No último dia 19 de maio foi ao ar o episódio final da série Game of Thrones. E para fechar a despedida com chave de ouro, o canal norte-americano HBO exibiu neste último domingo (26) o documentário A Última Vigília (The Last Watch), mostrando os bastidores da oitava e última temporada da série.
Com duas horas de duração, o documentário focou em grande parte dos representantes de diversas áreas da produção, que nós não vemos na telinha, como maquiagem, figurino, direção, locação e figuração.
O episódio mostrou um pouco do “homem de gelo”, Del Reid, um rapaz responsável por cuidar de todo o gelo artificial usado nas temporadas de GoT, especialmente nos cenários do Norte. Um cara simples, que só pensa em estar lá fazendo seu trabalho e muito bem feito.
Podemos ver também uma das responsáveis pela maquiagem, uma mulher, que depois de semanas consecutivas trabalhando sem parar, conseguiu rever sua filha, que inclusive fez uma figuração durante o episódio final da série. A saudade de casa e de sua família mostram a sensibilidade e força que essa mulher tem para continuar nos bastidores da trama.
Contando um pouco da rotina de um dos diretores desta temporada final, David Nutter, mesmo ficando afastado durante algumas temporadas devido a um problema de coluna, o diretor voltou com tudo e muito feliz por fazer parte dos momentos finais de GoT. Seu assistente Patrick Strapazon mostra como um verdadeiro backstage funciona, com muita correria, organização e perfeição, mostrando os mínimos detalhes de cada responsabilidade.
Alguns momentos engraçados do documentário ficaram por conta da chefe de locação, Naomi Liston, uma mulher sutilmente brava, que fala muito palavrão, mas no último dia no set ficou extremamente sensibilizada e chorona.
Em um documentário que os atores principais estão por trás das câmeras, não poderia deixar de fora a figuração. E para representá-los, o figurante mais importante da série, que é mostrado diversas vezes durante as temporadas, mas que não demos tanta atenção, é um homem fanático pelo universo de Game of Thrones, já leu todos os livros do George R. R. Martin, e para ele, fazer parte dessa produção é uma das coisas mais importantes de toda a sua vida, principalmente quando em sua última cena, ele consegue dar um presente para Kit Harington, que faz seu personagem favorito, Jon Snow.
Este figurante fez todos os telespectadores se sensibilizarem com ele, entenderem o amor que ele, assim como nós, temos pela grande série. Ele representou todos os fãs.
Mas é claro que os atores principais da série também foram mostrados, mesmo por poucos momentos. Foi o caso da atriz Emilia Clarke, que todos os dias em que gravava as cenas de Daenerys, ela tinha momentos cansativos para colocar sua pálida peruca pelas mãos de Candice Banks. O mesmo foi o caso do ator tcheco Vladimir Furdik, que coordenou a equipe de dublês durante toda a série, mas em meados da sexta temporada foi convidado pelos produtores David Benioff e D. B. Weiss para ser ninguém menos que o Rei da Noite, que inclusive durante o documentário vemos o quão trabalhoso foi fazer diariamente a maquiagem do personagem.
E para finalizar, um dos momentos mais marcantes do documentário, foi sem dúvidas a leitura de roteiro com todos os atores principais. Ora os atores aplaudiram e comemoraram que a personagem Arya Stark (Maisie Williams) mataria o maior vilão da trama, ora se emocionaram também na leitura das mortes de Sor Jorah Mormont (Iain Glen), Lorde Varys (Conleth Hill) e principalmente de Daenerys (Emilia Clarke), chocando ainda mais o ator Kit Harington, ao descobrir que seu personagem Jon Snow é quem a mataria. Veja o vídeo com o momento da leitura do roteiro mostrado no documentário:
Uma coisa que o documentário mostrou, e bastante, foi o quão exaustos estavam todas as pessoas que trabalharam por trás das câmeras durante esta última temporada de Game of Thrones. Isso mostra a grandiosidade que esta série foi. Muitas pessoas se empenhando ao máximo para que tudo desse certo e fosse entregue no prazo e com perfeição.
Gostando ou não de como a série terminou, com toda certeza a série ficará em nossas memórias eternamente e isso graças a um grupo gigante de pessoas que trabalhou duro para que Game of Thrones fosse exibido nos ‘domigots‘ com extrema maestria e muita competência, mudando a história da televisão mundial.