Muitos gamers que iniciaram suas jogatinas na década de 2000 se identificam com uma questão: o que aconteceu com os MMORPGs? O gênero que já foi extremamente popular com jogos como World of Warcraft, Ragnarok Online, Tibia, Lineage 2, Perfect World, Runescape e Mu Online, decaiu de uma forma inimaginável, restando somente alguns poucos nomes de peso atualmente, como o próprio World of Warcraft, Guild Wars 2 e Final Fantasy XIV: A Realm Reborn (game que teve um início conturbado e foi praticamente refeito do zero), mas que possuem mensalidade e/ou devem ser comprados para jogar, seja em seu total ou em parte do conteúdo como Guild Wars 2, o que diminui ainda mais a acessibilidade desses games.
Uma parcela considerável da culpa se deve a MMOs que possuíam uma expectativa (Hype) enorme com empresas de peso do segmento por tras de seus projetos, terem lançamentos conturbados, lojas in-game onde eram vendidos itens por meio de dinheiro real para melhorar seu personagem de maneiras exorbitantes ou mesmo pagar um tipo de mensalidade para obter vantagens muito acima dos jogadores que não o utilizavam (o famigerado Pay to Win) e problemas que demoraram a ser resolvidos como servidores lotados gerando filas inacabáveis, glitchs e bugs. Aliado a tais problemas, ainda se deu a aceleração do tempo dentro dos jogos, gêneros como MOBAs e Battle Royales se tornaram populares com partidas rápidas e sem a necessidade de uma dedicação de um tempo considerável para a progressão no jogo, devido a correria do dia-a-dia e a falta de tempo para dedicar aos games RPG.
MMORPGs com previsão para 2019!!
O ano há pouco se iniciou, mas traz uma esperança para os amantes do gênero; tivemos um pequeno gosto no final de 2018 e início de 2019 de Ashes of Creation, com um Battle Royale e elementos de RPG para mostrar o potencial do game em um jogo a parte (stand-alone) do MMORPG, previsto para lançamento no último trimestre do ano; temos também Ascent: Infinite Realm (abreviado como A:IR) sem data específica mas previsto para 2019, da mesma empresa de PUBG, a Bluehole Company, o game terá temática Steampunk, propondo uma liberdade imersiva de movimentação e contando ainda com batalhas massivas de Realm vs Realm (servidor x servidor) e batalhas aéreas.
Com lançamento previsto para o segundo semestre do ano, Astellia Online, da Nexon Corp., uma gigante dos games, entra com a proposta de reviver da trindade dos MMOs: DPS (personagens com foco em dano), Tank (personagens com foco em resistência) e Healer (curandeiros), mas com uma inovação no combate, história e na experiência End-game (quando se atinge o nível máximo); e por último, mas não menos importante, está previsto para 2019 ainda o Project TL (conhecido também como Lineage Eternal), game com câmera isométrica semelhante aos games da série Diablo, da também descomunal NCSOFT, produtora de games que partilharam da época de ouro dos MMOs como Lineage 2 e Aion Online, mas que ainda contam com nomes conhecidos como Blade & Soul e o já citado Guild Wars 2.
Temos ainda Lost Ark Online, game que já foi lançado em terras coreanas e já confirmado para vir ao ocidente, o game também compartilha a câmera isométrica como o Project TL e focado no conteúdo PvP e PvE. O game se destaca na quantidade de possibilidades de árvores de habilidades possíveis no progresso do jogo e já é um dos mais aguardados para chegar em terras americanas.
O que esperamos é que todos esses projetos sigam firmes e revivam o gênero tão amado por tantos que surgiu a partir de mesas físicas dos mais diversos livros de RPG para o mundo virtual possibilitado pela tecnologia. Tais lançamentos constituem ainda a difusão de cultura, onde os velhos amantes do gênero em seu auge podem contrastar com os novos integrantes que surgem a cada dia. Fiquemos atentos e com os dedos cruzados para tudo seguir de acordo com a expectativa, aproveitando o melhor de cada mundo!