Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa retornou aos cinemas neste feriado (7). Agora, chamado de The More Fun Stuff Version (A Versão Com Coisas Mais Divertidas), o relançamento conta com 11 minutos adicionais.
Mas, será que essas novas cenas acrescentam algo à história a ponto de você precisar gastar seu dinheiro novamente? O que exatamente possui nesse conteúdo adicional? Confira abaixo:
Uma breve e divertida introdução
Logo no início, existe uma introdução gravada por bate-papo em vídeo, de Tom Holland, Tobey Maguire e Andrew Garfield. Ela consiste apenas em demonstrar a empolgação dos atores, pelo fato de o público estar indo ver o filme novamente, terminando com Holland e Maguire dizendo a Garfield: “Eu também te amo”; em referência a um dos momentos mais engraçados do filme. Então, ele brinca dizendo que está esperando isso há muito tempo, e agradece de volta. Assim, o filme começa.
Mais interrogatório
A questão da identidade revelada de Peter, logo nos primeiros minutos, também se estende. Após ele e seus amigos serem levados à delegacia, agora existem perguntas mais específicas, relembrando os acontecimentos dos filmes. Peter é indagado até sobre o macaco noturno.
O amigão da vizinhança
Entre a prisão e o retorno à escola de Peter, existe uma cena onde ele detém um ladrão de bolsas com a sua teia. Nesse momento, os adultos presentes no local começam a gritar com ele: “Você não pode mais fazer coisas assim, você é apenas uma criança”, diz uma mulher. Então, outra mulher diz que ele tem 14 anos e ele tenta corrigi-la, assim, mais e mais adultos continuam a discutir enquanto o criminoso balança para frente e para trás acima deles.
E o melhor: o ladrão é interpretado pelo irmão de Tom Holland, Harry Holland.
Peter Parker celebridade
A sequência em que Peter chega na escola e vira uma espécie de celebridade, continua basicamente a mesma coisa. Um detalhe adicional se deve a um aluno que diz: “Ele costumava ser meu parceiro de laboratório, não é estranho?”. E isso leva a uma cena no ginásio, onde um grupo de alunos, e também o treinador Wilson, pressionam Peter a fazer suas ”coisas de Homem-Aranha”. De maneira abatida, ele pula na parede e escala.
Peter sai da aula de educação física e corre pelo corredor. Lá, vemos Flash Thompson fazendo uma sessão de autógrafos do seu livro “Flashpoint”. Há uma fila enorme esperando por Peter, mas ele acaba ignorando a situação.
Jornal da escola
A cena mais longa da versão estendida é um segmento de vários minutos no estilo de um programa de notícias, apresentado por Betty Brant no jornal da escola. Sentada em uma sala rosa, ela entrevista o treinador Wilson, o Sr. Harrington e o Sr. Dell, bem como Flash, Ned e, eventualmente, Peter.
Quando Betty vai entrevistar Peter, ela logo diz que o público verá mais da entrevista, anunciando alguns comerciais para mais programação, incluindo um concurso de design da Estátua da Liberdade (em que uma pessoa vestiu a estátua como Mysterio) e outra sobre a segurança do refeitório.
Este momento, repleto de piadas e um constrangimento pela parte de Peter, precede a cena do telhado que está no corte final.
Descontração no Sanctum Sanctorum
Logo após Peter recrutar MJ e Ned para ajudá-lo a capturar os vilões do multiverso, há uma montagem inteira deles preparando o local que irão trabalhar, no andar de baixo do Sanctum Sanctorum. Com a inserção da música Monster Mash, vemo-los, principalmente o Ned, tentando mover e reorganizar as coisas em meio à bagunça.
