Harry Potter conquistou o mundo e muitos fãs, e vem aumentando seus números cada dia mais. Porém muitos leitores reclamam, até hoje, da adaptação cinematográfica feita pela Warner. Se ainda não leu os livros, mas assistiu aos filmes e morre de medo de matar alguma curiosidade ou dúvida com algum fã, venha descobrir o que ficou de fora dos filmes.
Mesmo com algumas partes bem obvias, devido aos resumos e cortes para não estender a duração do filme, foram mantidas interações entre personagens e, até mesmo, algumas piadinhas da escritora.
Agora imagine se A Pedra Filosofal começasse mostrando a pitoresca família Dursley! Bom, o livro começa mostrando o atípico dia de Valter Dursley , onde gatos leem, estrelas cadentes estão por toda parte, pessoas usam capas esquisitas, vê-se muitas corujas durante o dia, mas o que piora tudo é um comentário sobre seus cunhados, os Potter. Há uma conversa entre Alvo Dumbledore e Minerva McGonagall na porta dos Dursley. Lá, Alvo chega a comentar que não vê razão para não chamar Voldemort pelo nome, mas, o crucial é Hagrid chegando na moto de Sirius Black — uma informação bem valiosa no futuro.
Uma personagem que ficou de fora, sendo inserida apenas em A Ordem da Fênix, foi a vizinha dos Dursley que sempre tomava conta de Harry quando eles saiam. Afinal seria bem estranho Harry ser convidado para passear no zoológico no aniversário do primo. Como a vizinha quebrou a perna, Harry teve de ir no passeio com os tios, o primo e o melhor amigo do Duda, que inclusive acaba no tanque da cobra também, e é esta a parte que vemos no inserida no filme.
Outro detalhe são as cartas de Hogwarts. Quando elas começaram a chegar, os tios estavam decididos a impedir Harry de ir e, para isso, precisam evitar que o sobrinho lesse alguma das cartas. Isso atiça a curiosidade de Duda Dursley , assim Valter não só tenta impedir Harry como o próprio filho de lê-las e, em uma das tentativas, os tios colocam Harry num quarto no andar de cima, para despistar quem está mandando as cartas. Quando todos os planos dentro da casa falham, Valter resolve levar todos para longe. No livro, a ilha é o último lugar para onde vão, antes passam a primeira noite num hotel barato onde as cartas ainda não param de chegar.
Decorridos esses acontecimentos, o aniversário de Harry chega e, apesar de não esperar nada dos tios, ele tem a inesperada visita de Hagrid que revela a Harry toda a verdade sobre ele e seus pais, mesmo a contragosto dos tios. Hagrid acaba passando a noite e gera uma tensa discussão com os Dursley, levando ao rabo de porco de Duda. O que acabou omitido no filme foi Hagrid contar sobre sua expulsão, isso se mostrou uma informação importante no futuro.
A visita ao Beco Diagonal não se resume apenas ao banco e ao Olivaras, Harry vai primeiro à loja de uniformes, onde conhece um garoto bem metido (depois descobrimos que se tratava de Draco Malfoy) e a conversa revela muitas atividades de bruxo, que Hagrid nos explica posteriormente. Quando compram a coruja e a varinha, Hagrid e Harry estão juntos, e depois das compras voltam para casa.
Se você é uma das pessoas que nunca soube o aniversário de Harry, provavelmente nunca estranhou o fato do filme apresentar o jovem indo para escola no dia seguinte. O protagonista faz aniversário 31 de julho e as aulas iniciam em 1º setembro, assim Harry volta para a casa dos tios onde passa o restante das férias.
Já no trem indo para escola, Neville Longbottom aparece na cabine primeiro procurando o seu sapo, depois sai e volta com Hermione Granger já na cabine. Ela conta que é nascida trouxa e pede para eles colocarem as vestes (Hermione não chega a fazer o feitiço Oculus Reparum em nenhum momento nos livros). Depois que saem, Harry fica curioso para saber no que os irmãos de Rony Wesley trabalham, já que terminaram a escola. Rony menciona os dois irmãos mais velhos, Carlinhos Wesley, o segundo filho, que trabalha com dragões e o mais velho Gui Wesley que trabalha em Gringotes no Egito, além disso menciona o roubo no dia 31 e fala um pouco mais sobre o quadribol.
