Fugindo a ordem de lançamentos da franquia de Hannibal Lecter, voltamos ao início de sua vida no lançamento de 2007. Dirigido por Peter Webber, o suspense Hannibal – A Origem do Mal apresenta os fatos que transformam o Dr. Hannibal Lecter no serial Killer mais perigoso de sua época.
Nos 15 minutos iniciais do filme, em meio ao frio da segunda guerra mundial, somos apresentados aos fatos que levaram o pequeno Hannibal, interpretado inicialmente por Aaran Thomas, a se transformar no impiedoso, faminto e frio Dr. Lecter. Inclusive, o diálogo do longa declara isso, de forma bem direta: “Ou comemos, ou morremos”.
Apesar de um lapso de 8 anos na vida de Hannibal, interpretado pelo jovem ator Gaspard Ulliel, o rapaz ainda tem de conviver no mesmo ambiente que seus pais e irmã morreram, sem que ele pudesse impedir, por isso sofre com pesadelos em que, como em sua realidade, não é capaz de salvar a irmã mais nova, Misha.
Em uma noite, foge da Lituânia para Polônia, seguindo para Alemanha oriental, Alemanha ocidental, até chegar na França, em busca de seu tio conde Robert Lecter que, segundo a esposa do tio, havia falecido a quase um ano. Sempre muito quieto, apenas falando em seus pesadelos, Hannibal é acolhido por sua tia, Lady Murasaki interpretada pela atriz Gong Li, de origem japonesa, e com ela se abre, voltando a falar. Com ela aprende o significado de honra aos ancestrais, sua história e que deveria ser gentil e corajoso como o pai. Também aprende a arte da luta.
Após defender a tia, de um açougueiro impertinente e abusado na feira, vemos na tocaia o primeiro ato genuíno do jovem Lecter em ação, onde ele se diverte ao torturar o açougueiro com uma katana, no cumprimento de sua vingança, conforme os ancestrais das histórias contadas por sua tia.
A oferenda feita a tia é bem recebida, mas, ainda assim, Hannibal é levado como suspeito da morte do açougueiro, pelo inspetor Popil, mas nada é comprovado. Após isso, Hannibal e sua tia partem para Paris, onde Hannibal estuda medicina e prepara cadáveres como parte da bolsa de trabalho. É no trabalho, que Hannibal aprende como induzir que sua memória o conte como perdeu a irmã e como descobrir quem são os responsáveis por sua perda. Com a retomada da memória , volta para onde a tragédia ocorreu e sai em busca dos responsáveis.
Cada uma de suas vítimas tem diferentes requintes de crueldade e, a cada morte, Hannibal aperfeiçoa e se deleita com a vingança sendo alcançada.
Para quem curte a franquia é interessante conhecer e entender como Hannibal se torna o que é. Se ainda não conhece esse personagem icônico do cinema, tem um post sobre o primeiro filme da série de longas sobre Hannibal Lecter, O Silêncio dos Inocentes.
Infelizmente Hannibal – A Origem do Mal não está disponível nos serviços de streaming mais conhecidos, mas pode facilmente ser assistido por video on demand.