Um dos filmes mais aguardados desse ano finalmente está entre nós. Homem-Aranha: Sem Volta para Casa estreia nesta quinta-feira (16), mais uma vez, na direção de Jon Watts e com a missão de encerrar a trilogia do herói no UCM. Mas, afinal, será que o filme conseguiu surpreender? Nós já conferimos e iremos te dizer.
Nesse terceiro filme, Peter Parker (Tom Holland) está lidando com as consequências da sua identidade revelada. Ele recorre a um velho amigo, Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch), para ele realizar um feitiço e todos esqueçam sua verdeira identidade. Entretanto, algo não ocorre como o planejado e eles começam a receber visitas inesperadas.
Encerramento da trilogia Homecoming
Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades. Não existe frase melhor do que essa ao iniciar sobre Homem-Aranha: Sem Volta para Casa. Essa, é uma conclusão sólida, consistente e encerra perfeitamente a jornada que vínhamos acompanhando há quatro anos.
A abertura é simplesmente incrível. A direção de Jon Watts está mais arrojada, temos ótimos planos sequência e movimentos de câmera que estabelecem um ritmo envolvente no que estamos vendo. E conforme as peças se movimentam, ficamos cada vez mais instigados e sentimos quando algo está prestes a acontecer. É um misto de sensações que nos atinge.
Esse é um filme, do qual, existe coração. Estamos o tempo todo nos divertindo com os personagens, mas, é interessante como conseguimos nos emocionar quando o drama toma conta. Tem muita descontração (que funciona), porém, o longa se destaca pelo tom sombrio abraçado. A trilha musical consegue ser bem pontual e eficiente, ela está encaixada perfeitamente nos momentos e traz força à eles.
Peter Parker passa por uma grande evolução no filme. Ele está o tempo todo pensando nos outros, e é isso que torna o Homem-Aranha um personagem tão forte. O fato dele ter esses dons e o senso de altruísmo é o que causará as desgraças ao seu redor. Prepare os lenços, você irá chorar.
Tom Holland abraça esse personagem de vez. O ator entrega excelentes cargas dramáticas, emociona e continua sendo o ”poço de carisma” que tanto adoramos. Dessa forma, é extremamente satisfatório ver o desfecho dado para o personagem e o amadurecimento que tanto queríamos ver.
Zendaya e Jacob Batalon também estão muito bem. E mesmo que o filme tenha alguma conveniência, é impossível não se apegar ao trio ou não ficar curioso sobre o que irá acontecer com eles. Dessa forma, essa conclusão é triste e linda, em simultâneo.
Fortes emoções em Homem-Aranha: Sem Volta para Casa
Não poderia existir um final mais grandioso do que esse que nos foi apresentado. É ótimo ver esses vilões icônicos de volta, esses personagens que você nunca imaginou interagindo, finalmente se conhecendo.
Mesmo que alguns vilões tenham mais destaque do que outros, quem está sempre roubando a cena é Willem Dafoe. É incrível ver o que fizeram com o personagem e os grandes momentos em que ele está inserido. Há duelos entre ele e o Homem-Aranha completamente memoráveis. Desse modo, também é bom ver o retorno de Jamie Foxx e Alfred Molina.
A grande virada era esperada, mas, não deixa de ser incrível. O ponto apresentado para os vilões seguirem, consegue ser plausível. No entanto, o que o Homem-Aranha quer, também consegue ser plausível e é isso que torna as coisas tão interessantes.
É um filme com uma temática ótima. Ele fala sobre o peso da responsabilidade, as consequências e claro, redenção. Então, uma base muito sólida e honrosa se mostra durante a narrativa, que nos tem muito a dizer.
Existem muitas surpresas. Elementos que, parecem ter sido retirados da opinião do público e aplicados diretamente na tela, usados como sátiras e nos proporcionando excelentes momentos e interações. É épico, catártico e emocionante.
Nesse sentido, as referências não soam como desnecessárias ou forçadas. Tudo está como deve estar, e com certeza, muitos momentos serão lembrados pelo público. É um filme que tinha uma grande oportunidade e ele não a desperdiça, fazendo um bom balanço de tudo.
O filme consegue apresentar novos elementos e encerrar o que já tínhamos, e esse é seu maior feito. É claro que existem momentos em que os efeitos especiais soam artificiais, porém, em muitos momentos, eles estão bem polidos. Além de que, analisando alguns conceitos friamente, nem tudo faz sentido.
Portanto, Homem-Aranha: Sem Volta para Casa é um filme de foco. É a conclusão e o amadurecimento que tanto sonhávamos, que deixa os fãs de todas as gerações satisfeitos. Se puder e se sentir seguro (a), tenha a incrível experiência de assistir no cinema e não estrague a surpresa de ninguém. É um filme que merece ser apreciado por todos igualmente, pode ter certeza que o seu cinema irá virar um estádio de futebol!