O longa Histórias Assustadoras para Contar no Escuro, dirigido por André Øvredal e baseado no livro homônimo de Alvin Schwartz, conta com Guillermo Del Toro como produtor executivo co-roteirista.
Apesar ter realizado poucos filmes, André Øvredal se mostra competente e garante que o filme seja uma boa experiência para os fãs de filmes de terror, apesar da trama leve e simples.
A enredo de Histórias Assustadoras para Contar no Escuro
Na trama, um grupo de amigos entra numa mansão abandonada e Stella, uma das integrantes do grupo, encontra um misterioso livro e decide levá-lo. Logo após deixarem a mansão, Stella percebe que histórias começam a aparecer nas páginas do livro, narrando estranhos acontecimentos e invocando monstros nunca antes vistos.
A produção
A presença de Guillermo Del Toro na produção parece ter sido essencial para as decisões mais cruciais do filme: a recriação dos monstros presentes no livro. No livro de Alvin Schwartz, cada monstro tinha apenas uma única ilustração de referência. Por isso, a equipe teve apenas este material para trabalhar na criação dos monstros. Por conta disso, fica visível o nível de dedicação da equipe, tendo em conta resultado alcançado. Todas as criaturas parecem ter saído diretamente das páginas do livro para a tela.
Além disso, a equipe ainda tomou a decisão de recriar os monstros usando, na maior parte do tempo, apenas efeitos práticos, limitando o uso de efeitos digitais. Assim, conseguiram dar uma atmosfera ainda mais imersiva ao filme. E isso funciona… perfeitamente! A imersão criada pela fotografia, os efeitos práticos, os talentos por trás da manipulação dos monstros, e a atuação do elenco, levam o filme a outro nível. Mas, claro, não podíamos esperar menos, vindo de alguém que imortalizou os efeitos práticos de filmes como Hellboy (2004) e Labirinto do Fauno (2006).
Vale a pena?
Ao assistir ao filme, ficamos com a sensação de já termos visto outros filmes com a mesma premissa. No entanto, o filme nos transporta completamente ao mundo criado por Alvin Schwartz. Dessa forma, nos prende pela tensão criada pela trama e nos deixa fascinados pela qualidade dos efeitos práticos que vemos em tela.
Histórias Assustadoras para Contar no Escuro é um divertido filme de terror, mas não consegue se destacar entre tantos outros filmes do gênero.
Leia mais sobre: Guillermo Del Toro