A cabine é aberta novamente e, dessa vez, três garotos aparecem: Crabbe, Goyle e Malfoy e temos aquele famoso diálogo que, nos filmes, acontece nas escadarias da escola. Quando a confusão começa, Perebas parte em defesa de seu dono. Assim os garotos vão embora e chega Hermione e, depois de mais algumas broncas, eles chegam à escola.
Ao chegarem, a Professora Minerva os leva a uma sala separada para se arrumarem antes da seleção das casas. Nesse momento, os alunos conhecem os fantasmas do castelo. Outros detalhes omitidos no cinema são a canção que o chapéu seletor canta e o momento, ao final da refeição, em que os alunos cantam o hino da escola.
Depois da primeira semana de aula, Harry é convidado para tomar chá na casa de Hagrid, onde Rony lê a notícia sobre o assalto à Gringotes.
Depois das aulas de voo e a novidade de Harry virar apanhador do time de quadribol, Draco aparece para provocar Harry e o desafia para um duelo à meia-noite. Ao tentar sair escondido com Rony, os garotos são surpreendidos por Hermione que, se vendo trancada pelo lado de fora, resolve acompanhá-los. No caminho encontram Neville dormindo no corredor, que não se lembrava da senha e acaba indo junto também. Ao chegarem na sala dos troféus, são surpreendidos por Filch procurando arruaceiros. Eles correm por aí até chegar ao terceiro andar, onde uma porta fechada os surpreende com o que tem dentro.
Outra parte excluída dos filmes, é quando Harry ganha a vassoura, apesar do filme mostrar como um presente misterioso. Harry recebe a vassoura na hora do correio, junto da carta da Professora Minerva. Ao tentar guardá-la, Harry é surpreendido por Draco, que fica chocado com o tratamento especial que Harry vem recebendo.
No momento em que Harry e Rony vão buscar Hermione no banheiro, eles veem Severus Snape ir para o terceiro andar. Depois, ao avistarem o trasgo, trancam-o numa sala, que por coincidência era justamento o banheiro feminino.
Com a chegada do inverno e a temporada do Quadribol, Hermione mostrou a Harry o livro Quadribol, através dos séculos. Em uma tarde, enquanto liam o livro, Snape aparece e o toma. Em outro outro momento, Harry decide confrontar Snape e recuperar o livro. Assim vai até a sala dos professores, onde estavam apenas Snape e Filch. O professor está com uma perna bem machucada e enquanto o zelador a enfaixa, Harry acaba sendo visto. Sem coragem para falar, Harry foge na primeira oportunidade, e conta tudo a seus amigos.
Durante a partida de quadribol não temos uma oportunidade de ver o narrador do jogo. Lino Jordan costuma se exaltar nas partidas e faz muitos comentários comprometedores, por isso a professora Minerva precisa vigiá-lo de perto.
Depois das festas e das férias, é hora de voltar as atividades, inclusive os treinos de quadribol. Diferente do que foi mostrado nos filmes, acontecem várias partidas ao longo do ano letivo. Ao se prepararem para jogarem contra a Lufa-Lufa, os jogadores são informados que o Professor Snape vai apitar a partida.
Uma coisa bem interessante de ver nas telas seria Hermione perdendo no xadrez de bruxo para o Rony — ela não consegue ganhar nenhuma vez.
O jogo não podia ser mais tenso, foi um certo alivio o diretor ter ido assistir ao jogo. Rony e Hermione foram preparados para qualquer eventualidade. Mesmo rápida, a partida não impediu Rony e Neville de arrumarem confusão com Draco, Crabe e Goyle. Mais tarde ao ir guardar a vassoura, Harry vê Snape indo para a Floresta Proibida. Ao segui-lo, vê Snape se encontrando com Quirrell para saber como passar pelo Fof,o e pressiona-o para descobrir como chegar na pedra.
