde os personagens lutam por sobrevivência, mas a direção demonstra sensibilidade pelo diálogos sensacionais e os movimentos de câmera quase inovadores para o gênero. As cenas de ação e o terror que o filme impõe são de tirar o fôlego, fazendo valer a diversão. Além do mais, as causas do vírus nos levam a refletir até onde vai o nosso ego.
V de Vingança (2005)
Baseado na obra do gênio Alan Moore, o filme de James McTeigue nos leva a uma Inglaterra futura governada por fascistas. O regime autoritário prende, mata e tortura todos aqueles que se opõe ao governo, assim como todos que são julgados como párias, como negros e homossexuais. Além do mais, o governo usa da mídia para alienar as pessoas, promovendo notícias falsas e gerando falsas ideias, de modo que estas se mantenham submissas à vontade do Partido. Mas tudo muda quando um mascarado, chamado “V” (Hugo Weaving), começa a criar atos de rebeldia contra os opressores, a fim de libertar o povo do poder dos governantes, da alienação e condicionamento promovido pelos mesmos.
Este filme traz uma distopia que é muito atual em diversas partes do mundo, onde governos com discursos fascistas, moldam a mídia e fazem a cabeça de milhares de pessoas afim de implantar suas ideias, além de mostrar o quão perigoso e terrível será viver sob um governo assim. E isso tudo sem imaginar ou teorizar ideias, pois tanto o filme quanto a HQ, contam com uma grande inspiração em governos autoritários que já existiram, como ditaduras militares ou o nazismo.
V de Vingança, é um ótimo filme para criar reflexão e senso crítico sobre esse tipo de governo, e esses pensamentos são essenciais para se discutir nos tempos em que vivemos.
—
Alguns filmes ficaram de fora dessa lista, mas esses 5 citados podem dar uma noção básica de alguns tipos de distopia além de trazer boas reflexões e claro, bastante divertimento!
Quais são suas distopias preferidas? Conte pra nós nos comentários.