O universo de Star Wars apresenta uma quantidade enorme de planetas que abrigam diversos personagens interessantes que aparecem no decorrer da saga, tanto nos cinemas, quanto nos livros, quadrinhos, nos games e na TV. Mas com tantos personagens é possível apontar para um protagonista nesta história? A resposta é não!
No entanto, a história da galáxia muito, muito distante é marcada por guerras e desavenças, pela opressão e o medo. Mas também, pelo heroísmo, pela coragem e, principalmente, pela esperança… E apenas um personagem possuí tais características: O fazendeiro, o herói rebelde, o Jedi, Luke Skywalker.
Neste Dia Mundial de Star Wars vamos relembrar um pouco do personagem “símbolo” da saga Star Wars, e que é considerado um dos maiores heróis da cultura pop de todos os tempos.
A Ordem 66 e a ascensão do Império
Antes de entendermos o por quê Luke Skywalker é o maior herói de seu tempo em Star Wars, primeiro, precisamos entender a ascensão do Império e o que ele representa, para isso vamos lembrar o que foi a Ordem 66.
O final das Guerras Clônicas ficou marcado como um evento de extermínio, onde os soldados da República assassinaram quase todos os membros da Ordem Jedi. Os cientistas Kaminoanos, criadores dos clones, implantaram um chip em suas cabeças que fazia com que os soldados clones violentamente atacassem os Jedi e os enxergassem como ameaças, no momento em que Darth Sidious iniciasse o Protocolo Clone 66.
O tal chip controlava o comportamento dos soldados e assim garantia sua obediência. Com um exército poderoso e sem a interferência dos Generais Jedi, o então Império de Palpatine começou a triunfar pela galáxia, através do controle opressor, do medo e o terror mascarados de ordem e paz. O Império usava seu poder militar e político para controlar a galáxia, dominando sistemas e tirando recursos naturais de planetas para seu bem próprio, escravizando populações, e vendendo falsos ideais. Aqueles que discordassem de tais imposições, eram considerados criminosos, terroristas, e em alguns casos, condenados à morte.
A oposição nasceu intitulada de Aliança Rebelde, que precisava de uma fagulha que traria as chamas para deter o Império. E essa fagulha veio de um planeta desértico de sóis gêmeos, onde um jovem fazendeiro crescia sob a proteção de um velho eremita.
O Jedi, o fazendeiro e a nova esperança
O Império criou uma super arma capaz de dizimar planetas com apenas um tiro, mas graças ao sacrifício dos Rebeldes do esquadrão conhecido como Rogue One, a Aliança Rebelde conseguiu descobrir uma falha na arma, que poderia destruí-la e trazer uma nova esperança para a luta contra a opressão imperial.
Para isso, os droids C3PO e R2D2 foram enviados atrás do antigo mestre Jedi Obi Wan Kenobi para executar esta difícil missão. No entanto, os droids acabaram sendo sequestrados pelos Jawas e vendidos para o jovem fazendeiro Luke Skywalker e seu tio. Luke, ao descobrir a missão dos robôs, decidiu que ele mesmo iria atrás do Mestre Jedi. E assim começa a jornada de Luke Skywalker em Star Wars.
Luke deixou de ser um simples fazendeiro, e descobre que seu pai fora um poderoso Jedi chamado Anakin Skywalker, e que ele também tinha os poderes da Força. Mas antes de se tornar um Jedi, Luke se tornou um Rebelde, que lutaria contra as forças imperiais e traria a paz para a galáxia. O jovem fazendeiro, se torna um herói da rebelião, que não só trouxe a destruição da poderosa Estrela da Morte, como também restaurou a esperança para Aliança Rebelde e toda a galáxia.
Os caminhos da Força e o perdão
A vitória da Rebelião e a destruição da Estrela da Morte não passaram impunes, não demorou muito que o Império contra atacasse, trazendo mais mortes para a aliança rebelde. Luke, então, começou a buscar entender os caminhos da Força, sob tutela de Yoda, um poderoso Jedi que lhe ensinaria aquilo que precisava para se tornar um Jedi.
Luke descobriu que a Força é tudo que existe, desde a pedra, até as árvores e todos os seres que vivem e logo depois morrem, se tornando um com a Força, pois todos são seres luminosos e não matéria, como o jovem acreditava. Luke, se descobre um poderoso usuário da Força e, com isso, as tentações começam a crescer dentro dele. O lado Sombrio da Força começa lentamente a seduzi-lo.
Ao enfrentar o temível Darth Vader, o Lorde das Trevas, e um dos principais líderes imperiais — quem ele achava ser o assassino de seu pai —, Luke descobre que nem todo o ensinamento que teve é páreo para o tamanho poder que seu inimigo possuía, no entanto, o rapaz o enfrentou mesmo assim. Mas, foi derrotado pelos seus sentimentos ao descobrir que Darth Vader era, na verdade, o seu pai.
Além de lidar com a pressão crescente do Império, Luke precisa lidar agora com o sentimento de dúvida que os mestres Jedi causaram nele ao mentir sobre seu pai. E lidar com o sentimento de que seu maior inimigo é seu pai. Mas o jovem possui um bom coração, o que o torna mais do que qualquer coisa, humano.
O jovem Jedi retorna para concluir seu treinamento com mestre Yoda e, então, parte para enfrentar Darth Vader de uma vez por todas, e pôr fim à opressão do império e, também, do Imperador. Luke se prova não somente valente e corajoso, como também compassivo e misericordioso, visto que teve oportunidade de matar seu pai, mas ao invés de matá-lo e julga-lo, ele perdoa Darth Vader. Pois, Luke, diferente do que o Imperador pensava, nunca cederia ao lado Sombrio da Força, ele era um Jedi, como seu pai antes dele.
Assim, Luke Skywalker se torna um Jedi, um herói da rebelião e a chama que incendeia pela galáxia em busca do que é certo, da verdade, da paz e da luz. Ele não salvou somente a galáxia das forças imperiais, mas também libertou seu pai do lado Sombrio, fazendo com que Anakin Skywalker retornasse como um Jedi — Luke, venceu Darth Vader com o seu perdão.
O Mestre Jedi e a lenda
Após a queda do Império, Luke Skywalker passou a buscar os ensinamentos Jedi, para aperfeiçoar-se com a Força e restaurar a Ordem Jedi. Mesmo tendo sido o responsável por trazer Anakin Skywalker de volta, e ser considerado um dos principais heróis da galáxia, Luke não fora totalmente reconhecido por esse título e tão pouco reivindicou para si, o Mestre Jedi passou a ter o aspecto de lenda em alguns planetas.
No entanto, Luke continuou a lutar pela rebelião e pela paz, viajando pela galáxia atrás dos textos Jedi, salvando pessoas, ajudando os fracos e trazendo luz para onde a escuridão tentava dominar. E no coração de todos nós, representará para sempre a esperança de que a luz sempre vence, mesmo nos mais sombrios dos dias.
Que a Força esteja com vocês!