Star Trek é umas franquias mais importantes da televisão, do cinema e da cultura pop em geral. O que começou como viagens semanais da infame Enterprise, agora se tornou um vasto universo cheio de raças alienígenas e grandes histórias. Entretanto, nem todo mundo tem coragem de mergulhar nesse mundo por conta de sua longa duração. Houveram muitas séries e filmes da saga durante todo esse tempo.
Por conta disso, nós, do Código Nerd, decidimos fazer uma pequena lista com cinco motivos que podem fazer você mudar de ideia.
Os temas
A princípio, Star Trek possui uma premissa simples e fácil de se entender. Uma nave viaja pelo espaço descobrindo novas formas de vida, mundos estranhos e fenômenos galácticos, certo? Nem tanto. Star Trek se aproveita de sua vasta liberdade narrativa para contar inúmeros tipos de histórias.
Dessa forma, temos thrillers políticos, dramas pessoais, batalhas galácticas, e monstros por episódio. Cada aventura parece um pequeno filme próprio, claro que com um orçamento menor. Ainda assim, há temas mais complexos escondidos nas entre-linhas. Existencialismo, niilismo, humanismo, e até longos questionamentos sobre o sentido da vida.
O que é existir? O que é sentir? Tudo isso já foi discutido de forma incessante ao longo das várias temporadas de Star Trek.
Portanto, se você procura ficção científica atrelada a diversos tipos de temas complexos, Star Trek é para você.
A variedade
Embora, inicialmente, pareça uma fraqueza, o vasto número de séries atreladas ao nome Star Trek acaba por se tornar uma vantagem. De antemão temos diversos lugares por onde começar.
A série clássica, a primeira de todas, foi feita nos anos sessenta e, portanto, é um produto de seu tempo. Porém, possui Kirk e Spock, clássicos e icônicos personagens da franquia.
The Next Generation é o ovo de ouro da franquia. Picard, Data, Worf, inúmeros personagens com um ótimo desenvolvimento surgiram aqui.
Deep Space Nine abandona o estilo de viagem espacial. Aqui, acompanhamos Capitão Sisko e sua equipe tentando proteger um setor individual da galáxia.
Voyager é uma viagem de volta para casa cheia de perigos e obstáculos.
Nesse sentido, até as séries mais atuais podem ser um bom lugar para começar. Strange New Worlds, por exemplo, serve como prequela para a série clássica, então não demanda um grande conhecimento da franquia para apreciá-la. Então, há Star Trek para todo mundo e todos os estilos.
Os personagens
Para uma franquia tão longa como essa, Star Trek acabou por nos entregar alguns dos personagens mais icônicos do mundo nerd. Desde Spock, o vulcano frio e analítico com um lado humano, até Picard, o capitão mais infame do universo. Acompanhar a evolução desses personagens é um grande privilégio.
Seus sensos morais, personalidades e tiques são o coração de cada série. Mas não só os mocinhos que são interessantes. Temos vilões e ameaças muito bem construídas. Por exemplo, o famoso Khan, que acabou por se tornar o vilão mais famoso da saga por conta de sua aparição no filme Ira de Khan.
De qualquer forma, acompanhar o desenvolvimento dos personagens ao longo de tantos anos nos faz criar uma conexão como nenhuma outra com os mesmos.
Não é atoa que a maioria deles se tornaram ícones da ficção em geral.
Os filmes
Não tem paciência para tentar as séries? Sem problema! Star Trek já teve muitos longas ao longo dos anos, porém, os mais famosos certamente são os reboots dos últimos filmes.
Se passando em um universo alternativo, os três primeiros filmes funcionam como uma espécie de reboot da série clássica, com reimaginações de personagens como Kirk, Spock, Uhura, etc.
Tais filmes, além de divertidos, também te colocam a par da maioria dos conceitos do universo da série.
Por fim, você também pode tentar os próprios clássicos. A série clássica jamais foi terminada, então, para tentar fechar a história, a Paramount produziu vários filmes com o elenco original. Assim, vemos o resto da história de Spock e Kirk depois da missão de cinco anos. É uma ótima alternativa para a série clássica. Com esses, você conhece A Enterprise original com um toque cinematográfico.
O universo
Por fim, o motivo definitivo para dar uma chance para Star Trek é seu vasto universo. Raças, planetas, guerras, e grandes eventos cósmicos. Tudo isso está em um prato cheio esperando você.
Além disso, Star Trek possui uma mensagem humanista poderosa. No futuro da franquia, a humanidade inteira se juntou em um único conglomerado, A Federação, e nela, viajamos pelas estrelas colonizando mundos. Ao longo dos episódios, essa suposta união perfeita é posta a prova por um universo cada vez mais intimidador e desconhecido.
E mesmo com tantos conflitos ao longo dos anos, Star Trek sempre termina com a promessa de um amanhã melhor, afinal, não é por isso que todos nós lutamos?
Todas as produções de Star Trek estão disponíveis no catálogo da Paramount+.
Mas, e você? Ficou ansioso para conhecer a franquia? Já a conhece? Comente aqui embaixo!