H. P. Lovecraft: Medo Clássico- Vol. 1 traz uma compilação de contos de horror dos mythos lovecraftianos. Publicado no Brasil pela Darkside Books, o primeiro volume traz os contos: Dagon, A Cidade Sem Nome, Herbert West: Reanimator, O Depoimento de Randolf Carter, O Cão de Caça, O Chamado de Cthulhu, Nas Montanhas da Loucura, A Sombra Vinda do Tempo, além de uma breve história sobre o Necronomicon, famoso livro fictício criado por Lovecraft para o seu universo de horror cósmico.
H. P. Lovecraft: Medo Clássico – Vol. 1 conta com duas versões: Cosmic Edition e Myskatonic Edition. Ambas possuem os mesmos conteúdos, número de páginas, fitilho marcador e pintura trilateral. Porém, as capas e páginas iniciais variam em cada uma das versões.
Além do padrão de acabamento já conhecido nos livros da Darkside, H. P. Lovecraft – Medo Clássico – Vol. 1 oferece alguns extras, como textos abordando a importância de Lovecraft na cultura pop e algumas cópias de manuscritos originais do autor.
O medo e as polêmicas
Não podemos continuar falando de Lovecraft sem citar seu forte posicionamento misógino e racista, que alguns biógrafos acreditam ter mudado muito ao longo de sua vida. Contudo, é inegável que esses pensamentos, por mais que tenham mudado, foram marcantes na vida do autor e influenciaram aspectos importantes em vários de seus contos.
Falar das obras de Lovecraft é também falar de características que tornam o autor singular em seu trabalho: o horror cósmico e sua capacidade de “descrever o indescritível”, criando uma atmosfera de horror que, ainda hoje, influencia diversas áreas como cinema, jogos, séries de TV e, até mesmo, música. Lovecraft tem um dom de detalhar cada trecho de seus contos de forma única, como nenhum outro autor havia conseguido, até então. Mas, apesar das inúmeras e extensas descrições, algo sempre fica “no ar” nas obras do autor, tornado seu trabalho difícil de ser adaptado para outras mídias até hoje.
Com forte influência de mestres do Horror, como Edgar Allan Poe, Lovecraft cria um universo que paira sobre todos os seus contos, transformando-os em partes diferentes de uma obra única, como se fossem pequenos fragmentos de um grande quebra-cabeças pensado pelo autor.
A escrita lovecraftiana
Apesar da genialidade na escrita de Lovecraft, sua necessidade de descrever tudo ao pormenor e dar detalhes supérfluos, para alguns leitores, torna a leitura de seus contos monótona, para muitos. Talvez, seja esse o principal motivo de muitos leitores conhecerem suas influências, mas não terem lido seus contos. Palavras como “éons” — a maior subdivisão de tempo na escala de tempo geológico, termo utilizado com frequência ao mencionar os Grandes Antigos—, por exemplo, são comumente presentes em seus contos, tornando a leitura repetitiva e nos deixando sair da atmosfera ali criada, em alguns momentos.
H. P. Lovecraft: Medo Clássico – Vol. 1 apresenta alguns dos mais famosos contos do autor, como O Chamado de Cthulhu, onde conhecemos a criatura mais imponente do universo cósmico, além de outros contos menos conhecidos pelo público geral, mas que se situam no mesmo universo.
Ler as obras de H. P. Lovecraft é essencial para qualquer fã de horror e cultura pop, e para qualquer leitor que deseja ser apresentado ao universo criado pelo autor.
Ambas as versões do primeiro volume Cosmic Edition e Myskatonic Edition podem ser adquiridas na Amazon.
Leia mais sobre: H. P. Lovecraft