Em Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio, o casal Ed e Lorraine Warren investigam um assassino que alega ter sido possuído por um demônio.
Invocação do mal 3: A Ordem do Demônio, já disponível na plataforma no HBO Max. O longa é baseado em um dos mais famosos e polêmicos casos dos Warren, o filme parece não ter agradado, principalmente os fãs mais exigentes.
A influência da franquia Invocação do Mal
É inegável que Invocação do mal é a maior franquia de filmes de terror dá última década, dando origem ao invocaverso, com seus vários spin-off, como Annabelle e A Freira. No entanto, o terceiro filme da série mudou o rumo da franquia, seguindo outros filmes do invocaverso, que não são dirigidos por James Wan. Apesar de tirar o filme daquele espectro de casa mal-assombrada, para renovar fôlego da saga, o que vemos na tela é mais uma obra cheia que apela para sustos mecânicos e clichês. A tentativa de renovar a franquia é louvável, mas a obra parece simplesmente não pertencer ao mesmo universo dos filmes anteriores.
A execução de Invocação do Mal 3
O roteiro é definitivamente o ponto fraco do filme. A história criada é cheia de pontas soltas e conveniências narrativas, como os poderes sobrenaturais mostrados pela protagonista, que mais servem como facilitações narrativas, para que a trama fosse possível. Entre as escolhas ruins dos realizadores está a vilã, que apesar dos poderes, não tem um propósito muito convincente, e falha no quesito ameaça.
Enquanto a história verdadeira tem foco no julgamento de Arne Johnson, o roteiro entrega uma história totalmente fictícia. Sendo assim, optam por uma aventura paranormal, com personagens e situações sem nenhuma ligação com os fatos.
Dessa vez quem assina a direção do longa é Michael Chaves, sendo um grande fã de Wan. O diretor mostra que estudou bem a direção do ídolo e consegue até criar boas cenas, que isoladas, se mostram efetivas. Porém, a montagem, algumas escolhas do diretor, aliadas o fraco roteiro, fazem Invocação do mal 3 destoar dos demais filmes da franquia. Chaves também aproveita a obra para se mostrar um grande fã de terror, com algumas cenas que são claras referências a filmes clássicos do gênero como O Exorcista, Psicose e O Iluminado.
Vale a pena?
Os atores entregam atuações razoáveis, com exceção dos protagonistas. Vera Farmiga e Patrick Wilson (Lorraine e Ed Warren), voltam a entregar boas atuações, porém sem nenhum brilho extra.
Contudo Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio, ainda é um dos melhores filmes de terror que devem chegar ao cinema esse ano.
Leia mais sobre: Halloween