A Netflix distribui, em seu catálogo, excelentes filmes não produzidos em Hollywood. Esse ano, além do excelente O Poço (se liga na crítica aqui do site), chega ao catálogo o divertido Origens Secretas, outra produção espanhola que fará os geeks bastante felizes com sua história. Com uma trama cheia de mistério e reviravoltas, no maior estilo Se7en: Os sete crimes capitais (1995) onde um serial killer cometia seus assassinatos baseados nos pecados capitais, o assassino baseia seus crimes nas origens secretas dos super-heróis, na era de ouro e prata dos quadrinhos.
O detetive de polícia David (Javier Rey) conta com a ajuda de Jorge (Brays Efe), um nerd dono de uma loja de quadrinhos, e de seu pai (Antonio Resines), um policial que está se aposentando. Ambos ajudam o detetive em seu primeiro caso na cidade de Madri.
O filme de James Galindo parte de uma premissa investigativa sobre assassinatos brutais que ocorrem na cidade espanhola, o que prende os telespectadores por conta do mistério que é colocado, mas é tão clichê que tudo é levado de uma forma descontraída e cômica. O carisma dos personagens e as referências a cultura pop colocadas na trama fazem com o que o longa seja divertido e nada cansativo, em suas 1h e 30m de duração. Por conta da baixa produção, o filme não tem momentos de explosões e grandes efeitos especiais, como é o costume em filmes que envolvem os “super-heróis”. Mas isso não compromete em nada a diversão que o filme propõe.
A trama, por mais divertida que seja, é cheia de clichês e sem grandes surpresas. Isso faz com que as grandes reviravoltas e revelações sejam facilmente percebidas, antes mesmos de serem expostas, claro, se você for fã da cultura pop. Aliás, se você não conhece algumas coisas “nerds” que se tornaram mainstream nos últimos anos, algumas piadas podem passar despercebidas. Mesmo com um texto recheado de “besteirol” o diretor consegue fazer boas reflexões, como julgar pessoas por suas escolhas (uma coisa bem bacana pra quem foi nerd nos anos 90 e inicio dos anos 2000) ou, em uma cena que de forma bem descontraída, criticar ao consumo de pirataria e uma breve crítica sobre a situação da criminalidade na cidade de Madri.
Origens Secretas é um filme bobo, cômico e, podemos dizer, uma versão mais “leve” de Corpo Fechado (2000). Mesmo sem aprofundar em nada muito reflexivo no roteiro consegue ser uma ótima diversão de um sábado a noite, para os geeks de plantão.