A partir do terceiro filme da saga, quando a história do protagonista dá uma reviravolta, mais detalhes sobre os pais de Harry são revelados. A adaptação ficou bem a desejar, e infelizmente isso se torna muito frequente, porém, a adaptação cinematográfica conta com um mudança bem significativa: o ator que dá vida à Dumbledore nos dois primeiros filmes da saga, Richard Harris vem à falecer, fazendo com que Michael Gambon assuma o papel do personagem até o fim da saga.
O livro x filme
Logo no começo filme, a produção ignora a regra de que bruxos menores de idade não podem fazer magia fora da escola. E Harry que devia estar fazendo uma redação sobre bruxas queimadas no século XIV, treina feitiços. A seguir, Rony liga para Harry durante as férias, porém o colega bruxo não sabe usar bem o telefone e deixa Harry com vários problemas.
No aniversário de Harry, Hermione dá ao jovem bruxo um conjunto para manutenção de vassouras — muito útil, já que Harry o utiliza diversas vezes ao longo da saga. Hagrid dá a ele o livro Monstruoso dos Monstros — imagine o garoto abrindo o presente no meio da noite em sua casa. Aquela cena de Harry apanhando o livro acontece aqui e não no Caldeirão Furado como mostra o filme.
De manhã, durante o café, Harry escuta os Dursley ouvindo sobre um fugitivo na TV, Sirius Black. Mesmo que os bruxos não se manifestem na presença de trouxas, quando o a situação fica grave, os bruxos pedem auxílio aos trouxas — isto é citado com mais detalhes em O Enigma do Príncipe. No entanto, neste caso, por se tratar de um fugitivo de extremo perigo, a notícia de sua fuga também é noticiada no mundo trouxa, mas sem muita riqueza de detalhes.
Valter, antes de ir buscar Guida, chega a ter uma conversa com Harry. No filme fica meio entre dentes, enquanto Guida entrava em casa. A conversa é importante pois é assim que Harry consegue negociar a sua assinatura no formulário de Hogsmeade.
A chegada do NoitiBus é bem conveniente à Harry, e para chamá-lo o bruxo estica a mão da varinha o NoitiBus repentinamente aparece. Dentro dele, Harry vê pelo Profeta Diário a manchete sobre o foragido. No livro o condutor Lalau dá a Harry a página sobre o assunto. Na matéria vários bruxos questionam o Ministro da Magia por alertar o Ministro trouxa sobre o prisioneiro. Uma informação importante é revelada aqui, Sirius Black foi acusado e pego na cena do crime, onde morreram um bruxo e doze trouxas, assim ele foi acusado de ser um Comensal da Morte, um dos partidários de Voldemort.
Harry pede para ir ao Beco Diagonal e o NoiteBus o deixa no Caldeirão Furado, onde o Ministro Fudge está esperando, diferente do que é mostrado no filme. Edwiges vai para a casa de Rony, enquanto Guida ficava nos Dursley. Quando está no Caldeirão Furado a coruja chega 5 minutos.
Durante sua estadia no Caldeirão Furado, onde ficou por duas semanas, Harry pôde explorar toda a extensão do Beco Diagonal, inclusive viu a propaganda da Firebolt (a vassoura é citada desde o início).
Às vésperas de ir para Hogwarts, Harry e seus amigos vão para a loja de Animais Mágicos. Rony está preocupado com Perebas (seu rato) que não anda bem, Hermione pensa em comprar uma coruja, porém acaba se apaixonando pelo gato de nome Bichento.
Há uma cena bastante interessante no filme, onde Sr. Wesley fala com Harry, sobre Sirus Black, e avisa sobre o perigo que está correndo com o bruxo atrás dele, porém no livro, Sr. Wesley não fala com o garoto, Harry acaba ouvindo a conversa dele com sua esposa, sobre o assunto onde, de fato, Sr. Wesley pensa que seria melhor Harry saber, mas a Sra. Wesley acha melhor deixar as coisas como estão. Neste caso, quando Sr. Wesley vai contar ao garoto, Harry confessa ter ouvido a conversa.
Mais tarde, quando estão no trem, que para repentinamente, Neville e Gina acabam na cabine em que estão Harry, Rony, Hermione e o Prof. Lupin.
Durante a aula de Tratos de Criaturas Mágicas havia mais de um hipogrifo, assim Hagrid pede um voluntário e Harry se prontifica. Já na aula de adivinhação, a leitura feita por Rony é, na verdade, a leitura que Harry faz da xícara no livro. De fato Rony vê um animal nas borras, porém não o identifica. Infelizmente o filme pula a aula de Transfiguração e, apesar de não falar muito, é a primeira vez em que é citado os Animagos. No filme a palavra é introduzida na Aula de Defesa Contra a Artes das Trevas dada por Snape. Essa informação é bem importante na saga, mas o filme não dá a devida importância à informação.
Na primeira visita a Hogsmeade, Harry fica no castelo, e Prof. Lupin ao vê-lo, convida-o para tomar chá em sua sala. Harry se surpreende ao ver Snape levar uma poção para o Lupin e desconfia que Snape estava tentando envenenar Lupin. Na festa de dia das bruxas o quadro da Mulher Gorda é atacado por Sirus Black, quem conta esse fato é o Poltergeist Pirraça que, não custa lembrar, foi excluído da versão cinematográfica. Outra coisa deixada de fora foi o substituto da Mulher Gorda, o Sir Cardigan, um soldado baixinho que tinha várias senhas difíceis e constantemente desafiava os alunos para um duelo.
O primeiro jogo de quadribol da temporada é Grifinória vs Lufa-Lufa, em que Cedrico Diggory é citado como capitão e apanhador do time. Sob forte tempestade, Harry não consegue ver nada até que Hermione faz o feitiço Impervios nos óculos dele, para impedir quer fiquem embaçados. Depois, Harry vê, por conta de um relâmpago, um cão negro nas arquibancadas e não nas nuvens como na obra original. Durante o ataque dos Dementadores Harry se lembra dos últimos momentos de sua mãe. Essas lembranças chegam a aparecer em outros momentos mas, infelizmente, a produção do filme não considerou como importante, apesar dessas lembranças serem bem reveladoras.
Na aula dada por Snape sobre lobisomens, depois de ofender Hermione, Rony a defende respondendo ao professor, o que lhe resulta numa detenção. No jogo, temos a impressão de um ataque isolado à Harry, quando na verdade eles estavam muito próximos do estádio.
No final da aula de Lupin, o prof. conversa com Harry e conta para o jovem que o Salgueiro foi plantado quando ele foi estudar em Hogwarts. Quando Harry finalmente consegue ir à Hogsmeade, ele e seus amigos (sim os três, pois Harry não foi usando a capa de invisibilidade) vão ao Três Vassouras e são surpreendidos por Hagrid, Minerva, Flitwick e o Ministro, que conversam com a dona do lugar, Rosmerta.
O assunto é Sirius Black, porém o filme faz questão apenas de mencionar a forte amizade de Tiago Potter e Sirius além do fato dele ser padrinho de Harry. No livro é revelado outro detalhe sobre a morte dos pais de Harry, portanto atenção.
Dumbledore foi informado, por um de seus espiões, que Voldemort estava atrás dos Potter com a intensão de matá-los. O diretor recomendou que usassem um feitiço Fidelius para fugir dele. Extremamente difícil, pois implica em esconder um segredo por meio da magia em uma única pessoa. A informação fica protegida, enquanto o escolhido guarda o segredo. Assim, os Potters só seriam encontrados se o escolhido revelasse à alguém.
Obviamente, todos tem certeza de que Black foi o escolhido para guardar o segredo, porém Dumbledore suspeitava que alguém próximo do casal fosse um traidor. Hadrid cita, mais uma vez, que Sirius foi à casa dos Potters tirar Harry dos escombros (fato citado no destrinchando sobre a Pedra Filosofal) e pediu para ficar com o garoto, afinal era o padrinho dele. Seguindo fielmente as ordens de Dumbledore, Hagrid levou o bebê para morar com os tios, Sirius deu sua moto para Hagrid, que no momento vê a atitude com suspeita.
Após Rosmerta questionar quem localizou Sirius, o ministro informa que foi outro amigo de Tiago, Pedro Pettigrew. Como citado no início do texto, sobre o motivo da prisão de Sirius, o bruxo que acreditavam ter morrido era Pettigrew. A verdade posteriormente é revelada. Rony menciona só terem encontrado o dedo de Pettigrew, que foi entregue a mãe dele.
