O mundo dos games nos permite viver nas mais variadas épocas, podemos ser ciborgues, guerreiros, samurais, deuses, aliens e mais uma infinidade de opções. Perante isso, muitas culturas têm sido representadas através dos jogos, no entanto, não vemos o Brasil com evidência nesse meio, por enquanto!
O estúdio pernambucano Diorama Digital está produzindo um jogo brasileiro, com história baseada em origens nacionais, sob o título Araní. Se trata de um game no estilo hack and slash, e será “uma jornada de autodescobrimento e maestria de combate para salvar seu povo de um poder mitológico antigo”, em que uma guerreira indígena da Tribo do Sol é a protagonista, deixando assim bem claro que será tratada a cultura indígena brasileira.
Em 2017, a Ancine (Agência Nacional do Cinema) investiu cerca de R$ 975 mil no jogo. Com o silêncio do estúdio após o investimento, houve o entendimento geral de que o jogo havia sido cancelado. No entanto, em novembro de 2018, o estúdio divulgou um teaser do game, onde podemos ver detalhes da protagonista, inimigos, cenário e uma gameplay bem detalhada de momentos de combate em que a protagonista disfere combos no chão e aéreos.
Confira abaixo o teaser oficial de Araní:
A trilha sonora é envolvente e totalmente característica do game. Conduzida por Arandu Arakuaa, uma banda nacional de folk metal, que tem letras inspiradas em lendas e ritos indígenas utilizando inclusive a língua Tupi.
Há expectativa de que o jogo seja um sucesso nacional e internacional, fazendo com que o cenário brasileiro para os games, tanto na produção quanto nas histórias, venha a crescer mais e mais, ajudando o mercado nacional de jogos e criando oportunidades para desenvolvedores e gamers brasileiros.
—