De volta a vida normal, nosso trio favorito está estudando para as provas finais na biblioteca, quando são surpreendidos por Hagrid que — aparentemente lendo sobre dragões — os convida para irem à sua casa mais tarde. Eles pensam em aproveitar para ver se o guarda-caças pode revelar mais sobre as proteções da Pedra. Hagrid afirma que alguns professores fizeram feitiços: Pomona Sprout (Herbiologia), Flitwick (Feitiços), Minerva (Transfiguração), Quirrell (Defesa contra as artes das trevas), Dumbledore (Diretor) e Snape (Poções).
Como bem lembramos do dragão de Hagrid, Draco descobre sua existência e fica tentando descobrir uma forma de usar isso contra o guarda-caças. Assim, Harry fala com Rony para ver se o irmão dele, Carlinhos, pode cuidar do animal. Ele prontamente aceita, porém precisam de um plano bem elaborado para conseguir despachar o animal. O que complica as coisas é o fato de Rony acabar sendo mordido pelo dragão e vai para o hospital, deixando que Draco descobra o plano.
Tudo corre bem e eles conseguem mandar o dragão embora. Malfoy acaba sendo pego pela professora Minerva. Na hora de irem embora, Harry deixa a capa na torre e acaba sendo pego por Filch. Quando vão encontrar a professora, ela retorna com Neville, que ouviu o que Malfoy ia fazer e tentou avisar os amigos. Desta forma acabam na detenção Harry, Hermione, Neville e Draco.
A detenção vem algumas semanas depois. Nesse tempo, Harry passou a ser odiado pelos colegas e tentou, em vão, não se meter em nada que não fosse da sua conta. Mas ao ouvir uma estranha conversa do Quirrell, acha que Snape vai finalmente pegar a Pedra. Durante a detenção, Harry descobre que estranhos acontecimentos estão por vir. Os centauros — eles encontram com vários — ficam nervosos ao ver o colega Firenze ajudando Harry.
Na tentativa de evitar que Snape pegasse a pedra, os três vão escondidos sob a capa de invisibilidade para o terceiro andar, passando imperceptíveis pelo poltergeist Pirraça, chegando ao Fofo. Apesar de estarem com a harpa Harry usa a flauta, que ganhou de Hagrid no natal, para adormecer Fofo e ajudar os amigos a entrarem no alçapão. Eles caem na planta, seguem para a porta com os pássaros-chaves e, na sequência, sobem em vassouras para procurar. Harry, por ser mais habilidoso, acha a chave certa e todos se deparam com um xadrez de bruxo. Rony toma a dianteira por ser o melhor jogador dentre os três. Depois de ganhar a partida, o próximo desafio mostra um trasgo abatido e uma difícil prova de poções, porém Hermione entra em cena e resolve a charada, assim Harry parte para enfrentar quem está atrás da pedra.
Após a difícil batalha contra o lorde das trevas, Harry acorda no hospital e tem uma longa conversa com Dumbledore. O mais curioso é que quando estava com Quirrell, ele chegou a comentar que Snape realmente odeia Harry somente porque não gostava de seu pai. Ao questionar isso ao diretor, ele conta que seu pai salvou a vida de Snape uma vez e isso se torna um detalhe importante mais tarde. Depois de uma conversa com seus amigos, chega o banquete de despedida. Harry ganha o álbum de fotos no hospital.
Chega a hora de se despedir e voltar para a casa dos tios, que estavam esperando por ele na estação. Sua família não fazia ideia de que não se podia usar magia fora da escola, Harry previa que teria um verão bem divertido.
—
Espero que tenham gostado desse especial. Dicas são sempre bem vindas e se tiver alguma dúvida, não deixe de comentar. Caso queira aprofundar mais no material trabalhado, há uma lista especial na Amazon para você: