Amityville, publicado originalmente em 1977, narra os episódios perturbadores vividos pela família Lutz, no número 112 da Ocean Avenue, em Amityville, nos EUA.
A casa, que passou pelas mãos de diversas famílias, foi lar dos Lutz por vinte e oito dias, entre o fim de 1975 e o início de 1976. A casa permaneceu, mesmo com o baixo valor de mercado oferecido pela imobiliária, vários meses disponível sem nenhum comprador interessado, provavelmente devido ao histórico da residência, palco de uma das maiores atrocidades da época: Ronald DeFeo Jr. dopou e assassinou friamente seus pais e quatro irmãos, em 1974, alegando ter ouvido vozes que o obrigaram a cometer tais atos.
Escrito por Jay Anson, após uma série de entrevistas com os envolvidos no caso, incluindo Ed e Lorraine Warren, Amityville é uma espécie de livro documental e narra fielmente os relatos obtidos por Anson sobre os estranhos acontecimentos que envolveram a família Lutz durante o breve período que moraram no local.
Com escrita bem fluída, capítulos divididos pelos dias onde os Lutz estiveram na residência, e “ganchos” muito bem colocados ao fim da cada capítulo, Amityville é um livro bizarro e cativante. A trama consegue deixar o leitor imerso na leitura do início ao fim, desejando saber mais detalhes do caso e o desfecho dos acontecimentos presenciados pela família.
A edição da Darkside Books ainda conta com plantas baixas da casa, que ajudam o leitor a se situar durante a leitura, além de um epílogo onde o autor detalha como obteve os relatos para o livro, e um posfácio. No fim do livro, há uma breve participação de Ed e Lorraine Warren, que estiveram na casa com outros especialistas depois da família abandonar a residência.
Amityville é uma ótima escolha para os fãs de histórias de terror baseadas em relatos reais, apesar de ser curta. Não é uma leitura surpreendente, mas narra o essencial para entendermos melhor um dos acontecimentos mais famosos da cultura pop, que inspira, ainda hoje, diversas produções do gênero.
Leia mais sobre: Darkside Books