Harry ganha a Firebolt no natal (não no fim do filme) porém, como não tinha o nome de quem o presenteou, Hermione desconfia que possa estar enfeitiçada e é confiscada pela Profa. Minerva para verificação.
Durante o treinamento do Feitiço do Patrono, entre tentativas frustradas, Harry relembra algumas memórias. Na primeira vez, Harry escuta sua mãe novamente implorando para que Voldemort não matasse Harry. Na segunda, escuta seu pai pedindo que sua mãe corra enquanto tenta atrasar o lorde das trevas. Harry comenta essa memória com o prof., que acaba confessando ter sido amigo de seu pai. Depois de várias semanas tentando, Harry não fica satisfeito, mesmo com o professor lhe dizendo que estava fazendo progresso. Depois que Minerva lhe devolve a Firebolt, Rony acusa Bichento de comer Perebas.
No jogo de quadribol contra Corvinal, Harry vê Cho pela primeira vez e fica totalmente caído por ela. Depois do jogo, todos da Grifinória vão comemorar a vitória, indo dormir quando Minerva aparece e manda todos para a cama. Logo Rony acorda aos gritos com Sirius Black no dormitório com uma faca.
O filme mostra na primeira visita ao povoado, Harry com a capa implicando com Malfoy, porém isso ocorre apenas na terceira visita, a primeira ocorre da forma descrita antes neste texto, mas nessa Rony e Hermione estavam brigados, portanto Harry e Rony estavam sozinhos, e infelizmente num momento a cabeça de Harry fica visível e Malfoy o vê, e imediatamente conta para Snape. Harry volta para a escola, e o professor chama-o para uma conversa, e o claro desagrado de Snape com o pai de Harry leva a situação para fora de controle.
No artigo sobre a Pedra Filosofal, citamos o fato do diretor contar à Harry que seu pai salvou a vida de Snape, fato que o garoto traz a tona, porém como o próprio professor explica, tudo não passou de uma brincadeira de mau gosto, que poderia ter terminado com a morte de Snape. Depois ao pegar o pergaminho, Snape chama Lupin para ver, depois de várias mentiras eles saem da sala, Harry fica perguntando por que Snape suspeita que o garoto tenha pegado o pergaminho dos fabricantes, Lupin dá a entender que ele conhece aquelas pessoas assim como Snape.
Rony e Hermione fazem as pazes depois de saber o resultado do julgamento do Bicuço, porém após o final da aula de Tratos de Criaturas Magicas, Malfoy acaba insultando o Hagrid e Hermione parte para o ataque e desfere um tapa no moleque.
Mais tarde, depois do cão arrastar Rony para dentro da árvore, Harry e Hermione tentam sem sucesso passar pelo Salgueiro Lutador, porém Bichento consegue pressionar um nó na raiz da árvore, e a faz ficar paralisada. Quando enfim todos estão dentro da Casa dos Gritos, Lupin chega e logo mostra seu afeto a Sirius, Harry e seus amigos ficam chocados, porém ao questionar por que foi lá, ele diz que tinha visto pelo mapa. Os mais atentos no filme perceberiam que o professor tem conhecimento do mapa, no livro Lupin diz que conheceu quem o fez, porém o momento da verdade chega, e é hora dos jovens saber quem são os Marotos.
Lupin é Aluado, Sirius o Almofadinhas, Tiago era Pontas e Rabicho é Pedro Pettigrew. Porém Lupin percebe que as crianças estão acompanhadas de mais alguém quando estão voltando para o castelo. Tanto o filme como o livro, lembram constantemente de que Pettigrew estava morto, porém o filme coloca Harry vendo-o no mapa, porém foi Lupin que o viu junto aos garotos. Aqui enfim é revelado que Perebas é na verdade um Animago, e se trata do bruxo tido como morto, Pedro Pettigrew.
A questão é, os Animagos devem ser registrados no Ministério da Magia, como Hermione bem sabe, porém nem todos são reconhecidos pelo Ministério, como veremos em outros momentos também, mas primeiro vamos nos adentrar um pouco na história dos amigos do pai de Harry.
