As diferentes versões do Conde Drácula no cinema demonstram o quão importante é este personagem no imaginário popular.
São inúmeros filmes e atores conceituados que deram a vida ao Senhor das Sombras em live-action. Recentemente, o vampirão ganhou um novo longa nos cinemas, Renfield: Dando o Sangue pelo Chefe.
Por conta disso, nós do Código Nerd, trouxemos essa lista que relembra 5 versões diferentes do Conde Drácula no cinema!
Drácula (1931)
Baseado no romance de Bram Stoker, Drácula conta a história do advogado Jonathan Harker (David Manners), que viaja para a Transilvânia para conhecer o enigmático Conde Drácula (Béla Lugosi). No entanto, ele descobre que Drácula é um vampiro sedento por sangue humano.
Enquanto Drácula planeja espalhar sua maldição na Inglaterra, Harker luta para escapar e alertar os outros sobre o perigo iminente.
O filme foi lançado em 1931 e está disponível no Prime Video.
Drácula de Bram Stoker (1992)
Dirigido por Francis Ford Coppola e com Gary Oldman no papel principal, Drácula de Bram Stoker é uma das melhores adaptações do vampiro para o cinema.
O longa segue a jornada de Vlad Drácula (Gary Oldman), que renega Deus após a morte de sua amada e se torna um vampiro imortal. Séculos depois, ele encontra Mina (Winona Ryder), uma jovem que se assemelha a sua falecida esposa, e viaja para Londres para seduzi-la.
No entanto, um grupo de caçadores de vampiros luta para destruir Drácula e salvar Mina do destino sombrio.
O filme aborda diversos temas, como, por exemplo; amor, desejo e redenção. Além disso, apresenta uma atmosfera soturna e interpretações marcantes, cativando o público com sua intensidade emocional.
O filme está disponível no HBO Max.
Nosferatu (1922)
O clássico filme de expressionismo alemão, pode ser considerada a primeira versão do Conde Drácula nas telonas. No entanto, o filme leva o título Nosferatu por conta de direitos autorais da época.
Embora o nome Drácula não seja citado, o filme é uma das melhores adaptações do livro de Bram Stoker. O longa conta a história de Thomas Hutter (Gustav von Wangenheim), um corretor de imóveis enviado para negociar a venda de uma propriedade com o misterioso Conde Orlok (Max Schreck).
No entanto, Hutter descobre que Orlok é um vampiro. À medida que Orlok se muda para a cidade e espalha o terror, Hutter luta para proteger sua esposa Ellen (Greta Schröder) e derrotar o maligno Nosferatu antes que seja tarde demais.
Drácula: A História Nunca Contada (2014)
Em uma versão bastante diferente do vampiro, Drácula a História Nunca Contada reinventa a história do vilão.
A trama acompanha Vlad Tepes (Luke Evans), um príncipe guerreiro que faz um pacto sombrio para proteger sua família e seu reino da invasão otomana. Por conta disso, ele adquirir poderes sobrenaturais, Vlad é transformado em um ser que anseia por sangue humano, um vampiro.
No entanto, ele luta para controlar sua sede e manter sua humanidade enquanto enfrenta forças malignas e inimigos poderosos.
O longa está disponível na Netflix.
Renfield: Dando o Sangue pelo Chefe (2023)
O mais novo longa do vampirão, Renfield, apresenta uma das versões mais violentas e caricatas do Conde Drácula.
No filme, Renfield (Nicholas Hoult), compreende que vive em um relacionamento abusivo com seu patrão: o Conde Drácula! Agora, ele tenta mudar de vida e se livrar do chefe… No entanto, Drácula não gosta da ideia e torna a vida do protagonista em um verdadeiro filme de terror.
Apesar de ser um filme com o Conde Drácula, este é um longa de comédia e ação com uma dose boa da atmosfera de terror envolvendo o vilão.
Temos uma crítica aqui no Código Nerd, você pode conferir clicando aqui.
Outras versões do Conde Drácula no Cinema
Há outras versões que merecem ser mencionadas, mesmo que brevemente. Filmes, como, por exemplo; Drácula Morto, mas Feliz” (1995), Drácula, o Príncipe das Trevas” (1966) e O Vampiro da Noite (1958), também apresentam excelentes versões do vampiro.
Além disso, o personagem deu as caras no mundo da animação, como Hotel Transilvânia e ainda há novas versões no radar para o futuro.
—
E aí, qual dessas versões do Conde Drácula é do cinema é a sua favorita? Conta aí nos comentários!