Nessa última quinta-feira (28) o Senado Federal anunciou uma audiência pública, sediada pela Comissão dos Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), sobre a influência dos jogos eletrônicos violentos no comportamento de jovens, em destaque os impactos em adolescentes, e crianças.
O senador Eduardo Girão (Pode-CE), responsável pelo requerimento, alegou em uma entrevista para a Rádio Senado que games estimulam a violência sendo um “efeito potencializador” da “cultura da violência”. O senador cita também a falta de controle e regulamentação dos videogames.
No Twitter oficial do Senado Federal foi publicado a seguinte enquete:
A pauta voltou a tona devido ao ataque em Suzano, São Paulo, no último dia 13 que resultou em dez mortos e onze feridos. O vice-presidente da república Hamilton Mourão, disse em entrevista coletiva em seu gabinete:
“A nossa garotada é viciada em videogames violentos. É só isso que fazem. Eu tenho netos e vejo meus netos muitas vezes mergulhados nisso aí. A gente nunca gosta de falar “no meu tempo”, mas quando eu era criança, era adolescente, a gente jogava bola, soltava pipa, jogava bola de gude.”
Algumas personalidades do eSports se manifestaram sobre o assunto com críticas em relação a fala de Mourão. “O senhor está muitíssimo mal informado”, disse o analista do CBLoL Gustavo Ruzza em seu Twitter. “Perigoso abrir a boca pra falar sem autoridade sobre assuntos tão importantes e delicados, ainda mais na sua posição”, afirmou.
O narrador de Octavio Neto também se pronunciou sobre o assunto: “Nessas horas é mais fácil ser ignorante e culpar videogame, ao invés de admitir que vivemos numa sociedade doente, que não preza por educação e cultura e que cria, cada vez mais, esses traços psicologicamente perversos”. Logo em seguia publicou a pesquisa do Dr. Andy Przybylski da Universidade de Oxford, onde atesta que apesar da exposição frequente e prolongada a games tornar crianças propensas a hiperatividade e problemas de comportamento, os jogos não têm relação com comportamentos essencialmente violentos.
O debate na Comissão dos Direitos Humanos do Senado Federal ainda não teve sua data definida. Mas o que você acha de tudo isso? Jogos realmente podem influenciar o comportamento de alguém ou o psicológico dessa pessoa já deve estar abalado para que isso aconteça?
FONTES: ESPN; Senado Notícias; University Oxford.