J.J. Jameson
As novas adições para J.J. Jameson na história incluem uma ou duas linhas rápidas. Mas o mais significativo é depois que o Homem-Aranha captura o Electro e o Homem-Areia. Jameson faz uma entrevista por telefone com um funcionário da empresa elétrica, do qual ele considera uma fonte confiável, que conta o que aconteceu nas linhas de energia. Depois de o funcionário explicar que o Homem-Aranha e um ”homem de terra” lutaram contra um ”monstro de energia”, Jameson pensa que ele é louco.
Matt Murdock
Matt Murdock possui um pouco mais de presença que no corte final, agora vemos que Happy Hogan o manteve como seu advogado. Eles basicamente estão em um depoimento com o Controle de Danos, mas, em vez de prestar atenção, Happy continua olhando para o telefone. Ele está assistindo às câmeras de segurança em seu apartamento e repara nas pessoas estranhas entrando.
Essa cena é logo depois de um momento divertido, onde vemos o Peter, Tia May e todos os vilões no elevador.
Peter 1, Peter 2 e Peter 3
A maioria dos diálogos entre Peter 1, Peter 2 e Peter 3 é a mesma. O momento mais ”significativo” de extensão disso é a conversa deles na Estátua da Liberdade. Existe cerca de um minuto de diálogo adicional, onde os dois discutem o quão sortudos eles acham que os vilões são por terem uma segunda chance em suas vidas. Peter 3 menciona que está adorando tudo isso e diz que eles deveriam fazer de novo, mas da próxima vez, sem todo o risco de morte; ele até a diz ao Peter 2 que vai pegar seu número depois.
Dessa forma, a conversa começa a entrar nas teias orgânicas do Peter 2. Peter 3 fica questionando como exatamente ele faz isso. Há também um momento onde Peter 2 diz que ser o Homem-Aranha, faz com que seja difícil distinguir o fantástico e o mundano. Peter 3 concorda e diz que você poderia estar fazendo a coisa mais estranha e então, percebe que é apenas segunda-feira.
A nova cena pós-créditos
O pós-créditos funciona como uma ”adição da adição”. Novamente, temos Betty Brant no jornal da escola, relembrando a formatura do ensino médio. Enquanto ela fala, vemos imagens de De Volta Ao Lar e Longe de Casa, com menção a Washington e à Europa. Porém, tanto o Peter Parker quanto o Homem-Aranha não são mencionados. Em uma foto da versão pós-feitiço do Doutor Estranho, o Peter está nela, ao lado de seus amigos, durante a viagem na Itália, mas há um pássaro que voa sobre seu rosto e não o vemos.
Ou seja, os resquícios de sua identidade foram apagados, é como se ele simplesmente fosse um qualquer. Betty diz “Aprendemos coisas novas. Viajamos pelo mundo. Nós nos apaixonamos. Quase morremos… várias vezes. Fizemos amizades que vão durar para sempre. Além disso, alguns de nós desapareceram por cinco anos e depois reapareceram, mas quanto menos falarmos sobre isso, melhor. O importante é que conseguimos. E enquanto olhamos para um futuro empolgante e incerto, lembre-se. As memórias que criamos aqui no Midtown High são as que guardaremos para sempre”.
Nesse sentido, a parte mais melancólica deles estarem preservando as memórias de um ensino médio tão marcante, é que eles jamais se lembrarão de Peter.
Vale a pena ir ao cinema?
Os minutos adicionais são postos de maneira bem pontual durante os três atos. Porém, Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa foi sim um grande evento de celebração a esse personagem tão amado; não só pelas temáticas, que englobaram sempre o personagem, mas por utilizar o fã-service em prol da história.
Ver os três Homens-Aranha juntos despertou a sensação mais pura, catártica e nostálgica para quem cresceu acompanhando esses filmes. Esse foi o filme que trouxe as pessoas de volta às salas de cinema, nessa experiência coletiva emocionante.
É uma oportunidade de reviver as mesmas sensações que você teve quando assistiu pela primeira vez. Então, se você tiver tempo e um dinheiro sobrando, vá assistir à versão estendida de Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa e, como o próprio nome da versão sugestiona: se divirta!