Os filmes sul-coreanos vêm ganhando bastante destaque no ocidente nos últimos anos, o mais recente é o filme Parasita (2019) que conseguiu ter nove indicações no Óscar 2020 fazendo história ao ser o primeiro filme sul-coreano a ser indicado à Categoria de Melhor Filme, além de ter ganhado o prêmio Palma de Ouro no Festival de Cannes e o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro.
Seus enredos únicos e uma excelente direção de arte são alguns dos motivos para chamarem tanta atenção de um público cansado das superproduções de Hollywood. Com isso, selecionamos cinco filmes não tão divulgados por aqui, mas que também merecem atenção. Confira:
O Motorista de Táxi (2017)
O taxista de Seul, Man Seob, protagonizado por Song Kang Ho, é contratado por um jornalista estrangeiro para levá-lo até a cidade de Gwangju. Ao chegar lá, eles se deparam com o lugar tomado pelo governo militar e com os cidadãos, liderados por um grupo de estudantes, reivindicando liberdade. O que começa com uma simples corrida de táxi se torna uma luta pela sobrevivência em meio à Revolta de Gwangju, em maio de 1980. Dirigido por Hu Jang, é um filme de comédia e drama com cenas ação dando um grande destaque à vida simples e cheia de problemas do cotidiano de Man Seob.
Lady Vingança (2005)
Dirigido pelo cineasta Park Chan Wook, famoso por ter dirigido os filmes A Criada e Oldboy, é a terceira parte da Trilogia da Vingança e conta a história da jovem Lee Geum Ja, protagonizado por Lee Young Ae, que é acusada de assassinar uma criança. Por causa de sua juventude e beleza, seu crime horrível atraiu a atenção de todos os meios de comunicação. Após treze anos, tomada de raiva, Geum Ja planeja vingança contra seu ex-professor, Sr. Baek. É um filme de suspense psicológico.
A Bruxa: Parte 1 – A Subversão (2018)
Há dez anos, Ja Yoon, protagonizado por Kim Da Mi, escapou de uma instalação do governo em meio a um incidente e perdeu a memória. Um casal de idosos a adota, embora não saiba seu nome ou idade. Ela cresce para ser uma estudante do ensino médio brilhante e entra em uma audição na televisão nacional para ganhar o primeiro prêmio e ajudar a sua família está em apuros. Assim que ela aparece na televisão, pessoas estranhas começam a aparecer em sua vida. Um homem chamado ‘Noble’ se move constantemente ao seu redor, além do ‘Dr. Baek ‘ e ‘ Mr. Choi ‘, que a procuram desde seu desaparecimento. Com a sua vida caótica, tudo mudará num piscar de olhos. Dirigido por Park Hoon Jung é um filme de suspense e drama policial tendo alguns pequenos momentos de terror.
O Traidor (2015)
Príncipe Yeonsan (Kim Kang Woo) fica louco quanto ele mata os responsáveis pela morte de sua mãe. Ele aponta seu velho amigo Im Soong Jae (Ju Ji Hoon) e seu pai para a posição de retentor. Eles são então pedidos para reunir belas mulheres de todas as partes do país para o prazer do Príncipe Yeonsan. Mulheres são levadas independentemente do seu estado civil ou classe social. Dan Hee (Lim Ji Yeon) é uma mulher bonita, mas ela é uma açougueira de classe mais baixa. Ela salva Im Soong Jae do perigo e, em seguida, pede para levá-la para o palácio. Im Soong Jae se torna conflituoso enquanto o Príncipe cobiça a bela Dan Hee. É um filme de drama histórico com picos de suspense dirigido por Min Kyu Dong, não recomendado para menores de 18 anos por ter violência e abuso sexual.
Be With You (2018)
Sendo filme mais leve da lista em quesito de roteiro, conta a história de Soo Ah (Son Ye Jin), que antes de falecer, faz uma promessa inacreditável ao marido, Woo Jin (So Ji Sub), de retornar um ano depois em um dia chuvoso. Milagrosamente, ela mantém a promessa e reaparece diante de seu marido e filho, mas todas as suas memórias desapareceram. Ele é baseado no romance japonês escrito por Takuji Ichikawa, com a direção feita pelo cineasta Lee Jang Hoon é um romance centrado na relação familiar.