Em novembro de 2019 o canal CBC anunciou o cancelamento da série Anne With an E, pegando todo mundo de surpresa incluindo a equipe de produção do seriado. A série é uma co-produção entre o canal e a Netflix, que também era responsável pela distribuição mundial das temporadas da série.
Especula-se que um dos motivos do cancelamento seja o descontentamento da CBC com a Netflix, que “usa” obras produzidas localmente para divulgar seu próprio conteúdo original deixando de lado canais e estúdios que co-produziram filmes e séries originais disponíveis na plataforma. No mesmo dia do cancelamento, a criadora e produtora executiva da série disse em seu Instagram:
“Eu lamento pelo que foi dito pela CBC/Netflix hoje. Eu queria que fosse diferente, mas não posso fazer nada. Nós chegamos ao fim da jornada após três maravilhosas temporadas. Estou de coração partido, mas orgulhosa deste trabalho — orgulhosa do meu elenco talentoso, da equipe de produção, roteiristas e diretores que ajudaram a transformar a minha visão de Anne With an E em realidade… Eu sei que vocês amam esta série tanto quanto eu e agradeço-os por isso, hoje e sempre.”
A série é baseada na obra de Lucy Maud Montgomery’s, intitulada Anne of Green Gables, e trata de diversos assuntos atuais. O cancelamento deixou milhares de fãs desapontados.
Desde então, fãs tentaram o que era possível para que CBC e Netflix voltassem atrás na decisão. Na ausência de resultados, alguns fãs entraram em contato com outros canais e serviços de streaming, na tentativa de salvar a série — inclusive, criaram uma petição que ultrapassou a marca de 100 mil assinaturas online. Isso parece ter despertado o interesse de um “Rato” que conhecemos muito bem.
We’re listening to all you fans out there! Fingers crossed that something can be done to keep the show going!
— Disney+ Help (@DisneyPlusHelp) December 18, 2019
Um usuário no Twitter pediu para que o Disney+ assumisse o projeto e salvasse a série. Em resposta, o perfil oficial do serviço emitiu o seguinte pronunciamento:
Nós estamos ouvindo todos vocês! Cruzem os dedos para que algo possa ser feito para continuar com a série!
Tal posicionamento, do novo serviço de streaming da Disney, deixou os fãs da série muito animados por saber que existe uma possibilidade da série ser salva pelo serviço. Resta-nos aguardar para mais novidades sobre a “possível” continuação da série fora da Netflix.
Fontes: Streaming Brasil; National Post;