Nesta última quarta-feira (7), ocorreu o Encontro Virtual com Livreiros, organizado pela editora Companhia das Letras, onde Marçal Aquino e outros autores apresentaram seus novos títulos.
No encontro, Marçal nos contou um pouco sobre seu novo livro. Baixo Esplendor é o seu quarto romance publicado e o terceiro pela Companhia das Letras, a trama se passa na cidade de São Paulo no ano de 1973, onde acompanhamos a história de Miguel, um agente policial que se infiltra numa quadrilha de cargas, e Nádia, irmã do líder do bando pela qual o nosso herói se encanta, pondo em risco sua missão.
O escritor Marçal Aquino é também repórter e roteirista de TV e cinema. Foi revisor, repórter e redator dos jornais O Estado de S. Paulo e Jornal da Tarde. Atualmente é jornalista freelancer e contribuiu recentemente para a revista Época São Paulo. Vencedor do prêmio Jabuti pelo volume de contos O Amor e Outros Objetos Pontiagudos, publicado pela Geração Editorial em 1999.
Foi uma década de muita repressão, muita violência. Eu quis falar de bandidagem nesse contexto.
Marçal Aquino para o jornal Folha de São Paulo.
Em certo ponto da live, Marçal resumiu os dois protagonistas, Miguel como um personagem vaidoso enquanto ao trabalho, já Nádia, uma mulher que está em busca de liberdade. “Eles são dois sujos, mas que se amam puramente”, completou Marçal.
Baixo Esplendor receberá uma live de lançamento no dia 19 de abril às 19h (horário de Brasília), organizada pela Companhia das Letras.