Amado por muitos, nem tanto por outros, o ator canadense Ryan Gosling vem se destacando há muitos anos. Em 1993, aos 13 anos, ele disputava por uma vaga no programa de TV Clube do Mickey, onde acabou superando outros 17 mil jovens.
Após dois anos como apresentador, ele deixou o programa e passou a se dedicar à atuação, fazendo pontas em outras produções. Desde então, ele tem sido encaixado em muitos projetos promissores, com papéis cada vez mais desafiadores. Dessa forma, é inegável que ele já tenha protagonizado clássicos instantâneos.
Por isso, hoje listaremos 10 filmes imperdíveis com Ryan Gosling.
Diário de uma Paixão (2004)
No filme, ambientado na década de 40, Noah (Ryan Gosling) e Allie (Rachel McAdams) se apaixonam perdidamente. Porém, os pais da jovem não aprovam o relacionamento, assim, o romance acaba e ambos seguem a vida. Contudo, anos mais tarde, o destino acaba cruzando seus caminhos de novo.
Quem não gosta de um clichê bem-feito? Diário de uma Paixão é aquele filme essencial para quem tem afinidade com romance. A química fervorosa entre Ryan Gosling e Rachel McAdams irá te apegar a esses personagens e fazer com que você torça por eles. Assim, você notará como Gosling entrega a paixão necessária nesse papel.
A Garota Ideal (2007)
No filme, Lars (Ryan Gosling) é um homem sem qualquer tipo de vida social. Então, seu irmão (Paul Schneider) e cunhada (Emily Mortimer) ficam muito felizes quando ele anuncia que conheceu uma garota na internet. Porém, ficam surpresos quando descobrem que ela é uma boneca de plástico.
Com uma premissa totalmente atípica, esta é uma das interpretações mais introspectivas de Gosling, afinal, seu personagem é muito característico. Dessa forma, o filme torna-se extremamente necessário, abordando a solidariedade de maneiras pouco vistas e surpreendendo quem assiste.
Namorados para Sempre (2010)
No filme, Dean (Ryan Gosling) e Cindy (Michelle Williams) tentam reacender a chama da relação durante uma viagem de fim de semana. E apesar de ainda serem jovens, os dois já passaram por muitas experiências juntos no passado, que voltarão à tona agora.
Com sua estética atrativa e uma triste história de amor, Namorados para Sempre, possivelmente tem a melhor atuação de Ryan Gosling. A não linearidade e o inevitável desfecho trazem um tom melancólico para o filme, visto que acompanhamos todas as fases do casal. Assim, Gosling brilha, encontrando o equilíbrio entre a tristeza de um drama e a doçura de um romance, assim como Michelle Williams.
Amor a Toda Prova (2011)
No filme, Carl (Steve Carell) leva uma vida infeliz ao lado de sua esposa, Emily (Julianne Moore). Quando ela pede o divórcio, ele fica arrasado, pelo menos até conhecer Jacob (Ryan Gosling), um mulherengo que decide ajudá-lo a superar a sua baixa autoestima. Eventualmente, outras histórias também começam vir à tona.
Com vários núcleos de amor mostrados, o filme apresenta muito humor. Gosling interpreta um figurão, com um timing perfeito e um papel significativo na transição de vida do protagonista. Então, pode ter certeza que você dará muita risada, principalmente da forma com que as atitudes e coincidências se amarram!
Drive (2011)
No filme, um habilidoso motorista (Ryan Gosling), que também é dublê em cenas de perseguição de filmes, usa seu talento para ser piloto de fuga em assaltos. Contudo, esse estilo de vida solitário e misterioso, passa a mudar no momento em que se apaixona por Irene (Carey Mulligan), uma mulher cujo marido (Oscar Isaac) está prestes a sair da prisão.
