As editoras Marvel e DC popularizaram os quadrinhos de heróis pelo mundo, a partir das histórias que marcaram a indústria das HQs, outras editoras surgiram pelo mundo, como a Dark Horse, Image Comics e no Brasil, a recente e promissora editora Universo Guará, que vamos falar um pouco mais sobre neste artigo.
Criada por Luciano Cunha e com poucos três anos de existência, A Universo Guará editora de quadrinhos autorais, aborda histórias fictícias com temas e culturas totalmente brasileiras, que não ficam atrás das grandes histórias populares como Os Vingadores ou A Liga da Justiça.
O universo de heróis brasileiros conta com 12 excelentes personagens e, além das edições em quadrinhos, a editora já conta com um seriado para TV e uma adaptação para os cinemas.
Conheça alguns dos personagens do Universo Guará:
O Doutrinador
O mais conhecido herói do universo, é um homem que luta para acabar com a corrupção do país com métodos violentos. O personagem criado por Luciano Cunha tem como missão principal, mudar o país, e embora as pessoas possam não concordar com seus métodos, sua revolta é a mesma que a nossa.
Além da série em quadrinhos, o personagem ganhou um filme lançado em 2018 e uma série pelo canal Space. O ator Kiko Pissolato é quem vive o personagem nas telonas.
Pérola
Com todo o ar de Girl Power, esta personagem aborda os temas mais adultos do universo, como abuso sexual, prostituição, uso de drogas e tráfico de crianças. O roteiro de Gabriel Wainer flui muito bem e se desenrola sem pressa nas mais de 70 páginas da primeira edição da personagem.
Além disso, Penélope é a personagem com maior ligação ao Doutrinador, uma vez que em suas tramas lidam com políticos corruptos.
Os Desviantes
A história destes personagens se passa em uma outra linha temporal, em uma distopia pós-guerra global. Na periferia dos grandes conflitos que devastaram outras potências mundiais, um plano de dominação desperta habilidades em jovens que aos poucos são reunidos pelo destino.
Os roteiristas Gabriel Wainer e Rafa Kaus, aproveitam o tema pós-guerra para falar sobre terrorismo, refugiados, imperialismo, militarismo, genocídio, etc.
Santo
O melhor personagem (na opinião de quem escreve), Santo é um herói com poderes místicos que aborda temas como intolerância religiosa e preconceito nas periferias do Brasil. Ele é um combatente de forças espirituais malignas e de nazistas, o que torna suas histórias um pouco mais interessantes que as demais, uma vez que trabalha em características fortes da cultura brasileira e entra afundo em temas recorrentes na cultura pop, sem perder sua originalidade.
Os roteiristas Luciano Cunha e Gabriel Wainer, trazem aqui um dos personagens mais interessantes dos quadrinhos nos últimos anos, e que promete se tornar tão grande quanto os mais populares no mundo das HQs.
Outras histórias
Além destes citados acima, existem outras histórias como Guará, um lobisomem totalmente brasileiro e Sangue Quente — imagine vampiros vivendo sob o calor do Rio de Janeiro. É isso e muito mais que os criadores desse promissor e rico universo de quadrinhos traz com muita excelência e talento em suas histórias.
Basta a nós leitores, apoiar os lançamentos nacionais para que mais novas histórias venham a nosso prazer do entretenimento, fazendo com que os quadrinhos nacionais alcancem tudo o que merecem mostrando que talento para histórias em quadrinhos não se faz apenas lá fora.
Se quiser conferir de perto o trabalho da editora, clique aqui.