Lupin foi mordido por um lobisomem ainda criança, na época não havia cura, porém existe uma poção descoberta recentemente que Snape prepara para Lupin e deixa sua mente lúcida, assim ele se transforma só por fora e pode ficar em sua sala. Porém como ele faria para frequentar uma escola, já que não tinha a poção naquela época, seria inviável para Lupin, mas Dumbledore se tornou diretor nesse período e tomou precauções para o jovem frequentar Hogwarts, fizeram a Casa dos Gritos e a passagem, e colocaram o Salgueiro na entrada para ninguém chegar perto, assim sempre que tinha lua cheia Lupin ia para aquela casa se transformar. Ao fazer amizade com Sirius, Pedro e Tiago, seu receio era que se descobrissem seu segredo logo se afastariam dele, mas ao invés disso conseguiram depois de uns anos se tornarem Animagos.
Mais tarde descobrimos como Snape teve sua vida ameaçada, assim como Malfoy tenta meter Harry em encrencas, assim como Snape era com Tiago e seus amigos. Após ver Lupin ir para o Salgueiro, Sirius conta para Snape o segredo para paralisar a árvore e ir atrás de Lupin, e ele realmente faz isso, mas quando Tiago descobre vai atrás de Snape, ele consegue tirá-lo de lá a tempo, mas não antes de Snape ver Lupin se transformar.
Depois de Snape entrar na sala e ser nocauteado, pelos próprios alunos (sim Harry, Rony e Hermione nocautearam um professor) a história se volta para como Sirius descobriu onde estava Perebas, ele mostra o jornal com a foto da família Weasley no Egito, onde no ombro de Rony está o rato, com um dedo faltando, e voltamos mais uma vez ao cenário em que Black foi capturado, quando confrontou Pedro, ele cortou o dedo, gritou para a rua toda que Black tinha traído os amigos e explodiu a rua para conseguir se transformar e fugir. Black também confessa que, no último momento, convenceu os Potter a usar Pedro, depois de um tempo Black foi vê-lo no esconderijo para saber se Pedro estava bem, quando não o encontrou foi atrás dos Potter, ao descobrir que estavam mortos percebeu o que tinha acontecido.
No trem de volta para Londres, Harry recebe uma carta de Sirius, nela ele confessa que comprou a Firebolt e lhe envia uma autorização para ir a Hogsmeade, e a pequena coruja que faz a entrega fica de presente para Rony, por conta de toda a confusão envolvendo o rato dele. E claro, Harry não perde a deixa de falar para seu Tio Valter que o condenado que estão procurando é na verdade seu padrinho.
Assim como em muitos filmes, é comum os fãs terem teorias sobre a história, Harry Potter não é exceção, e neste livro tem uma cena (que não foi para o cinema) que marca uma teoria bem popular entre os fãs. A escritora não confirma sua veracidade apesar de confessar ser uma das suas teorias favoritas.
Essa teoria gira em tono no almoço de natal, onde o diretor acha melhor todos se sentar em uma única mesa, afinal são poucos contando os professores e os alunos, totalizando 12 pessoas, porém a professora de Adivinhação não estava presente (no livro ela enfatiza que não costuma se socializar com os outros colegas), no momento em que ela chega o diretor se levanta para cumprimentá-la e imediatamente puxa uma cadeira através de magia, mas ela fica receosa, pois quando 13 pessoas comem junto a primeira a se levantar morrerá, como ninguém acredita nisso ela senta a contragosto. Porém o detalhe que sustenta é que Rony teria o rato Perebas no bolso, e como é revelado no filme, ele é um Animago, assim quando Sibila chega, eles já estão em 13 pessoas e o presságio da morte cairia em Dumbledore, pois o diretor de fato morre mais à frente na franquia.
Também não podemos esquecer de comentar que a produção do filme dá muitas pistas sobre alguns acontecimentos, em vários momentos a lua cheia fica em destaque e o Salgueiro Lutador é mostrado sempre na passagem de tempo, porém é bem visível que o local é modificado de um filme para outro, em A Câmara Secreta a árvore está mais perto do Castelo.
—
Se gostou deste destrinchando, não se esqueça de ler também os artigos sobre Harry Potter e a Pedra Filosofal e Harry Potter e a Câmara Secreta.