Você está perdido com tudo que anda acontecendo nos últimos dias? Racismo, negritude, privilégio… Nós elaboramos uma lista com os melhores livros para refletir sobre o racismo e desenvolver discussões!
Sem mais delongas, vamos à lista:
Nem preto nem branco, muito pelo contrário, de Lília Moritz Schwarcz
Você conhece algum racista? Se sim, o indivíduo se reconhece como um? Neste ensaio, é abordada a ambiguidade dos brasileiros quanto ao racismo, que continua a existir pela declaração de inexistência de muitos.
Lília Schwarcz, historiadora e antropóloga, estuda as relações sociais desde o período colonial nesta obra.
Quarto de despejo: Diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus
Publicado em 1960, hoje é considerado um dos marcos da literatura feminina no Brasil.
O livro é composto por relatos de Carolina Maria de Jesus, catadora de papéis, que registra com uma linguagem simples as angústias, sofrimentos e mudanças aos quais os favelados passavam em seu cotidiano.
A resposta, de Kathryn Stockett
A obra se passa em Mississipi, EUA, no ano de 1962, e narra o abuso sofrido por empregadas negras, e como o cenário mudou por conta da publicação de um livro.
Apesar de ser ficcional, A resposta é uma homenagem da escritora a Demetrie, empregada negra que foi o porto seguro na infância da autora, além de ter sido inspirado em situações da vida real.
Americanah, de Chimamanda Ngozi Adichie
Neste romance, conhecemos Ifemelu, mulher nigeriana que em tempos sombrios na terra natal, muda-se para os Estados Unidos, e acaba se deparando com as dificuldades de ser mulher, imigrante e negra em outro país.
Chimamanda, autora nigeriana, baseia-se em suas experiências ao escrever acerca da desigualdade de gênero, imigração e racismo
Pequeno manual antirracista, de Djamila Ribeiro
Lançado no ano passado, encontramos onze capítulos que abordam a negritude, a violência racial, a branquitude, a cultura, e muitos outros temas.
Djamila Ribeiro, filósofa e ativista, apresenta caminhos para se aprofundar na estrutura do racismo e como se responsabilizar pela transformação.
—
Agora que você já conferiu as nossas indicações, que tal ler alguns livros para expandir seu conhecimento sobre o assunto? Tem algum outro título que gostaria de ver nesta lista? Deixe seu comentário.