Neil Gaiman é muito famoso no mundo nerd pelos seus quadrinhos, livros, roteiros para seriados e filmes que sempre fascinam de diversas formas diferentes. Assim como faz em Good Omens – Belas Maldições – no seriado baseado no livro que Gaiman escreveu junto de Terry Pratchett, que tem quase o mesmo nome (Belas Maldições – Belas e Precisas Profecias de Agnes Nutter) lançado no catálogo da Amazon Prime Video no ano passado.
O catálogo da Amazon traz excelentes produções a cada lançamento, mas, infelizmente, algumas passam um pouco despercebida pela grande massa de consumidores de seriados, pois há bem pouco tempo, existiam outros canais de streaming mais populares que o Prime Video. Good Omens se encaixa nessas produções, uma série pra lá de divertida, com um elenco fantástico e inúmeras referências para nerd nenhum botar defeito e que, a grande maioria nem sabe que existe…
Portanto, este artigo é destinado para falar um pouco mais sobre essa adaptação, sem spoilers é claro, onde vamos apresentar a série para que outras pessoas tenham o prazer de acompanhar a cômica história de um anjo e um demônio que tentam evitar o fim do mundo que conhecemos.
Trama
Em Good Omens, seguimos o anjo Aziraphale (Michael Sheen) e o demônio Crowley (David Tennant), que durante toda a existência do mundo, atuam juntos para orquestrar o Grande Plano e o Juízo Final, no entanto, acostumados com as mordomias e costumes da vida na Terra, eles decidem impedir a vinda do anticristo e com ele a batalha final entre o Céu e o Inferno. Agora os dois precisam encontrar o filho das trevas que na verdade, não passa de um menino que vive uma vida simples num pequeno vilarejo da Inglaterra.
Logo no início, anjo e demônio criam um laço que dura mais de 6.000 anos e descobrem que possuem mais coisas em comum do que diferenças. De uma forma bastante cômica, vemos a amizade entre os dois desde os primórdios até os dias mais modernos, onde os dois vivenciam grandes momentos da humanidade (na visão histórica e na visão bíblica).
Ao longo da série, vemos inúmeras semelhanças entre os dois, mas ambos tem missões completamente diferentes. Enquanto Aziraphale deve encorajar o garoto a fazer o bem, Crowley deve tentar o garoto a fazer o mal, porém tudo dá desanda quando eles escolhem a criança errada.
Personagens
Um dos maiores triunfos da série e sem duvidas a coisa mais divertida são os personagens e a escolha do elenco. Os personagens quase todos britânicos até o osso, com piadas certeiras, junto do roteiro que é excelente, fazem dessa série viciante até o último momento.
Entre esses personagens, o queridíssimo Aziraphale, apaixonado pelas deliciosas comidas da Terra, como sushi e bolos e pela leitura, o anjo é fascinado pelas histórias que os humanos podem contar. O carisma e a fofura do personagem, fazem com que não aceitemos que nada de ruim aconteça com ele.
O mesmo acontece com o estilosíssimo demônio Crowley, que tem todo a elegância de um roqueiro britânico, e que sabe como causar o caos. Enquanto muitos demônios tentam destruir, possuir e queimar as coisas, Crowley, prefere desativar as linhas telefônicas por algum tempo, o que gera um caos daqueles. Em boa parte de suas cenas ele dirige um Bentley antigo, ouvindo Queen no último volume.
O anjo Gabriel (Jon Hamm), faz o papel de um antagonista, que deseja a guerra entre o Céu e Inferno para que os anjos possam vencer, assim como a demônio Beelzebub (Anna Maxwell Martin) que coordena o Armageddon pelo lado dos demônios. Ambos possuem seus “capangas” que garantem a diversão quando aparecem.
Além desses, há o arco dos Caçadores de Bruxas nada convencionais e, da bruxa, Anathema (Adria Ardjona); ela é descendente direta de Agnes Nutter, a bruxa que escreveu um livro de profecias certeiras — entre elas de que em dezembro de 1980 apareça uma maçã que ninguém pode comer (Apple) — e agora, Anathema que possuí o livro, precisa usar as profecias para deter o Armageddon.
Também possui os quatro — e modernos — cavaleiros do Apocalipse que tem como objetivo servir o filho das trevas, que na verdade é apenas um garoto que não tem noção nenhuma de seus poderes, mas apesar disso tudo o que ele acredita se torna realidade, e o mundo começa a mudar quando o mesmo começa a ler revistas de teorias da conspiração (como o aparecimento do Kraken por exemplo). Porém, o anticristo, chamado Adam Young (Sam Taylor), não está sozinho, ele possui — além de um cachorrinho enviado do Inferno para ser uma besta e acaba virando pet — três amigos inseparáveis que o ajudam a se manter mais humano.
Vale a pena assistir?
Good Omens é mais uma das inúmeras e divertidas séries disponíveis no catálogo da Amazon Prime Video que valem a pena ser maratonadas.
Essa é uma série de comédia e aventura sobre anjos, demônios ingleses, apaixonados por bolos e rock n roll, que tentam evitar o apocalipse que será causado por uma criança de 11 anos, se você espera grandes cenas de ação com essa temática, você está errado, essa série, é para quem procura diversão e boas risadas, ainda mais para aqueles que se perguntam os motivos de Deus ter feito o que fez nos contos bíblicos, pois alguns desses eventos são mostrados e de forma hilária.
Se você está procurando algo para maratonar, assista aos divertidos e aconchegantes 6 episódios disponíveis na Amazon Prime, e depois, nos diga o que achou aqui nos comentários.