Como falar de Britney Spears sem contar com os anos 90, com sua cultura, com hormônios de jovens e também de estilos de música, ou melhor, de uma época em que só havia girlgroups e boygroups que acabavam em 5 anos. Mas, para uma jovem de 16 anos é mais do que isso, e assim em 1998 nasceu o hino bastante aclamado pela crítica da época e um dos melhores de sua carreira que fez com que Britney Spears se consolidasse como princesa do Pop com …Baby One More Time.
Mas não estamos aqui para enaltecer esta maravilhosa pérola que alcançou o número 1 nas paradas musicais em mais de 25 países, incluindo os Estados Unidos, onde liderou a parada por duas semanas. Mas sim deste impacto e do “Efeito Britney Spears”.
Indústria Musical
Britney Spears além de uma ex-disney, ela se auto intitula como a Princesa do Pop, por ser uma das primeiras cantoras jovens da época — ou talvez a primeira — a emplacar carreira solo no auge dos 90, já que nesta época existia a febre de surgimentos e de hiatus de boygroups. Como grupo do nosso queridinho Justin Timberlake membro do grupo NYSNC (1995-2002), e seu colega na casinha do Mickey.
Moda
Além do seu look marcado no AMA de 2001 ao lado do amado Justin, Britney pode se considerar um grande ícone na moda, e atualmente ela é bem aclamada e ainda serve de inspiração para diversas personalidades.
E com seus 38 anos, a sua carreira inspira tanto jovens, quanto fashionistas em relação ao seu top cropped, elásticos no cabelo, maquiagem estilo anos 2000, seu gloss e cabelo molhado.
Essa influência fica clara em obras como no novo clipe da música Motivation, de Normani, ex-integrante do grupo Fifth Harmony, onde podemos ver algumas referências e traços da princesa do Pop em algumas cenas do clipe.
Febre Spears
Depois da ascensão da loira do Pop, Britney Spears levou várias de muitas artistas a se contraírem com uma nova tendência, a famosa “Febre Spears”, onde muitas empresas queriam lançar suas próprias “Britneys”.
Jessica Simpson e Cristina Aguilera, são exemplos disso. Duas cantoras que entraram no mercado e foram postas por suas gravadoras para disputar pelas primeiras posições nas paradas mundiais.
No fundo, percebemos que Britney é uma grande mulher, batalhou pela sua carreira, seus filhos, seu casamento e chegou até hoje sendo consolidada uma das maiores artistas do Pop e da década, além de possuir vários prêmios em sua carreira e ser um dos grandes exemplos de luta das mulheres no mercado mundial governada maioritariamente por homens brancos engravatados.