Legue of Legends: Wild Rift foi lançado há três dia e já é um grande sucesso, apesar de ainda estar em fase beta. Em entrevista coletiva com os desenvolvedores do game, foi dito que um dos maiores objetivos da Riot é fazer de Wild Rift o melhor eSport do mercado mobile.
Tendo em vista que o mercado competitivo de League of Legends já está consolidado, os holofotes se viram para Wild Rift. Ben Forbes, Líder de Comunicação de League of Legends: Wild Rift, citou que antes de pensar no cenário competitivo, a Riot quer trabalhar mais a respeito do balanceamento do game. Segundo ele, “na Riot, eles se consideram mais ‘informados’ do que ‘dirigidos’ pelas informações que recebem“.
Fizemos diversos balanceamentos baseados nas estatísticas e achamos que, portanto, ficaria balanceado. O que vimos, porém, foi que muitos jogadores ficaram frustrados por jogar em volta dessas mudanças, ou que impactavam apenas os jogadores mais competitivos nos níveis mais altos de ranque e afins. Quando tomamos decisões sobre balanceamento, buscamos um equilíbrio entre as informações cruas de como os players jogam, mas também algumas coisas que são absorvidas de um dev conversando com um jogador em um subtópico de Reddit ou Twitter, por exemplo.
Líder de Comunicação de League of Legends: Wild Rift, Ben Forbes.
Dito isto, o foco virou-se para o assunto eSport, onde o Líder de Comunicação afirmou que “o objetivo é fazer do Wild Rift o melhor eSport mobile“.
Para isso, queremos saber das necessidades tanto da base de jogadores enorme que já temos em todos os nossos jogos quanto da infraestrutura que já possuímos e tomamos decisões baseadas nisso.
Líder de Comunicação de League of Legends: Wild Rift, Ben Forbes.
Forbes ressaltou que os fãs podem esperar novidades sobre o competitivo apenas no segundo semestre de 2021, pois o foco no momento é fazer o jogo chegar ao maior número possível de jogadores primeiro.
O que funciona para LoL de PC pode não funcionar para Wild Rift. LoL possui um ecossistema muito forte, mas isso foi construído com mais de 10 anos de trabalho e quando falamos de eSports, queremos tomar decisões que sejam naturais para a comunidade, não estamos tentando reinventar tudo que as pessoas conhecem como profissional nem nada do tipo, mas vamos usar a experiência que temos com LoL, Valorant e outros jogos para fazer tudo da melhor maneira possível.
Vale ressaltar que já existem cenários competitivos recém-criados em regiões como Europa e Sudeste Asiático — que receberam o game em fase beta aberta antes do restante do mundo — e o título já faz até parte de line-ups oficiais de torneios como a ESL Mobile Open. Além disso, como disse o próprio Rioter: “Não é segredo que estamos fazendo o jogo já pensando em eSports“.