Com uma história lenta e intimista, o motorista é silencioso e emblemático. Esse é um daqueles filmes com um protagonista querendo colocar algo para fora, mas, não conseguindo. Além do excelente uso da violência e momentos de tirar o fôlego, Ryan Gosling incorpora esse personagem com muita sutileza e níveis de intensidade.
O Lugar Onde Tudo Termina (2012)
No filme, Luke (Ryan Gosling) é um motociclista acrobata, quando descobre que tem um filho recém-nascido com sua ex-namorada (Eva Mendes), começa a roubar bancos para sustentá-los. Contudo, esse é apenas o início de uma grande história.
Mesmo sendo um filme em que Ryan Gosling tem uma participação pontual, sua entrega dramática e corporal é significativa; além de sua excelente caracterização. Contando três histórias interligadas, tudo começa com as atitudes de Luke. É possível se relacionar, entender os motivos e compreender as futuras consequências.
Dois Caras Legais (2016)
No filme, Amelia (Margaret Qualley), a filha de uma funcionária do Departamento de Justiça, é sequestrada. Sua mãe contrata o detetive Healy (Russell Crowe) para investigar o caso. Ao lado do desajeitado oficial March (Ryan Gosling), eles descobrem uma grande conspiração ligada ao caso, envolvendo muito mais do que eles pensavam.
Nessa comédia criminal, Ryan Gosling prova mais uma vez como ele tem jeito para humor; e, dessa vez, com uma excelente comédia física. A forma com que o filme não se leva a sério e sabe pontuar suas piadas é notável. Então, a amizade contrastante dos personagens de Gosling e Crowe, somada a uma história criativa, certamente irão te divertir!
La La Land: Cantando Estações (2016)
No filme, o pianista Sebastian (Ryan Gosling) conhece a atriz Mia (Emma Stone), e os dois se apaixonam. Em busca de oportunidades para suas carreiras em Los Angeles, o casal tenta fazer o relacionamento amoroso dar certo, enquanto perseguem seus sonhos.
A química que muitos sonham em ter, Ryan Gosling e Emma Stone. A beleza desse filme é muito além da estética, que, aliás, é linda; mas ela se centra em como irá contextualizar os sonhos individuais desses personagens e sua relação que caminha para outro lugar. Assim, Gosling incorpora Sebastian de maneira única, marcando por sua ”chatice”, pontualidade e habilidades musicais.
Blade Runner 2049 (2017)
No filme, a descoberta de um segredo enterrado há muito tempo leva o oficial K (Ryan Gosling) a encontrar o ex-Blade Runner Rick Deckard (Harrison Ford), que está desaparecido há trinta anos. Com o segredo sendo revelado, muitos conflitos vem à tona e K precisa tomar uma atitude.
Acima de tudo, esta é uma das obras-primas mais recentes do cinema, onde o protagonista marca quem assiste. Sua jornada nada especial e seu turbilhão de crises existenciais nos conecta a ele. Nesse sentido, a interpretação de Gosling é trabalhada através do olhar, onde ele entrega os mais profundos sentimentos do personagem, sem precisar falar.
O Primeiro Homem (2018)
Por fim, nesse filme, o astronauta Neil Armstrong (Ryan Gosling) embarca em uma jornada para se tornar o primeiro homem a pisar na Lua, em 1969. No entanto, para isso acontecer, deverão ter muitos custos e sacrifícios, já que essa é uma das mais perigosas missões na história das viagens espaciais.
Esse é um daqueles filmes de chacoalhar o estômago, conforme determinadas situações são mostradas. Com um bom aprofundamento em questões psicológicas, a experiência é bastante imersiva e isso vai além do momento no espaço. Gosling interpreta um Armstrong traumatizado e angustiado; você certamente ficará triste também.
—
Contudo, devemos ressaltar que esses excelentes dez filmes do Ryan Gosling não são os únicos em sua filmografia. Então, quais outros você considera imperdíveis e que ficaram de fora dessa lista? Deixe nos comentários.