Nesta segunda-feira (21) o chefe de divisão da Xbox, Phil Spencer anunciou em seu Twitter a compra da ZeniMax Media pela Microsoft.
A aquisição envolve o controle sobre Bethesda Softworks, Bethesda Game Studios, Id Software, ZeniMax Online Studios, Arkane, MachineGames, Tango Gameworks, Alpha Dog e Roundhouse Studios. Esses estúdios são responsáveis por franquias como The Elder Scrolls, Fallout, Doom, Wolfenstein.
Em seu Twitter, Phil Spencer diz está entusiasmado com o modo que as coisas irão avançar para os jogadores de todos os lugares.
A compra custará US$ 7,5 bilhões de dólares, valor este três vezes maior que o investimento da Microsoft em 2014 na Mojang e Minecraft. Tornando-se assim a maior compra da história dos videogames.
Ainda estamos trabalhando nos mesmos jogos de ontem, criados pelos mesmos estúdios com os quais trabalhamos há anos, e esses jogos serão distribuídos por nós.O acesso a recursos nos fará sermos uma publisher e desenvolvedora melhor.
Disse o Vice-presidente sênior de marketing global da Bethesda, Pete Hines.
As negociações devem ser encerradas no segundo semestre de 2021. A partir desse fechamento a Microsoft passará a ser dona de 23 estúdios.
“Os jogos são a categoria mais expansiva na indústria do entretenimento, já que as pessoas em todos os lugares recorrem aos games para se conectar, socializar e jogar com seus amigos”, disse Satya Nadella, CEO da Microsoft em comunicado.
A Microsoft diz que está previsto trazer os futuros jogos da Bathesda para o Game Pass, o seu serviço de assinatura mensal, que agora conta com mais de 15 milhões de assinantes, acrescentou a Microsoft.